Mais de 20 ações pela limpeza dos oceanos serão realizadas na Volvo Ocean Race no Brasil

Por: Redação -
23/03/2018

A Volvo Ocean Race, considerada a “Fórmula 1 dos mares”, roda o planeta com um objetivo que vai muito além das práticas esportivas. O evento possui grande vocação ao estímulo de atividades sociais em prol da educação e sustentabilidade. O tema da edição 2017/2018 é o cuidado com os oceanos. Durante a sua passagem pelo Brasil, mais de 20 ações serão realizadas no Itajaí Stopover, entre os dias 5 e 22 de abril, para conscientizar a sociedade, empresas e governantes.

Uma das principais ações será a realização do Seminário Técnico Científico “O futuro dos oceanos: Combate ao lixo no mar” no auditório do Centreventos, em 18 de abril. Organizado pela Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (Famai), Prefeitura de Itajaí, UFSC e com apoio da ONU, o evento contará com grandes nomes como o Procurador-Chefe do Ministério Público Federal em Santa Catarina (MPF/SC), Darlan Airton Dias, a representante da ONU Meio Ambiente, Fernanda Daltro, o Professor Doutor da Universidade de Aveiro (Portugal), Armando da Costa Duarte, o Coordenador de Gerenciamento Costeiro do Ministério do Meio Ambiente, Régis Pinto Lima, entre outros.

No seminário será assinado um protocolo de intenções do município com a campanha global “Clean Seas”, em português: “Mares limpos”. Proposta pela ONU Meio Ambiente, alerta sobre a poluição dos oceanos, atividades poluidoras e orienta para o destino correto dos lixos. O Itajaí Stopover terá ações como projeções da campanha no ‘The Globe’, orientação aos visitantes, abordagem entre barcos de lazer e turismo e apoio de outras ações. A atividade da ONU Meio Ambiente conta ainda com o Team Clean Seas, um dos sete veleiros participantes da regata, que compete na Volvo Ocean Race com objetivo de recolher os lixos marinhos encontrados pelos quatro oceanos e cinco continentes.

 

Na Vila da Regata em Itajaí ainda há uma série de programação em favor do meio ambiente. Serão distribuídas sementes de árvores nativas e realizadas oficinas de sustentabilidade em que as crianças poderão transformar e dar reuso a materiais. Além disso, através das visitas guiadas, mais de 7 mil estudantes participarão de estações educacionais que manterão informações sobre práticas sustentáveis como o “Planetário”, o “Turn the Tide on Plastics Team Base”, entre outros. Outro grande foco das ações sustentáveis no local será a apresentação do Veleiro ECO, primeiro do Brasil desenvolvido para expedições e pesquisas oceanográficas que estará aberto para visitação a partir de 15 de abril.

Com propósito de promover um evento sem utensílios plásticos, a Vila da Regata em Itajaí terá apenas copos reutilizáveis em que os visitantes deixarão o valor caução de R$ 5 para retirada do material. Ao final da visita à Vila da Regata, a pessoa pode ficar com o copo ou devolver o objeto e pegar o dinheiro de volta. Já os pratos dos restaurantes serão biodegradáveis para que entrem em decomposição em menos de 30 dias, número bem menor se comparado com os plásticos que trazem 200 anos de agressão ao meio ambiente. No local ainda serão instalados bebedouros com fontes de água potável para que os frequentadores possam se refrescar sem a necessidade de comprar a bebida, evitando assim a utilização de garrafas plásticas.

A Volvo Ocean Race no Brasil ainda apoiará diversas atividades de conscientização como o “Encontro de Jovens pelos Oceanos”, que será realizado na tarde de 6 de abril no auditório, a limpeza da praia do Atalaia em 15 de abril, com a participação da comunidade, e o Campeonato de Surfe realizado no mesmo dia, em que os participantes utilizarão pranchas confeccionadas com garrafas plásticas. Serão promovidas visitas monitoradas ao Parque do Atalaia, que possui mais de 19 mil metros quadrados de área de preservação e é moradia de 200 tipos de árvores e cerca de 100 animais nativos.

