30 anos sem Senna: lancha do piloto estará pela 1ª vez no São Paulo Boat Show

Quer conhecer o barco do Ayrton Senna? Pole Position, pilotada por ele de 1986 a 1994, ficará exposta de 19 a 24 de setembro

10/09/2024
Foto: Danilo Iakimoff / Arquivo pessoal

O maior evento náutico da América Latina terá uma verdadeira estrela entre os seus mais de 150 barcos expostos: a Pole Position, antiga lancha do ídolo das pistas Ayrton Senna. A 27ª edição do São Paulo Boat Show acontece de 19 a 24 de setembro, no pavilhão do São Paulo Expo, na zona sul da capital.

O modelo, um ‘canguru’ do estaleiro carioca Cobra — um dos mais ativos da década de 80 –, foi adquirido por Senna em 1986 e permaneceu com o piloto de Fórmula 1 até o fim de sua vida, em 1994.

 

A lancha que estará no São Paulo Boat Show é toda original da época do esportista, inclusive as marcas de arranhões e desgaste de uso. Nesses oito anos, Ayrton utilizou o barco para estender a adrenalina das pistas às águas, por meio da prática de esportes aquáticos.

Senna no comando da Pole Position na baía de Angra dos Reis (RJ). Foto: Jacoto Júnior / Divulgação

Muito por isso, a Pole Position, de 19 pés, carrega consigo um motor de 225 cavalos, cerca de “três vezes mais potente do que ela necessitaria”, como explica Danilo Iakimoff, “restaurador de histórias e barcos” e atual dono da embarcação — que chegou a vender um barco que pertenceu a Pelé para adquiri-la.

Senna era o homem das aventuras e emoções– destaca Danilo sobre o motor potente

A alteração na motorização foi um pedido do próprio Senna ao estaleiro, em conjunto com modificações também no casco, uma vez que o piloto desejava uma lancha mais forte para curtir as águas.

Foto: Danilo Iakimoff / Arquivo pessoal

Sem luxo e com marcas deixadas por Senna

Apesar dos altos recursos financeiros de Senna à época, a Pole Position não era um barco de luxo. Por dentro, por exemplo, o destaque vai para os estofados brancos com detalhes em vermelho, originais desde os anos 1980.

Foto: Danilo Iakimoff / Arquivo pessoal

A embarcação, contudo, foi bastante utilizada pelo piloto. De acordo com Danilo, a “lancha fez parte integrante das vitórias do Ayrton nas pistas”, já que “era nela que recuperava suas energias esquiando, passeando e se divertindo.”

[A lancha] foi usada por ele até o final de sua vida. Tendo um dos maiores salários da época, ele podia escolher o barco que fosse, mas a Pole Position era sua paixão– conta Danilo

A bordo do barco, Senna navegou pelas águas de Angra dos Reis (RJ), Búzios (RJ), Ubatuba (SP), Ilhabela (SP), Guarujá (SP), Represa do Broa (SP) e Represa de Mairiporã (SP), por onde, além das milhas, o piloto deu ao barco, também, marcas que resistem ao tempo.

Foto: Danilo Iakimoff / Arquivo pessoal

Entre elas, Danilo mantém até hoje no barco de Senna marcas que poderiam ser de um acidente envolvendo um jet. “Isso tem que ser preservado, nunca vai ser repintado”, afirmou o proprietário  em entrevista ao portal UOL.

Foto: Jacoto Júnior / Divulgação

O estofamento e o apito, que servia como buzina, estão do jeito que ele deixou. É emocionante imaginar cada detalhe que foi tocado, como o timão e o apito– destaca Danilo

Por outro lado, o bom estado de conservação da embarcação também se deve ao piloto, que se preocupava em inspecionar criteriosamente as manutenções da embarcação, restritas a um mecânico de confiança do piloto ou até por ele mesmo.

Foto: Danilo Iakimoff / Arquivo pessoal

Nem a carreta da lancha escapava dos olhares atentos de Senna. Danilo conta que “após cada subida da água, ele pedia que fossem tiradas as rodas da carreta para serem totalmente limpas e engraxadas, para que o contato com a água não as deteriorassem” — cuidado que manteve a carreta em excelente estado até os dias atuais.

Na foto, Jacoto Júnior, amigo que cuidava de “questões burocráticas” para Senna e foi o responsável por buscar a lancha, como registrado na imagem. Foto: Jacoto Júnior / Divulgação

Atualmente, a embarcação traz ainda, em seu interior, uma foto do piloto com o tradicional boné do banco Nacional. O detalhe foi adicionado por Danilo, quando percorreu locais em que Senna costumava navegar em Angra dos Reis.

Foto: Danilo Iakimoff / Arquivo pessoal

“Coloquei como se fosse o companheiro de viagem. Fez tanto sucesso, todos tiram foto dela, que preferi deixar”, revelou o fã do piloto à reportagem de NÁUTICA.

São Paulo Boat Show 2024

A 27ª edição do São Paulo Boat Show promete mudar o leme da vida dos amantes do universo náutico. Consagrado como o maior evento náutico da América Latina, o salão que acontece desde 1998 reunirá mais de 120 marcas e 150 barcos, disponíveis para o público conhecer e comprar. Os visitantes ainda podem participar do sorteio de uma lancha no São Paulo Boat Show 2024.

Foto: Victor Santos / Revista Náutica

Tradicionalmente, o evento revela os principais lançamentos do ano, com estaleiros nacionais e internacionais apresentando barcos e jets de todos os modelos, preços e tamanhos. Em 2023, cerca de 150 embarcações foram expostas, desde pequenos barcos de entrada até os mais luxuosos iates.

 

Na ocasião, mais de 600 barcos foram vendidos e diversos negócios foram fechados em setores como tecnologia embarcada, motores, equipamentos, acessórios, brinquedos aquáticos, decoração e produtos de luxo — como carros esportivos, resorts e helicópteros — todos expostos no Espaço dos Desejos.

 

Anote aí!

Quando: De 19 a 24 de setembro de 2024
Onde: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP, 04329-900)
Horário: Quinta-feira das 15h às 22h e nos demais dias das 13h às 22h
Mais informações: site do evento
Ingressos: site oficial de vendas

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Tags

    Relacionadas

    Praia de areia preta que foi cenário de Game of Thrones esconde perigo mortal

    Reynisfjara, no sul da Islândia, é famosa não só pela aparição na série vencedora de 59 Emmys

    Depois de atraso de 4 meses, cruzeiro de volta ao mundo parte em viagem inaugural

    Previsto para iniciar itinerário em maio, Villa Vie Odyssey precisou de reparos e ficou preso em Belfast, na Irlanda do Norte

    Brasil sobe de 31 para 38 praias contempladas com o selo Bandeira Azul

    Santa Catarina lidera o ranking e São Paulo tem praia conquistando o feito pela 15ª vez consecutiva. Confira a lista completa da temporada

    Entenda como uma cidade brasileira reconheceu ondas como seres vivos

    Lei aprovada pela Câmara Municipal de Linhares permite que sejam tomadas medidas legais a favor do ecossistema da foz do Rio Doce

    America's Cup chega a fase decisiva com disputas emocionantes e show grandioso

    Equipes Emirates e Brittania disputarão troféu mais tradicional da vela. Modalidade feminina acaba neste domingo (13)