Liberdade em Cuba

Por: Redação -
22/04/2016

O governo cubano anunciou, hoje, que os cidadãos estão liberados para fazer viagens marítimas em navios comerciais e navios de cruzeiro, como tripulantes ou passageiros, “independente de sua condição migratória”. As medidas, que entram em vigor na próxima terça-feira (26), fazem parte do processo de retomada das relações com os Estados Unidos após mais de 50 anos de afastamento dos dois países. Até então, os cidadãos residentes em Cuba só podiam fazer o trajeto até os Estados Unidos de avião.

A nota oficial foi divulgada no jornal estatal Granma e o anúncio ainda inclui a informação de que em breve os cubanos também poderão fazer viagens aos Estados Unidos em embarcações de recreio. A proibição foi estabelecida, segundo o governo cubano, após o país sofrer diversos ataques terroristas depois da Revolução de 1959 e a nota ressalta que será importante que os países cuidem para que esses episódios não se repitam.

O fim da proibição será marcado pela chegado do navio de cruzeiro Adonia, da linha de cruzeiros Fathom, da empresa Carnival Corporation, em 1º de maio, no porto de Havana. O navio, com capacidade para mais de 700 passageiros, sairá de Miami. Os cruzeiros Fathom oferecem “viagens com propósito” para seus passageiros. Exemplo: em alguns países os visitantes poderão trabalhar ao lado de comunidades locais em atividades de impacto social positivo. A viagem para Cuba inclui apenas, segundo o site da empresa, intercâmbio cultural com cubanos e imersão na cultura do país.

A negociação de retomada das relações diplomáticas entre Cuba e EUA está acontecendo desde de 2014 e culminou com a visita do presidente Barack Obama à Cuba no mês de março deste ano.

Foto: Fotolia

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Ilhabela deve ganhar 1ª usina de dessalinização de água de São Paulo em 2026

    Projeto prevê aumento de 22% no volume de água tratada no município, atendendo mais de 8 mil pessoas

    Descanso sobre as águas: hospedagem em barcos atracados é opção de lazer no litoral brasileiro

    Ideia dispensa a necessidade de carteira náutica e traz valores acessíveis para uma experiência pra lá de diferente

    Falkirk Wheel: conheça o elevador gigante para barcos que virou ponto turístico

    Construção na Escócia foi feita para driblar desnivelamento maior que um prédio de dez andares

    Ações de despoluição na Baía de Guanabara fazem vida marinha voltar às águas

    Expedições comandadas pelo Instituto Mar Urbano observaram mais animais na região e melhor qualidade da água

    Boat Show traz descontos exclusivos para hospedagem em Itajaí; conheça opções

    Parceria com dois hotéis garante conforto e condições especiais para visitantes do salão, que acontece de 4 a 7 de julho