Jet inspirado em arraias tem motor elétrico e propulsão a jato
A empresa norte-americana Tarform planeja lançar dois modelos da embarcação, com foco em alto desempenho


A empresa americana Tarform, que tem como forte as motos elétricas, acaba de apresentar um projeto de jet inspirado em arraias, uma das formas de vida mais inteligentes do oceano. Batizado de Tarform Raye, o modelo de moto aquática tem motor elétrico, propulsão a jato e foco em alto desempenho.
Fundador das câmeras GoPro tem superiate luxuoso na sua lista de bens
Compre seu ingresso para o Rio Boat Show 2023
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
O design do Tarform Raye traz como inspiração o formato fluido da arraia manta, e segue a tendência das embarcações elétricas, que têm ganhado cada vez mais espaço no mercado.
Veículos elétricos em geral estão em alta, principalmente, por serem menos poluentes. Aproveitando essa onda, a Tarform planeja lançar não apenas um, mas dois modelos do jet inspirado em arraias, apostando em um com mais e o outro com menos potência. Apesar dessa diferença, ambos terão propulsão a jato alimentada por um motor elétrico.
A opção com menor potência terá um motor de 52 kW (ou 70 hp) e bateria com autonomia para uma hora de navegação, enquanto a mais potente terá 89 kW (o equivalente a 120 hp) e bateria de duas horas.
Segundo a Tarform, o Raye pode atingir até 80 km/h. Já em relação à carroceria, a embarcação estará disponível em fibra de carbono reciclada ou no composto à base de plantas patenteado pela Tarform.
Design do jet Raye nasceu de moto elétrica
O design inovador do jet inspirado em arraias nasceu a partir da primeira motocicleta elétrica da marca, chamada de Tarform Luna. O modelo, de 2018, foi totalmente personalizado, feito à mão.
As semelhanças não param na aparência: a moto aquática terá alguns recursos da Luna, como atualizações remotas de software (“over-the-air”), sensores e até aprendizado de máquina, “para uma experiência mais integrada e conectada”, diz a fabricante.
Preço do jet inspirado em arraias
Quem quiser se aventurar nas águas com o jet inspirado em arraias terá que desembolsar US$ 68 mil, aproximadamente R$ 355 mil (valores convertidos em março de 2023). Esse é o valor estimado atualmente pela fabricante.
Vale ressaltar que, apesar de parecer promissor, o projeto ainda está em fase inicial. Não há confirmação de que o protótipo do jet inspirado em arraias entrará, de fato, em produção.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
O egípcio Ramy Abdelhamid, de 36 anos, realizou 33 barras a 9 m de profundidade e entrou para o Guiness
Modelo da Feadship tem quase 80 m e é o mais novo barco de Lawrence Stroll, presidente executivo da Aston Martin
Jornalista Carlos Nascimento, que faz passeios de barco na região, explica como problema afeta navegação no interior de SP
Equipamento estará de "cara nova" na Marina da Glória. Evento acontece de 26 de abril a 4 de maio
Pesquisa mostra que 75% dos navios pesqueiros industriais do mundo estão ocultos a olho nu. Entenda os impactos