Itajaí Sailing Team disputa Semana de Vela de Ilhabela

Por: Redação -
07/07/2017
Foto: Divulgação

A equipe do Itajaí Sailing Team – barco embaixador do potencial turístico e náutico da cidade nas águas – está pronta para içar as velas do veleiro que leva o mesmo nome do time, de 7 a 15 de julho, quando participa na 44ª Semana de Vela de Ilhabela – maior competição de vela oceânica da América Latina, no litoral paulista. O primeiro e principal desafio da equipe já será no domingo, 9 de julho, quando a equipe itajaiense tentará repetir o excelente desempenho de 2016 na Regata Alcatrazes por Boroeste Marinha do Brasil – a mais longo do evento de vela – quando venceu a competição na categoria IRC.

A exemplo dos anos anteriores, na segunda-feira, 10 de julho, a equipe fará uma ação social em escolas da rede pública municipal. A Semana de Vela de Ilhabela proporciona uma infinidade de desafios com diferentes tipos de percurso, condições de vento e correntes, dando chance para os amadores medirem esforços com profissionais e olímpicos. Na edição passada, 136 barcos de 13 classes diferentes estiveram presentes, entre eles equipes do Uruguai, Argentina e Chile.

De acordo com Gastão Furlin, coordenador do projeto Itajaí Sailing Team, a expectativa é chegar ao final da semana entre os melhores do Brasil. “Nossa tripulação tem como objetivo conseguir os melhores  resultados possíveis na competição”, pontua Gastão.

Os itajaienses vão disputar a competição a bordo de um veleiro Soto 40, considerado um dos mais rápidos da classe Oceano.  A categoria ICR permite que diferentes projetos de barcos de oceano possam participar da mesma regata. O “rating” de cada barco é calculado levando-se em conta as medidas do barco, seu comprimento, peso, calado e área de vela. O corretor de tempo resultante, o chamado “TCC”, é o handicap do barco. Depois da regata, o tempo real decorrido para completar o percurso de cada veleiro é multiplicado pelo seu TCC, resultando no tempo corrigido.

A Semana de Vela de Ilhabela será também uma oportunidade para o barco que leva o nome da cidade divulgar e convidar velejadores e amantes da vela para visitar a Vila da Regada em Itajaí (SC), única parada da Volvo Ocean Race no Brasil, em abril de 2018. Na edição 2017-18, que começa em outubro, 12 cidades-sede pelo mundo fazem parte do evento.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Navio de cruzeiro fica preso na Irlanda por 4 meses e passageiros anunciam casamento

    Parada técnica do cruzeiro Villa Vie Odyssey rendeu a Gian Perroni e Angela Harsany um novo rumo além do programado roteiro mundial de 3 anos

    Senna, além de ídolo das pistas, também acelerava sobre as águas

    Piloto brasileiro de F1 participou ativamente da construção de seus 3 barcos; um deles, Ayrton jamais conheceu

    Embarcação dos anos 60 vai virar restaurante flutuante de luxo no Rio de Janeiro

    Novidade teve investimento de R$ 10 milhões e promete centro de eventos, bar rooftop e área vip na Marina da Glória

    Seychelles: ilha paradisíaca será sede da Copa do Mundo de Futebol de Areia

    Essa será a primeira vez que um país africano receberá a competição, que acontece de 1º a 11 de maio de 2025; hexacampeão, Brasil briga por vaga

    Pela primeira vez, baleia mais rara do mundo começa a ser estudada por cientistas

    Animal só foi encontrado sete vezes ao longo da história, o que o torna um verdadeiro enigma para a ciência