Liberdade em Cuba

O governo cubano anunciou, hoje, que os cidadãos estão liberados para fazer viagens marítimas em navios comerciais e navios de cruzeiro, como tripulantes ou passageiros, “independente de sua condição migratória”. As medidas, que entram em vigor na próxima terça-feira (26), fazem parte do processo de retomada das relações com os Estados Unidos após mais de 50 anos de afastamento dos dois países. Até então, os cidadãos residentes em Cuba só podiam fazer o trajeto até os Estados Unidos de avião.
A nota oficial foi divulgada no jornal estatal Granma e o anúncio ainda inclui a informação de que em breve os cubanos também poderão fazer viagens aos Estados Unidos em embarcações de recreio. A proibição foi estabelecida, segundo o governo cubano, após o país sofrer diversos ataques terroristas depois da Revolução de 1959 e a nota ressalta que será importante que os países cuidem para que esses episódios não se repitam.
O fim da proibição será marcado pela chegado do navio de cruzeiro Adonia, da linha de cruzeiros Fathom, da empresa Carnival Corporation, em 1º de maio, no porto de Havana. O navio, com capacidade para mais de 700 passageiros, sairá de Miami. Os cruzeiros Fathom oferecem “viagens com propósito” para seus passageiros. Exemplo: em alguns países os visitantes poderão trabalhar ao lado de comunidades locais em atividades de impacto social positivo. A viagem para Cuba inclui apenas, segundo o site da empresa, intercâmbio cultural com cubanos e imersão na cultura do país.
A negociação de retomada das relações diplomáticas entre Cuba e EUA está acontecendo desde de 2014 e culminou com a visita do presidente Barack Obama à Cuba no mês de março deste ano.
Foto: Fotolia
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Ao lado da construtora, estaleiro participará de empreendimento que promete se tornar um marco na paisagem urbana de Santa Catarina
Embarcação vai compor a linha Gran Turismo da marca e deve chegar aos mares em 2027
Com 1.600 metros de altura, o monte submarino mede mais que o dobro do edifício mais alto do mundo
Ideia do empresário é que os novos funcionários ajudem a transformar a ilha em um destino de luxo
Estudo que aponta o risco foi divulgado pela ONU e tem dados do Pnud e do CIL