Lancha que pertenceu a Ayrton Senna emociona visitantes do São Paulo Boat Show

Pole Position está exposta no salão ao lado de outras relíquias do piloto, como jet e scooter aquática; evento termina nesta terça-feira (24)

23/09/2024
Foto: Revista Náutica

Neste ano, o São Paulo Boat Show, maior evento náutico da América Latina, expõe nada menos que 170 embarcações no pavilhão do São Paulo Expo, na zona sul da capital. Uma delas, contudo, não só tem atraído olhares como emocionado os visitantes do salão: a Pole Position, lancha que pertenceu a Ayrton Senna de 1986 a 1994.

O modelo, um ‘canguru’ do estaleiro carioca Cobra — um dos mais ativos da década de 80 – está no evento todo original da época do esportista, inclusive com marcas de arranhões e desgaste de uso. Afinal, Ayrton utilizou o barco por oito anos para estender a adrenalina das pistas às águas, por meio da prática de esportes aquáticos.

Foto: Victor Santos/Revista Náutica

Os arranhões no barco chamaram a atenção de Gláucia Pinheiro Queiroz, de 43 anos, que está no salão pela terceira vez ao lado do companheiro, Sandro Alexandria, 50. “Estávamos falando que ‘eles podiam ter restaurado os riscos da pintura’, mas ele [Sandro] disse que o legal é ver os riscos que o Senna fez. Ele que ralou, ele que fez.”

É bem legal ver a embarcação, o jet que ele possuía, que andava. Somos fãs dele. Chega ser emocionante– destaca Sandro

A Pole Position não é o único item que pertenceu a Senna exposto no salão. O espaço, logo na entrava do evento, conta ainda com um Jet Ski X2 Kawasaki e um mergulhador do tipo scooter amarelo, ambos antigos brinquedos aquáticos do piloto de Fórmula 1.

Foto: Revista Náutica
Foto: Revista Náutica

Uma réplica do capacete utilizado por Senna completa o espaço dedicado ao piloto no salão. O equipamento, inclusive, foi pintado por Sid Mosca, aerografista brasileiro conhecido pela customização de capacetes de grandes nomes da Fórmula 1, como o próprio Senna, Mika Häkkinen e Michael Schumacher.

Eu vejo a empolgação das pessoas quando chegam, chorando, se emocionando, lembrando do Ayrton– ressalta Danilo Iakimoff, atual dono da antiga lancha de Senna

Foto: Revista Náutica

Além de ser o atual detentor da Pole Position, Iakimoff, um “restaurador de histórias e barcos”, conseguiu garimpar também a scooter amarela que leva ao salão um pouco do que foi a relação do piloto com o mar.

É emocionante, a gente se anima e fica feliz de poder dispor de um item desse, tão valioso. Me sinto honrado através dos outros fãs também– revela Iakimoff

Foto: Revista Náutica

Quando perguntado sobre qual barco Senna teria nos dias atuais, Iakimoff crava que “a Pole Position ainda estaria com ele, mesmo que guardada como uma relíquia”, já que “foi o barco que ele mais se apaixonou”.

Ele era da linha esportiva. Sem dúvida estaria com uma lancha de velocidade. Era o que representava o Senna– apostou o colecionador

Os visitantes do São Paulo Boat Show 2024 podem ver de perto os itens de Senna até terça-feira (24), às 21h.

Como é a lancha do Senna

A Pole Position, de 19 pés, carrega consigo um motor de 225 cavalos, cerca de “três vezes mais potente do que ela necessitaria”, como explica Danilo Iakimoff.

Foto: Victor Santos/Revista Náutica

A alteração na motorização foi um pedido do próprio Senna ao estaleiro, em conjunto com modificações também no casco, uma vez que o piloto desejava uma lancha mais forte para curtir as águas.

Foto: Revista Náutica

Apesar dos altos recursos financeiros de Senna à época, a Pole Position não era um barco de luxo. Por dentro, por exemplo, o destaque vai para os estofados brancos com detalhes em vermelho, originais desde os anos 1980.

