Projeto de plataforma flutuante pensado para limpar lixo do Pacífico ganha prêmio de arquitetura e inovação

Por: Redação -
08/02/2021

A arquiteta eslovaca Lenka Petrakova criou o projeto “8º Continete”, vencedor do Grande Prêmio de Arquitetura e Inovação para o Mar, do Concurso Internacional de Arquitetura da Fundação Jacques Rougerie.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

Trata-se de uma plataforma flutuante autossuficiente com o objetivo de ajudar a limpar o lixo marinho na Grande Ilha de Lixo do Pacífico, local onde se prevê que seja implementada. A ideia é que nas instalações exista um local de recolha dos resíduos que estão na água, um centro de reciclagem de plástico e ainda um centro de investigação para profissionais.

A Grande Ilha de Lixo do Pacífico é uma região no Oceano Pacífico, entre o Havai e a Califórnia, onde se juntou uma grande quantidade de lixo. Em 2018, estimava-se que a ilha tivesse uma área de 1,6 milhões de quilômetros quadrados e 80 mil toneladas de lixo acumulado, segundo a organização The Ocean Cleanup.

Leia mais:

>> Novo túnel subaquático que liga Ilhas Faroé conta com estrutura colorida atrativa. Veja

>> Artista e ativista ambiental britânico inaugura museu subaquático em Cannes, na França

>> Conheça o parque subaquático que atrai turistas e baianos na Baía de Todos-os-Santos

O “8º continente” consiste em cinco partes principais, como descreve a designer: “uma barreira que serve para recolher resíduos e obter energia das marés”, “o coletor, onde os resíduos são separados, biodegradados e armazenados”, o “Centro de Investigação e Educação para estudar e mostrar o lado cada vez mais problemático dos ambientes aquáticos”, as “estufas onde as plantas são cultivadas e a água é dessalinizada”, e “alojamento com instalações de apoio”.

“O projeto usa a ciência e o conhecimento marinho para mostrar o lado cada vez mais preocupante dos ambientes marinhos, não como um fenômeno novo, mas como resultado de séculos de interações entre os humanos e os oceanos”, explica na sua página.

Gostou desse artigo? Clique aqui para receber o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e leia mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Moon boat: conheça o barco em forma de lua pensado para enfrentar as águas do Golfo de Bengala

    Famosa na costa de Bangladesh, a embarcação artesanal chama atenção pelo formado arqueado do casco, que lembra uma lua crescente

    Teste Ferretti Yachts FY1000: maior Ferretti do mundo

    Testamos o maior barco em fibra de vidro produzido em série no Brasil, a Ferretti FY1000 — com cinco suítes e flybridge de 55 m² — fabricada pelo Grupo Okean em Santa Catarina. Uma embarcação que combina conforto, desempenho e a exclusividade de um iate de alto padrão

    Maior espécie de raia no mundo é vista no litoral de SP e catalogada por especialistas

    Com quase 6 metros de envergadura, fêmea surpreendeu equipe do Projeto Mantas do Brasil em Itanhaém, na Baixada Santista

    Governo de São Paulo abre consulta pública para plano inédito de combate ao lixo no mar

    Iniciativa pretende enfrentar a poluição marinha e criar soluções ambientais duradouras. Sugestões podem ser enviadas até o dia 15 de maio

    Kiaroa Residence & Marina: a peróla de Maraú

    Com marina privativa para até 60 barcos, infraestrutura moderna, heliponto e um dos lugares mais exclusivos da Península de Maraú, no sul da Bahia, o Kiaroa Residence & Marina é o novo refúgio de alto padrão das águas