A última ação do projeto Limpeza dos Mares neste ano, capitaneado pela Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), Mundo Mar e Acquanauta ocorreu em dois pontos estratégicos em São Francisco do Sul, no último sábado (11). Foram 1,6 toneladas de material recolhido da Praia da Enseada e Rio Acaraí por mergulhadores e voluntários que retiraram resíduos da praia, fundo do mar e rio e suas margens.
“Nos surpreendeu a quantidade de carteiras de cigarros recolhidas da areia da praia e restingas, acompanhadas das mais de cinco mil bitucas de cigarros e isqueiros, além de uma quantidade expressiva de roupas, calçados, garrafas de vidro, latinhas de alumínio e muitos outros descartes indevidos” detalha Michele Castilho, diretora da ACATMAR.
O projeto também realizou trabalho de consciência ambiental com a população sobre a preservação marinha e a navegação responsável. Em São Francisco do Sul, houve palestras para alunos nas escolas públicas e para os colaboradores da empresa ArcelorMittal, uma das patrocinadoras do projeto.
Esta, foi a 29º etapa do projeto realizado pela ACATMAR, Mundo Mar e Acquanauta Floripa, marcando também a abertura do verão do projeto, “Sempre no início da temporada escolhemos uma região para realizá-la. Uma etapa especial que contempla palestras e a ação em pontos estratégicos para que possamos entregar a moradores e turistas um ambiente mais limpo e saudável” reforça Leandro ‘Mané’ Ferrari, idealizador do projeto.
Entre os resíduos, cordas, restos de redes, tampas de garrafas, garrafas plásticas, isopor e até televisor estão entre as centenas de objetos encontrados nestes espaços aquáticos, reforçando esta inconsciência de hábitos que continuam poluindo há anos o nosso meio ambiente.
A ação em ‘São Chico’ contou com o apoio do Município através da Secretaria do Meio Ambiente além das empresas Sanautica e a Grupo Oceânica, que disponibilizaram as embarcações para a ação no Rio. “O apoio do município e das empresas locais também é parte importante para que o projeto possa ser visto e ter o envolvimento ainda maior de toda a comunidade. Quanto mais pessoas envolvidas maior será o resultado de conscientização”, enfatiza Michele.
O projeto Limpeza do Mares chegou a triste marca de 116 toneladas de lixo retiradas do fundo dos mares, rios, praias e encostas. Somente neste ano foram seis etapas realizadas.
Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp
A NÁUTICA usa cookies para proporcionar a melhor experiência possível em nosso portal. Ao utilizar o nautica.com.br você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para mais informações sobre como isso funciona, clique em "Política de privacidade".OkPolítica de Privacidade