Foto: Revista Náutica

A embarcação, contudo, foi bastante utilizada pelo piloto. De acordo com Danilo, a “lancha fez parte integrante das vitórias do Ayrton nas pistas”, já que “era nela que recuperava suas energias esquiando, passeando e se divertindo.”

 

A bordo do barco, Senna navegou pelas águas de Angra dos Reis (RJ), Búzios (RJ), Ubatuba (SP), Ilhabela (SP), Guarujá (SP), Represa do Broa (SP) e Represa de Mairiporã (SP), por onde, além das milhas, o piloto deu ao barco, também, marcas que resistem ao tempo.

Foto: Revista Náutica

Entre elas, Danilo mantém até hoje no barco de Senna marcas que poderiam ser de um acidente envolvendo um jet. “Isso tem que ser preservado, nunca vai ser repintado”, afirmou o proprietário  em entrevista ao portal UOL.

 

Por outro lado, o bom estado de conservação da embarcação também se deve ao piloto, que se preocupava em inspecionar criteriosamente as manutenções da embarcação, restritas a um mecânico de confiança do piloto ou até por ele mesmo.

Foto: Revista Náutica

Nem a carreta da lancha escapava dos olhares atentos de Senna. Danilo conta que “após cada subida da água, ele pedia que fossem tiradas as rodas da carreta para serem totalmente limpas e engraxadas, para que o contato com a água não as deteriorassem” — cuidado que manteve a carreta em excelente estado até os dias atuais.

Foto: Revista Náutica

Atualmente, a embarcação traz ainda, em seu interior, uma foto do piloto com o tradicional boné do banco Nacional. O detalhe foi adicionado por Danilo, quando percorreu locais em que Senna costumava navegar em Angra dos Reis.

 

“Coloquei como se fosse o companheiro de viagem. Fez tanto sucesso, todos tiram foto dela, que preferi deixar”, revelou o fã do piloto à reportagem de NÁUTICA.

São Paulo Boat Show 2024

Consagrado como o maior evento náutico da América Latina, o salão que acontece desde 1998 reúne, neste ano, mais de 170 barcos, disponíveis para o público conhecer e comprar. Nesta 27ª edição, os visitantes ainda podem participar do sorteio de uma lancha Focker 188 Joy, equipada com motor Yamaha.

Foto: Victor Santos / Revista Náutica

Tradicionalmente, o evento revela os principais lançamentos do ano, com estaleiros nacionais e internacionais apresentando barcos e jets de todos os modelos, preços e tamanhos. O público ainda confere motores, equipamentos, acessórios, brinquedos aquáticos, decoração e produtos de luxo — como resorts e helicópteros — expostos no Espaço dos Desejos.

 

Anote aí!

Quando: De 19 a 24 de setembro de 2024
Onde: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP, 04329-900)
Horário: Quinta-feira das 15h às 22h e nos demais dias das 13h às 22h
Mais informações: site do evento
Ingressos: site oficial de vendas

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Tags

    Relacionadas

    Teste Schaefer V44: uma lancha pronta para conquistar o mundo

    Walk around cabinada de luxo chega recheada de tecnologia e empolga pela performance esportiva

    Foz do Iguaçu receberá a 2ª edição do Foz Internacional Boat Show em novembro

    Salão acontecerá entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, nas águas doces do Lago de Itaipu, no Paraná

    Entenda o que está acontecendo no Morro do Careca, em Natal, que corre risco de colapso

    Patrimônio histórico e cultural da cidade tem sofrido com o avanço das marés acima do normal

    Teste Solara Boat House: o conforto de uma casa que desliza sobre as águas

    São quase 90 m² de área útil, com pernoite para seis pessoas e ingredientes de sobra para curtir rios, lagos, represas e baías abrigadas

    50 anos de mar: conheça o veleiro MorGazek, que está na Copa Mitsubishi 2024

    Construído em 1974, este Swan 48 foi um dos destaques da 1ª etapa da competição, na classe RGS Clássicos