Você sabia? Maior rota marítima em linha reta tem pouco mais de 30 mil quilômetros


Siga o nosso TWITTER e veja a série Dicas Náuticas diariamente.
Uma rota marítima divulgada pelo advogado ambiental Patrick Anderson, há 5 anos, no Reddit, com base em informações anteriores de fonte desconhecida, prevê uma distância máxima de pouco mais de 30 mil quilômetros para se navegar em linha reta, sem cruzar nenhuma ilha.
O trajeto, nunca posto em prática, sai da costa do Paquistão, passa entre o continente africano e Madagascar, se aproxima da Antártida, contorna a América do Sul e vai parar no nordeste da Rússia.

Leia Mais
>> Maior hidroavião do mundo pode levar até 50 passageiros e voar por 12 horas
>> Inusitada casa construída a partir da popa de um barco está à venda nos EUA
>> No fundo do mar: conheça sete hotéis submersos pelo mundo
O físico irlandês Rohan Chabukswar e o engenheiro indiano Kushal Mukherjee desenvolveram um algoritmo que pudesse analisar diversos dados do globo terrestre para analisar se o traçado de Anderson estaria correto e se de fato nenhuma porção de terra seria encontrada nessa viagem hipotética. E não é que ele estava correto? A rota total tem 32 090 km, começando perto do porto de Karachi, no Paquistão, e terminando perto de Kamchatka, na Rússia.
A dupla Chabukswar-Mukherjee também calculou o maior caminho terrestre sem atravessar grandes porções de água, que seria sw uma viagem entre Quanzhou, na China, e Sagres, em Portugal, em um total de 11 241 km passando por 15 países. Porém, essa informação não é precisa, já que circula na internet um suposto trajeto entre Wenzhou, na China, e Greenvile, na Libéria, que teria 13 573 km.
Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Modelos Artura e SUV DBX707 fizeram sucesso entre os visitantes no Marina Itajaí Boat Show 2025
Em parceria com a equipe Itajaí Sailing Team, visitantes do evento náutico aprenderam mais sobre o mundo da vela na prática
Projeto da UFSC, Vento Sul leva público do evento para tour no rio Itajaí-Açu a bordo do Barco Solar Guarapuvu
Tradicional momento fashion do evento exibiu sete grifes e parou o público do salão náutico
Convidados especiais aproveitaram o espaço da Revista NÁUTICA durante o evento. Confira as fotos