 

Seleção e destino correto

Todos os dejetos gerados na Vila da Regata ganharão um destino correto. Durante os 18 dias de evento, uma cooperativa atuará ativamente dentro da Vila da Regata para seleção do lixo produzido. Tudo que poderá ser reciclado será levado até a sede do grupo que transformará os objetos. A conscientização ambiental se manterá até mesmo após o dia 22 de abril, quando a Volvo Ocean Race se despedirá do Brasil. Todos os materiais utilizados no evento, como bandeiras e objetos de divulgação, serão doados para entidades assistenciais que farão a transformação das peças para objetos de decoração, acessórios, entre outros, para obter lucro com a venda dos utensílios.

 

Antes da Volvo Ocean Race

Meses antes da chegada dos barcos ao Brasil, a região passou a respirar as propostas sustentáveis do evento. Desde a segunda quinzena de março são realizadas apresentações teatrais nas escolas de Itajaí e distribuídas cartilhas para conscientização ambiental em escolas e creches e são promovidas ações de engajamento social, como o mutirão “Juntos pelo Rio” que surgiu em 2012 e já retirou mais de 75 toneladas de lixo do Rio Itajaí-açu. A edição de 2018 está agendada para o sábado (24/3).

Programação Seminário Técnico Científico:

12h30min – Credenciamento

13h30min – Abertura Oficial

14h40min – “O lixo nos mares do Brasil” com Régis Pinto Lima, Ministério do Meio Ambiente

15h10min – Campanha “Mares Limpos” com Fernanda Daltro, ONU Meio Ambiente

15h30min – Projeto “Menos1Lixo” com Fe Cortez, YouTuber e criadora do projeto de redução de lixo

16h – Coffee Break

16h20min – Case: “Paraty sem descartáveis” com Anderson Terra da Associação Com. e Ind. de Paraty

16h50min – Case “Instituto Ecosurf e Projeto Route: ações de limpeza de praia,combate a poluição e métodos de mobilização social” com João Malavolta, Instituto Ecosurf

17h20min – “Plástico, o vilão dos oceanos” com Prof. Dr. Armando da Costa Duarte, Professor da Universidade de Aveiro (Portugal)

17h50min – Estratégias do Ministério Público Federal no combate ao lixo marinho com Dr. Darlan Airton Dias, Procurador Chefe da Procuradoria da República em Santa Catarina

18h20min – Debates

19h Encerramento

Inscrições através do e-mail: [email protected] ou (47) 3348-8031.

 

SERVIÇO

Volvo Ocean Race Itajaí

Data: 5 a 22 de abril

Horário: De segunda-feira a sexta-feira das 12h às 24h, exceto a abertura, no dia 5 de abril que será a partir das 19h;

Fim de semana das 10h às 24h

Local: Vila da Regata – Centreventos Itajaí

Entrada gratuita

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    "Estabilidade espetacular": Azov estreia Z290C no Rio Boat Show; confira os destaques

    Pela primeira vez no evento, a lancha cabinada está atracada na Baía de Guanabara ao lado da Z260 e da Z380. Salão segue até o dia 19 de abril

    Ventura expõe time de peso no Rio Boat Show com mais de 10 embarcações; veja dois destaques

    Marca apresenta modelos nas águas e na área seca do evento, com direito a lanchas, jet elétrico e linha Adventure. V370 Crossover e V250 Sport se destacam entre novidades

    Recém-lançada, Triton Flyer 32 é destaque da Triton Yachts no Rio Boat Show 2026

    Além da novidade, estaleiro paranaense apresenta sucessos de 44 e 38 pés da linha. Salão náutico se estende até 19 de abril, na Marina da Glória

    É hoje! Desfile de Barcos vai agitar as águas do Rio Boat Show 2026 com muito rock

    Com direito a transmissão ao vivo no YouTube, quase 20 embarcações desfilarão sobre as águas da Baía de Guanabara após show exclusivo de Luana Camarah, às 19h

    1º dia de Rio Boat Show: veja as fotos de quem atracou no Lounge NÁUTICA!

    Espaço sobre as águas da Baía de Guanabara reúne personalidades do setor durante o salão náutico, que segue até 19 de abril na Marina da Glória