Governo de São Paulo lança edital inédito para mapear a cadeia náutica de lazer no Estado

Por: Redação -
13/12/2017

A cidade de São Sebastião no litoral norte do Estado de São Paulo recebeu no último sábado, 9 de dezembro, a primeira reunião do Fórum Náutico Paulista fora da capital paulista. O evento aconteceu paralelamente ao primeiro São Sebastião Boat Show e contou com a participação de empresários do setor náutico, donos de embarcações, lideranças da região e visitantes da feira.

Durante o encontro, o presidente do FNP e chefe de gabinete e relações institucionais da Secretaria de Energia e Mineração, Marco Antonio Castello Branco, anunciou a abertura do edital de chamamento público para a realização de estudo inédito que fará o mapeamento e plano de desenvolvimento da cadeia náutica de lazer no Estado de São Paulo.

“É a primeira vez que o fórum acontece de frente para o mar no nosso Estado que possui uma costa maravilhosa e mais de 45 mil quilômetros de água doce navegáveis. O mapeamento da cadeia náutica e plano de desenvolvimento vai mostrar todo o potencial de emprego e renda desse setor”, afirmou Castello Branco.

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, anunciou que a cidade voltou definitivamente para o cenário mundial de surf já que voltará a receber uma etapa do WSL e apresentou os principais projetos de infraestrutura para o desenvolvimento do turismo náutico local.

“Toda a parte técnica dos nossos projetos estão chegando ao fim e no primeiro bimestre de 2018 vamos apresentar o edital para a construção da nossa marina pública, ampliação do porto e home port para grandes cruzeiros, que juntamente com a finalização da nova rodovia dos Tamoios irá alavancar o turismo não só do litoral norte, mas também no Vale do Paraiba e serra da Mantiqueira”, disse o prefeito.

Para o presidente do Grupo Náutica, Ernani Paciornik, a cidade tem um grande potencial para o desenvolvimento do setor náutico. “Eu acredito nas pessoas e vejo aqui no futuro o maior polo náutico do Brasil, não tenho dúvida”, afirmou.

Antes do início do FNP o secretário-adjunto do Meio Ambiente do município, Auraci Manzano, fez uma apresentação sobre zoneamento costeiro, licenciamento ambiental e regularização para proprietários de marinas.

A reunião contou também com uma apresentação do capitão Herman Júnior sobre meteorologia e novas tecnologias para a navegação. A próxima edição do Fórum Náutico será dia 21 de fevereiro de 2018.

O edital está aberto no Centro de Suprimentos e Apoio à Gestão de Contratos, do Departamento de Administração e Finanças da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. O Pregão Eletrônico SDECTI 002/2017 – Processo 352/2016, tem como objetivo contratar Serviços de Elaboração do Mapeamento da Cadeia Náutica de Lazer do Estado de São Paulo, conforme especificações constantes do Termo de Referência que integra o Edital como Anexo I. A sessão pública será realizada no dia 14 de dezembro, às 09h30 no endereço eletrônico: www.bec.sp.gov.br através da Oferta de Compra n° 100103000012017OC00002.

Para mais informações sobre o edital ligue (11) 3718-6506 ou acesse a página do Fórum Náutico no Facebook.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Sucesso da Kapazi, cadeira flutuante estará no Boat Show de Foz

    De 28 de novembro a 1º de dezembro, acessório que atende de crianças a adultos atracará no salão ao lado de outros produtos recém-lançados da marca

    Natal e rock and roll! Evento nos EUA unirá música com desfile de barcos temáticos

    Pachtogue River Christmas Boat Parade levará embarcações natalinas e clássicos do rock a Long Island, em Nova York

    Para todos os gostos: 7 revestimentos da Kelson's estarão no Boat Show de Foz

    Agroquímica São Gabriel aposta na variedade para conquistar o público do salão, que acontece de 28 de novembro a 1º de dezembro

    Nova espécie de peixe sem olhos é descoberta em caverna subterrânea

    Encontrado na China, animal vive na escuridão, não possui padrão de cor e mede até 2,5 centímetros

    Toulon Náutica soma motores de popa Tohatsu ao seu repertório

    Equipamentos da tradicional marca japonesa prometem manutenção simples, com taxa abaixo de 3%