Lançamento do projeto Expedição Guarapiranga 2017 acontece neste sábado


Neste sábado, 13, a partir das 10h30, a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) lançará Projeto Expedição Guarapiranga 2017, no Yacht Club Santo Amaro, antes da largada da 78ª Taça dos Lagos, tradicional regata da represa de Guarapiranga.
O Expedição Guarapiranga é parte do Expedição Mananciais, projeto que visa realizar análises da qualidade da água dos reservatórios da região do Grande ABC e de São Paulo. Trata-se do terceiro ano do projeto, que vem desenvolvendo ações de navegação e análise das águas de toda a extensão do reservatório para que, com os resultados obtidos, se possa levar o tema às autoridades e contribuir com políticas públicas de saneamento para as áreas de interferência da represa.
No local, o eco-esportista Dan Robson iniciará suas atividades, saindo deste ponto para percorrer toda a extensão da represa. Estarão presentes também a responsável pela equipe técnica, Profª Marta Marcondes; a coordenadora do projeto “Observando os Rios” da Fundação SOS Mata Atlântica, Malu Ribeiro. Uma equipe do IPH (Projeto Índice de Poluentes Hídricos, da USCS, que orienta as expedições nas represas) estará presente, orientando sobre a preservação dos reservatórios e prestando mais informações sobre todo o processo.
O projeto é realizado em uma parceria entre a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), representada pela bióloga e professora Marta Angela Marcondes, que realiza as análises das amostras coletadas em toda a extensão das represas; o eco-esportista Dan Robson, responsável pelo projeto Águas do Amanhã, que realiza as coletas; e a empresa ProMinent, que fornece o caiaque e todos os equipamentos necessários, tanto para uma análise rápida da água local, quanto para a coleta em diferentes condições e profundidades, durante o trabalho do profissional Dan Robson.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Estudo alerta que o movimento das placas tectônicas está "abrindo" a região de Afar, na Etiópia
Toni Witt transformou o mar em cultura familiar para manter os filhos por perto. A jornada culminou em upgrades sucessivos, até a aquisição de uma Ventura V250 para lazer e wakesurf. Entenda!
Flip Boat Club, especialista em compartilhamento de barcos, responde perguntas relacionadas a custos, cotas, localidades e reservas
Chegada do verão é marcada pelo aumento de banhistas no litoral paulista, que pode aumentar o risco de infecção nas águas
Jovens de 18 a 29 anos poderão concorrer à formação com cursos teórico e prático pagos pela prefeitura




