Limpeza dos Mares chega à 31ª edição com ações em Jurerê e na Ilha do Francês, em Florianópolis

Por: Redação -
27/05/2022

Desde roupas, cobertores e toalhas a restos de cadeiras de praia, aparelhos de micro-ondas, televisores, canudos, garrafas e pontas de cigarro. São somente exemplos do que é coletado pelo projeto Limpeza dos Mares, capitaneado pela Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), Mundo Mar e Aquanauta Floripa, que retorna a mais uma edição, desta vez na praia de Jurerê e retornando à Ilha do Francês, em Florianópolis, lutando pelo asseio das águas do litoral catarinense e pela conscientização da população sobre a necessidade da preservação ambiental.

Trata-se da 31ª edição, neste sábado (28), que envolve um exército de voluntários, entre mergulhadores profissionais, amadores, comunidade, órgãos públicos, empresas privadas e entidades da sociedade civil organizada.

Nesta etapa, a ‘largada’ será na praia de Canajurê, às 9h, de onde sairão as expedições contemplando também Jurerê tradicional, internacional e as encostas da Ilha do Francês. “É um evento com visibilidade nacional, já aventada por outros países como a Itália, onde temos negociações para ações semelhantes”, afirma Leandro ‘Mané’ Ferrari, presidente da ACATMAR. Para o comodoro Ildefonso Witoslawski Junior, do Iate Clube Veleiros da Ilha, o Limpeza dos Mares já está no calendário ambiental nacional. “Uma iniciativa que tem nosso apoio irrestrito e que alerta para o perigo do uso indiscriminado de nossas águas”, alerta.

As inscrições de mergulhadores voluntários podem ser feitas junto à Acquanauta Floripa, escolha de mergulho que avaliará as aptidões e a segurança necessárias de cada um, por meio dos telefones (48) 3266-1137/99933-0062. Os demais podem realizá-las por meio do site limpezadosmares.com.

Serviço:

Data: 28 de maio, sábado

Horário: 9h

Local: Trapiche do Iate Clube Veleiros da Ilha, em Jurerê, Florianópolis/SC

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    158 anos depois, navio naufragado em lago dos EUA é encontrado

    Cargueiro Clough tinha 38 metros de comprimento e afundou em 1868 no Lago Erie após uma forte tempestade

    Relíquias: museu nos EUA reúne mais de 270 motores clássicos

    O Tallahassee Automobile Museum abriga um acervo náutico “old school” com barcos históricos, itens de pesca e motores raros que remontam ao início do século 20

    Novo no Canadá, táxi aquático autônomo deve iniciar testes na água em 2026

    Desenvolvida pela canadense Future Marine Inc., embarcação busca integrar o transporte público de forma sustentável e tecnológica

    No Havaí, plástico retirado do oceano está sendo transformado em asfalto

    Alternativa para o combate à poluição plástica integra itens como potes de iogurte e redes de pesca ao material utilizado para pavimentar estradas

    Colete salva-vidas usado por sobrevivente do Titanic é leiloado por R$ 4 milhões

    Item traz autógrafos feitos por Laura Mabel Francatelli e outros sete sobreviventes do mesmo bote