Ousado e polêmico, o novo jet WaveFlyer usa motor elétrico e hidrofólios para “voar” na água


Baseado no primeiro jet elétrico lançado na Austrália em 2015, o novo WaveFlyer, da australiana Eletro Nautic, não apenas é impulsionado por um motor elétrico como conjuga com a “energia limpa” um par de hidrofólios. Um casamento perfeito para uns – e estranho para outros.
Segundo Thomas Braunl, diretor da Eletro Nautic, o motor do jet é alimentado por baterias de íon-lítio, que transportam 2 kWh, com as quais é possível navegar por mais de 30 minutos, com dois passageiros a bordo.

Para quem não sabe, hidrofólios são pequenas “asas” submersas com as quais a embarcação se eleva acima da linha da água, aproveitando as leis da hidrodinâmica. A diminuição da resistência à água contra o casco permite à embarcação atingir velocidades superiores.

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Do pioneirismo de Reinaldo Conrad às travessias de Amyr e Tamara Klink, confira documentários nacionais que retratam aventuras e personagens marcantes
Percurso que soma cerca 2.365 praias quer ampliar a permanência dos turistas e impulsionar economia dos municípios
Segundo Guilherme Kodja, consultor técnico do Grupo Náutica, ventos fortes de noroeste já exigem atenção, mas o principal perigo para quem navega deve vir com a atuação de um anticiclone pós-frontal
Modelo reconstrói, com base em décadas de dados, o comportamento dos oceanos e sua influência sobre o clima global. Assista!
Na hotelaria, o modelo permite aproveitar a estrutura durante o dia sem hospedagem. No setor náutico, a lógica impulsiona embarcações voltadas ao uso por algumas horas




