Garmin é condenada nos EUA a pagar US$ 38,7 milhões à Navico

Por: Redação -
12/09/2017

A Navico — uma das maiores fabricantes de eletrônicos náuticos, dona das marcas Lowrance, Simrad e B&G, entre outras — anunciou que um júri federal no estado americano do Texas condenou, de forma unânime, a marca concorrente Garmin por infringir duas patentes da tecnologia DownScan Imaging, usada em equipamentos que permitem visualizar o ambiente subaquático. A Justiça dos EUA determinou, ainda, que a Garmin pague à Navico US$ 38.755.000, a fim de reparar os danos causados.

Composto de oito elementos, o júri afirmou que a Navico sabia que estava infringindo essas patentes, levando a cabo, deliberadamente, uma conduta “flagrante, imprudente, despreocupada, maliciosamente feita de má-fé”.

Equipamento da Lowrance, marca pertencente à Navico, que usa a tecnologia DownScan Imaging, patenteada pelo grupo

Como parte do processo civil, a Navico acusou também a Garmin de falsa publicidade relacionada à tecnologia de escaneamento ClearVü, similar à DownVü, da Navico, mas cujo scan não funcionaria com um transducer genuinamente voltado para o fundo do mar, gerando resultados nem sempre confiáveis no display dos donos de barcos.

Nos EUA, a Garmin comercializa produtos com a tecnologia ClearVü apenas com transducers laterais, que fazem a leitura durante o processo de varredura subaquática e, depois, sintetizam o resultado — o que pode acarretar na perda de alguns elementos sob o barco, por falta do transducer específico.

No entender da Navico, a ausência desse recurso confundiu o mercado de eletrônicos náuticos, levando a um mau entendimento de como a tecnologia DownVü funciona. No entanto, a Garmin apelou à corte federal americana e uma decisão oficial ainda não foi anunciada a respeito desse assunto, embora um engenheiro da Garmin tenha admitido, em juízo, a diferença estrutural entre as tecnologias das duas marcas.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Gosma azul encontrada no fundo do Pacífico pode ajudar a entender os primórdios do planeta

    Descoberta próxima à Fossa das Marianas, a 3 mil metros de profundidade, substância sobrevive em ambiente extremamente hostil e sem luz

    Empresário maranhense monta "garagem museu" com três lanchas da mesma fabricante

    Apesar da breve trajetória na náutica, Samarlon já navegou por ao menos seis embarcações e consolidou preferência por um estaleiro

    YouTuber lança câmera a 200 metros de profundidade e registra criatura não identificada

    Barny Dillarstone é famoso pelas explorações subaquáticas e surpreendeu até mesmo especialistas com seu achado. Assista!

    Quanto custa uma lancha no modelo multipropriedade?

    Novo serviço da Flip Boat Club oferece planos com bom custo-benefício e cota para até seis pessoas

    Dois em um: novo trimarã promete velocidade de regata oceânica e luxo de iate

    Projeto da Global Yacht Technology entrega comodidade de "gente grande" e tem casco principal inspirado na Fórmula 1