Especialista na construção de barcos, Jorge Nasseh publica novo livro sobre Infusão a Vácuo

Por: Redação -
09/03/2021

Especialista na construção em composites (método no qual se incluem as estruturas sanduíche dos cascos dos barcos, por exemplo), o engenheiro Jorge Nasseh, CEO do Grupo Barracuda e respeitado autor de diversos artigos técnicos e livros no ramo da engenharia de materiais compostos, está lançando um novo livro sobre o assunto: Processo de Infusão a Vácuo em Composites” 

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

Com mais de 400 páginas, o livro é um reflexo de três décadas de experiência e prática do autor na engenharia dos materiais compostos, com muitos casos de sucesso. Segundo ele, existe uma diferença entre conhecer um assunto e compreendê-lo. “Você pode conhecer física sendo competente em resolver equações matemáticas para solucionar problemas de engenharia e ainda assim não conseguir ter um entendimento profundo das razões de como a natureza dos materiais funcionam”, explica.

Entre outros temas,  Nasseh disserta detalhes de mecânica dos materiais de construção de laminados fabricados com o auxílio de pressão, simulações computacionais e estratégias de infusão além de testes e cálculo de permeabilidade. A primeira edição do livro tem dois prefácios: o primeiro foi escrito pelo Dr. Scott Beckwitt, diretor técnico global SAMPE; o segundo, por Marcio Sandri, presidente global da Owens Corning.

LEIA MAIS:

>> Mais de 4 mil tartarugas marinhas são resgatadas de águas geladas no Texas

>> Capitania dos Portos do Paraná previne a poluição no ambiente marinho no litoral do Paraná

>> Projeto de plataforma flutuante pensado para limpar lixo do Pacífico ganha prêmio de arquitetura e inovação

O Dr. Scott diz: “Jorge Nasseh tem uma longa história de publicações sobre a teoria e prática de grandes estruturas em composites. Desde 2000 tem publicado uma extensa literatura, produzindo um material muito útil e extremamente prático em relação à tecnologia de infusão a vácuo”. 

Marcio Sandri acrescenta: “Este último livro do Jorge é um pedaço de resistência, que consumiu tempo e dedicação para ser uma dissertação detalhada e muito útil sobre a infusão como um processo que domina a fabricação de pás eólicas, estruturas navais e aeroespaciais de alto desempenho e muitos outros equipamentos tipicamente caracterizados por dimensões significativas e responsabilidades críticas de uso”.

Jorge Nasseh também é autor do Manual de Construção de Barcos; de Métodos Avançados de Construção em Composites e de Técnica e Prática da Laminação em Composites. 

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Sem deixar feridos, incêndio na Croácia atinge mais de 20 barcos

    Incidente ocorreu em marina na cidade de Medulin, no noroeste do país, no último dia 15

    Nova lancha da Azimut promete reduzir em até 40% as emissões de CO₂

    Batizada de Seadeck 6, embarcação foi apresentada em piscina no maior evento de design do mundo, na Itália

    EUA enviam ao Rio de Janeiro porta-aviões gigante de 333 metros; entenda

    USS George Washington atracou no Brasil como parte da operação Southern Seas, que visa incentivar a cooperação entre os países

    Em fase final de testes, Aquabus de Ilhabela transportaram 1,5 mil pessoas no fim de semana

    Novo sistema de transporte aquaviário contará com três catamarãs e capacidade para 60 pessoas em cada viagem; data de inauguração ainda não foi divulgada

    Italiana Rossinavi lança catamarã híbrido-elétrico de 43 metros

    Modelo nasce como “projeto mais inovador” do estaleiro, com tecnologias sustentáveis e até uso de Inteligência Artificial