Limpeza dos Mares recolhe mais de 1,6 toneladas de resíduos em São Francisco do Sul (SC)

Por: Redação -
15/12/2021

A última ação do projeto Limpeza dos Mares neste ano, capitaneado pela Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), Mundo Mar e Acquanauta ocorreu em dois pontos estratégicos em São Francisco do Sul, no último sábado (11). Foram 1,6 toneladas de material recolhido da Praia da Enseada e Rio Acaraí por mergulhadores e voluntários que retiraram resíduos da praia, fundo do mar e rio e suas margens.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

“Nos surpreendeu a quantidade de carteiras de cigarros recolhidas da areia da praia e restingas, acompanhadas das mais de cinco mil bitucas de cigarros e isqueiros, além de uma quantidade expressiva de roupas, calçados, garrafas de vidro, latinhas de alumínio e muitos outros descartes indevidos” detalha Michele Castilho, diretora da ACATMAR.

O projeto também realizou trabalho de consciência ambiental com a população sobre a preservação marinha e a navegação responsável. Em São Francisco do Sul, houve palestras para alunos nas escolas públicas e para os colaboradores da empresa ArcelorMittal, uma das patrocinadoras do projeto.

Leia também

» Cidade flutuante sul-coreana tem início de obras previsto para o próximo ano

» Megaiate de luxo é vendido por R$ 3,6 milhões. Com um porém: o modelo é digital, criado para universo virtual

» Estaleiro italiano lança iate de 120 pés com casco e superestrutura de alumínio da linha EVO

Esta, foi a 29º etapa do projeto realizado pela ACATMAR, Mundo Mar e Acquanauta Floripa, marcando também a abertura do verão do projeto, “Sempre no início da temporada escolhemos uma região para realizá-la.  Uma etapa especial que contempla palestras e a ação em pontos estratégicos para que possamos entregar a moradores e turistas um ambiente mais limpo e saudável” reforça Leandro ‘Mané’ Ferrari, idealizador do projeto.

Entre os resíduos, cordas, restos de redes, tampas de garrafas, garrafas plásticas, isopor e até televisor estão entre as centenas de objetos encontrados nestes espaços aquáticos, reforçando esta inconsciência de hábitos que continuam poluindo há anos o nosso meio ambiente.

A ação em ‘São Chico’ contou com o apoio do Município através da Secretaria do Meio Ambiente além das empresas Sanautica e a Grupo Oceânica, que disponibilizaram as embarcações para a ação no Rio. “O apoio do município e das empresas locais também é parte importante para que o projeto possa ser visto e ter o envolvimento ainda maior de toda a comunidade. Quanto mais pessoas envolvidas maior será o resultado de conscientização”, enfatiza Michele.

Você quer ver sua marca dentro das plataformas NÁUTICA? Saiba como anunciar!

O projeto Limpeza do Mares chegou a triste marca de 116 toneladas de lixo retiradas do fundo dos mares, rios, praias e encostas. Somente neste ano foram seis etapas realizadas.

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    De veleiro até Antártica: embarque em nova série do Canal NÁUTICA

    "Endurance 64: o veleiro polar" estreia nesta quinta-feira (24) e acompanha jornada ao continente gelado

    NÁUTICA Talks reunirá mais de 40 palestrantes no Rio Boat Show 2025; confira

    Grandes personalidades do setor levarão dicas e histórias do mar para o evento, de 26/04 a 04/05, na Marina da Glória

    Passeio de veleiro levará público do Rio Boat Show ao Pão de Açúcar

    Trajeto da Baía de Guanabara ao cartão-postal do Rio será feito a partir de inscrição; saiba como fazer a sua

    Araçatuba é a 8ª cidade paulista a receber estruturas do Programa de Turismo Náutico

    Obra entregue no último dia 12 inclui rampa de acesso, píer flutuante, deques, mirante e novos quiosques públicos

    Nova tecnologia da Sunreef usa IA para otimizar energia solar em barcos

    O Solar Skin 3.0 utiliza células de silício para produzir energia elétrica otimizada com inteligência artificial; entenda