Visitantes do Boat Show de Itajaí podem navegar em barco movido a energia solar
Projeto da UFSC, Vento Sul leva público do evento para tour no rio Itajaí-Açu a bordo do Barco Solar Guarapuvu


Mais do que desenvolver barcos movidos a energia solar, a equipe Vento Sul, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), os coloca à prova no cenário competitivo — e ainda fazem bonito! Durante o Marina Itajaí Boat Show 2025, o público pode embarcar no modelo Guarapuvu para navegar pelo rio Itajaí-Açu.
Marina Itajaí Boat Show 2025: confira a transmissão ao vivo do 3º dia
Fotos: 2º dia de lounge NÁUTICA no Marina Itajaí Boat Show 2025
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Referência nacional na construção de embarcações sustentáveis, o projeto reúne, desde 2009, estudantes de diversas áreas, com destaque para a engenharia.
Com sede própria, ferramentas e estrutura completa, a Vento Sul tem como foco as competições nacionais e internacionais. A equipe acumula conquistas expressivas, como o pentacampeonato da Desafio Solar Brasil na categoria Catamarã e quatro títulos na classe Livre. Além de pilotos e engenheiros, participam alunos de outras áreas, como Maryella Krug, estudante de farmácia que atua como gerente comercial.


À NÁUTICA, ela destacou que a embarcação, feita de fibra de carbono — material muito leve — , alcança até 12 nós (cerca de 22 km/h). O grande destaque, porém, são os painéis solares.
O barco, similar a uma canoa, carrega um sistema de bateria com propulsão elétrica, que o torna totalmente movido a energia solar. Logo, o Guarapuvu navega sem ruídos e sem emissão de poluentes — um modelo de sustentabilidade na prática.


É algo que espelha o futuro da navegação– destaca Mariela
Como é navegar no Guarapuvu?
Outro estudante de farmácia é Pedro Henrique, que garantiu um passeio no Guarapuvu. Ele, que não conhecia a iniciativa, ganhou em um sorteio do Instagram a oportunidade de visitar o Marina Itajaí Boat Show e navegar no monocasco pela primeira vez sobre as águas do rio Itajaí-Açu.


Gostei muito. Quero voltar e talvez até entrar para a equipe– conta ele, que considera participar do próximo processo seletivo da Vento Sul


Rumo ao topo do mundo
No cenário competitivo, o Guarapuvu acomoda apenas o piloto, para que esteja o mais leve possível. Gabriel Berg Petry, capitão da equipe da Vento Sul, explica que a embarcação usa três módulos solares de 510 watts, atuando sob a tensão de 36 volts e carga de 180 A/h — o máximo permitido pelo limite das competições.


Consolidada no cenário nacional — com direito a recordes de velocidade em disputas — , a Vento Sul busca ampliar seu repertório para os desafios internacionais. A ambição do grupo é instalar um hidrofólio, que deixaria o barco ainda mais veloz, mirando o mundial em Mônaco.
“Esse barco não foi desenvolvido para ter um hidrofólio. Ele tem um casco principalmente de planeio, que sobe e voa na água. A gente vai alterar algumas características para colocar mastros, que terão asas que tirarão ele da água em função da velocidade”, explica Petry.
Quando fomos competir na Holanda, já era comum o uso de hidrofólios e estávamos um pouco para trás nesse quesito– explica o capitão da equipe Vento Sul
Oportunidade de ouro para uma equipe campeã
Mais do que promover passeios, a Vento Sul busca com a participação no evento mostrar o potencial de mercado da embarcação sustentável e atrair visibilidade ao projeto — que atualmente não conta com patrocinadores.
Queremos ser notados, conseguir conversar com outras marcas que se identifiquem com o que fazemos, com a nossa visão e missão– destacou Maryella
Marina Itajaí Boat Show 2025
Celebrado em um dos principais polos da indústria náutica brasileira, o Marina Itajaí Boat Show 2025 traz atrativos para todos os gostos. Nas embarcações, os modelos vão dos jets aos grandes iates, passando por veleiros e lanchas de pequeno, médio e grande porte.
Quem busca por motores, o coração dos barcos, encontra quatro das principais marcas do setor reunidas: Yanmar, Yamaha, Hidea e Volvo Penta.
Inovação da edição 2025, o evento terá o primeiro shopping náutico 100% flutuante do Brasil, montado sobre a Baía Afonso Wippel. Além dele, uma segunda área de shopping, na área seca, vai reunir uma ampla variedade de empresas apresentando acessórios e serviços para embarcações.
Enfatizando que o lifestyle náutico vai muito além dos barcos, o evento tem ainda uma série de empreendimentos de luxo sendo apresentados, bem como dois carrões: um DBX707, SUV da Aston Martin, e o Artura, superesportivo híbrido da McLaren.
Anote aí!
Quando: De 3 a 6 de julho de 2025
Horário: Quinta e sexta-feira, das 14h às 21h; sábado, das 11h às 21h; domingo, das 11h às 20h.
Onde: Marina Itajaí (Av. Carlos Ely Castro, 100, Centro, Itajaí-SC)
Mais informações: site do evento
Ingressos: site oficial de vendas
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Descoberta aconteceu em Dubrovnik, sul da Croácia, enquanto trabalhadores instalavam uma tubulação
Evento gratuito faz parte da Temporada Brasil-França, que comemora os 200 anos de relações entre os países
Viking Cruises, companhia com foco em itinerários no Norte da Europa, aposta em navios sustentáveis
Com lançamento previsto para 2027, embarcação dá destaque ao convés superior e tira cabines dos deques inferiores
Nomes como Cristiano Ronaldo, Erling Haaland, Dua Lipa e Hailey Bieber compartilharam cliques curtindo a Europa em embarcações