Mapfre vence regata-teste da Volvo Ocean Race

Por: Redação -
16/08/2017
Foto: Ugo Fonolla/Volvo Ocean Race

O barco MAPFRE foi o vencedor da regata-teste Leg Zero da Volvo Ocean Race. O evento, realizado nos mares da Europa, teve quatro provas ao todo e os espanhóis finalizaram na frente com cinco pontos de vantagem para o vice-campeão, o Dongfebg Race Team. Eles venceram duas das quatro etapas. O pódio teve ainda o holandês Team Brunel, em terceiro. Os três primeiros colocados disputaram a edição passada da Volta ao Mundo.

Com dois brasileiros na equipe, o team AkzoNobel terminou a Leg Zero, que não contou pontos para a Volvo Ocean Race, em quarto lugar. Joca Signorini e a campeã olímpica Martine Grael fazem parte do veleiro holandês.

“Nessa última etapa fizemos todos os tipos de regatas contra as outras equipes e é interessante ver quão junto os barcos são. Vai ser muito intenso, com muito pouca diferença, entre um barco e outro. Algumas equipes já vem da edição passada com uma vantagem, não só de entrosamento, mas também de conhecimento do barco. Mas nós estamos melhorando e tentando ajustar. Ainda temos um pouco de deficiência em boat speed, a velocidade do barco em algumas condições, em algumas configurações, mas a gente está trabalhando duro e temos esse mês todo de setembro e outubro para melhorar”, disse Joca Signorini.

Os barcos saíram de Saint Malo, na França, com destino a Lisboa, Portugal, mas a organização tomou, na terça-feira (15), a decisão de encurtar a rota por causa dos ventos na região da Baía Biscaia.

O Vestas 11th Hour Racing foi declarado vencedor do último trecho, pois velejou mais em menos tempo na etapa. O team AkzoNobel, com apenas um brasileiro (Joca Signorini) a bordo, ficou em segundo lugar, e o terceiro lugar foi da MAPFRE.

A largada da Volvo Ocean Race será em 22 de outubro com a participação, por enquanto, de sete barcos. Em 2014-15, o campeão foi o Abu Dhabi, de Ian Walker.

CLASSIFICAÇÃO FINAL DA LEG ZERO

1. MAPFRE (ESP, Xabi Fernández), 29 pontos
2. Dongfeng Race Team (CHN, Charles Caudrelier), 24 pontos
3. Team Brunel (HOL, Bouwe Bekking), 23 pontos
4. Team AkzoNobel (HOL, Simeon Tienpont), 22 pontos
5. Vestas 11th Hour Racing (EUA, Charlie Enright), 20 pontos
6. Turn the Tide on Plastic (Dee Caffari), 13 pontos
7. Team Sun Hung Kai/Scallywag (HKG, David Witt), 9 pontos

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Gosma azul encontrada no fundo do Pacífico pode ajudar a entender os primórdios do planeta

    Descoberta próxima à Fossa das Marianas, a 3 mil metros de profundidade, substância sobrevive em ambiente extremamente hostil e sem luz

    Empresário maranhense monta "garagem museu" com três lanchas da mesma fabricante

    Apesar da breve trajetória na náutica, Samarlon já navegou por ao menos seis embarcações e consolidou preferência por um estaleiro

    YouTuber lança câmera a 200 metros de profundidade e registra criatura não identificada

    Barny Dillarstone é famoso pelas explorações subaquáticas e surpreendeu até mesmo especialistas com seu achado. Assista!

    Quanto custa uma lancha no modelo multipropriedade?

    Novo serviço da Flip Boat Club oferece planos com bom custo-benefício e cota para até seis pessoas

    Dois em um: novo trimarã promete velocidade de regata oceânica e luxo de iate

    Projeto da Global Yacht Technology entrega comodidade de "gente grande" e tem casco principal inspirado na Fórmula 1