Ilha do Arvoredo recebe nova etapa de Limpeza dos Mares

Por: Redação -
19/10/2016

Em sua terceira temporada, o projeto Limpeza dos Mares, capitaneado pela Associação Náutica Brasileira (Acatmar) chega à segunda etapa neste ano com ação para retirada de redes fantasma na Reserva Marinha da Ilha do Arvoredo (pequeno arquipélago oceânico, visível da costa norte da Ilha de Santa Catarina). O evento será neste sábado, 22, com saída do trapiche de Canasvieiras, às 7h30.  De acordo com Leandro ‘Mané’ Ferrari, presidente da entidade, o objetivo é a retirada de restos de redes deixadas no fundo do mar por pescadores e que continuam matando a vida marinha. “Esses descartes se trancam nas pedras e são muito prejudiciais à fauna local”, afirma.

Ricardo Castelli, do ICMBio, chefe da reserva, ressalta a importância da ação. “Estes resíduos oriundos da pesca são muito nocivos, pois tornam a pesca praticamente ininterrupta. Essas redes matam caranguejos, garoupas, lagostas e tartarugas, entre outros animais. Estamos apoiando e ajudando na supervisão do projeto”, explica. Para o diretor de Mergulho da Acatmar, Álvaro Almeida, a iniciativa é mais que recompensadora aos entusiastas da atividade. “Contamos com dezenas de voluntários, todos unidos num mesmo objetivo comum e com prazer em ajudar”, diz.

Com sete etapas já realizadas, o projeto contabiliza mais de 25 toneladas de resíduos coletados por mergulhadores em diversas praias e ilhas da nossa costa. A ideia surgiu devido ao ímpeto da entidade em desenvolver a atividade náutica em Santa Catarina, cujo polo do setor é hoje o maior do país. Ferrari entende que o desejo desse crescimento tem de andar lado a lado com a sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. “É possível multiplicarmos estruturas náuticas e barcos na água sem prejudicar a vida marinha e depositar ainda mais dejetos no mar”, garante.

Foto: Divulgação

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Fountaine Pajot leva catamarã de 16 metros ao Rio Boat Show 2024

    Aura 51 é o maior catamarã a vela sem flybridge do estaleiro francês e estará no evento náutico de 28 de abril a 5 de maio

    No NÁUTICA Talks, Elio Crapun palestra sobre revolução dos hidrofólios nas embarcações

    Velejador abordará detalhes sobre realidade e avanços de barcos que navegam sobre fólios durante o Rio Boat Show 2024

    Casarini Boats levará mistura de bote com jet ao Rio Boat Show 2024

    Embarcação inovadora será um dos destaques do evento que acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    No NÁUTICA Talks, Paula Vianna mergulha nos desafios da fotografia subaquática

    Vencedora de concursos internacionais, fotógrafa é presença confirmada no Rio Boat Show 2024

    Série de NÁUTICA com família a bordo de barco centenário já tem data de estreia

    Com 10 episódios, “A Europa como você nunca viu” acompanhará um casal, uma criança e um cachorro pelos canais dos Países Baixos