Itajaí Sailing Team embarca em busca do primeiro título do ano

Por: Redação -
07/02/2017

A equipe de vela do Itajaí Sailing Team disputa o Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina – a primeira competição válida pelo Circuito Catarinense 2017 – em Jurerê Internacional, em Florianópolis, de 8 a 11 de fevereiro. A equipe vai à busca do primeiro título do ano. “Estamos, bem confiante, pois conhecemos a capacidade e habilidade de cada um a bordo”, diz Marcelo Gusmão, comandante do Itajaí Sailing Team.

Os treinos realizados no último final de semana sob o comando do treinador do time, o experiente velejador André Fonseca (o Bochecha), serviu para os velejadores entenderem como serão os desafios que o barco terá durante o ano. “Além disso, foi possível fazer os ajustes finais para que tudo funcione corretamente durante a competição, em todo o mês de janeiro trabalhamos para preparar o barco para a nova regra, onde foram feitas mudanças na estrutura do mastro e na estabilidade do barco”, acrescenta Gusmão.

Mesmo tendo vencido o estadual e nacional na categoria IRC em 2016, neste ano a equipe avalia disputar na categoria ORC, com maior presença de barcos no Brasil. O primeiro teste será a competição em Florianópolis. O coordenador do Itajaí Sailing Team, Alexandre dos Santos, explica que, apesar da IRC ser a categoria mais importante do mundo, no Brasil ela não segue a mesma tendência.

Fotos: Divulgação

Com a mudança, foram necessárias algumas alterações técnicas no barco – um veleiro da classe soto de 40 pés – e a participação de Bochecha nos treinamentos é considerada fundamental para a equipe. “Ele tem a função de preparar os velejadores para desenvolver cada vez melhor sua função”, acrescenta. Durante os treinamentos, a equipe veleja, em média, seis horas por dia.

O time compete num veleiro da classe Soto 40 com 10 tripulantes, além da presença da nova velejadora mirim, que segue uma tendência mundial da vela de incluir mulheres nas equipes de vela. O projeto Itajaí Sailing Team tem o patrocínio da APM Terminals Itajaí, Portonave, Multilog, JBS, Brasfrigo e Poly Terminais, além de apoio da Anasol, Molim e Clindex.

O Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina chega a sua 28ª edição em 2017. Como sempre, são esperadas as principais equipes de vela oceânica do país competindo nas classes C30, ORC, IRC, RGS, HPE-25, Bico de Proa e Multicascos. A programação de quatro dias de provas em Jurerê inclui a realização de seis regatas para todas as classes, exceto RGS-Cruzeiro, Bico de Proa e Multicasos (4). A expectativa é de que o evento seja iniciado com uma regata de percurso longo ou médio (dependendo das condições) e os três seguintes sejam compostos por regatas barla-sota.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    "Revolução": diretor da Itaipu Parquetec comenta sobre barcos a hidrogênio apresentados na COP30

    Mais que veículos com potencial de emissão zero, embarcações como o JAQ H1 e o BotoH2 permitem silêncio total

    Para todos: JAQ H1 será aberto para visitação gratuita neste fim de semana da COP30

    Primeiro barco-escola do mundo movido 100% a hidrogênio estará disponível ao público das 13h às 19h

    "Brasil pode ser protagonista": Bruno Dantas, Ministro do TCU, ressalta pioneirismo do JAQ H1 na COP30

    Segundo o magistrado, barco-escola movido a hidrogênio pode colocar o país no centro da discussão de sustentabilidade

    Da quilha ao motor: Veleiro Bravura avança para a reta final da construção na parceria com Yanmar

    O 15º episódio da série mostra Angelo Guedes em um sprint decisivo marcado por grandes avanços e desafios nos bastidores da construção

    Barco-escola: auditório do JAQ H1 é inaugurado com alunos da rede pública do Pará

    Em parceria com a Seduc, Instituto Mondó levou estudantes para conhecer a embarcação 100% movida a hidrogênio verde