Marina Itajaí anuncia o início da primeira fase das obras de ampliação

Por: Redação -
06/11/2018
Foto: Acioni Cassaniga

A Marina Itajaí, no litoral norte de Santa Catarina, anunciou a primeira fase de ampliação de parte de sua estrutura que será finalizada até dezembro. Trata-se da criação de uma área específica para serviços náuticos que reunirá empresas ligadas ao segmento. Serão 12 containers inicialmente, com previsão de ampliação no próximo ano, sendo que 90% já estão locados.

“A criação da área de serviços náuticos visa atender uma demanda já existente de embarcações a motor e veleiros que buscam a Marina Itajaí para movimentações com segurança, reparos e manutenções preventivas. É uma prova de como o setor vem se desenvolvendo ano a ano e de como Santa Catarina, em especial Itajaí, estão consolidadas como um polo náutico, não só no turismo, mas para a realização de serviços diversos nas embarcações”, diz o diretor náutico da Marina Itajaí Carlos Oliveira.

A previsão é de que até o final novembro os containers, de 20 a 40 pés, estejam instalados na área próxima aos hangares (vagas secas abrigadas para estacionar barcos) e ao cais (local de embarque e desembarque de passageiros). As empresas que já alugaram as áreas para a colocação dos containers, irão oferecer serviços de limpeza interna de embarcações, manutenção de motores, hidráulica e elétrica, além de limpeza e pintura de casco, reparos em peças de inox, entre outros serviços técnicos gerais e refit. Inicialmente, a expectativa é gerar cerca de 100 empregos diretos e indiretos.

Além da nova área de serviços, o pátio também passará por reestruturação, prevista para acontecer no ano que vem. “Queremos duplicar a capacidade de movimentações e atendimentos simultâneos para a realização de serviços em embarcações. Somente esse ano, mais de 100 barcos foram içados pelos nossos modernos equipamentos, o ForkLift para até 12 toneladas e o TravelLift para até 75 toneladas. Nesta época, já trabalhamos com lista de espera de 20 a 30 dias para o verão”, explica o diretor.

Atualmente, o pátio da Marina Itajaí é capaz de abrigar até 11 embarcações de até 80 pés ao mesmo tempo. Isso significa que, com a reestruturação da área para serviços, no ano que vem até 22 barcos poderão realizar reparos simultâneos, além de contar com a gama de produtos e serviços náuticos oferecidos pelas empresas terceirizadas.

LEIA TAMBÉM

>>Primeira cabinada com teto solar elétrico da NX Boats estará em São Sebastião
>>Phantom 303 será destaque da Schaefer no São Sebastião Boat Show 2018
>>Nova Coral 27 cabinada será uma das atrações do São Sebastião Boat Show

Marina Itajaí anuncia novo píer para atracar embarcações

Também como parte da primeira fase de ampliação, a Marina Itajaí confirma a estruturação do píer flutuante. A estrutura terá 105 metros de comprimento e irá oferecer inicialmente 42 vagas para a atracação de barcos com até 30 metros de comprimento, o que representa uma ampliação de 30% do número de vagas molhadas disponíveis. A estrutura suportada por pilares deve ser concluída até dezembro deste ano.

“O novo píer da Marina Itajaí é um equipamento importante para o turismo da cidade. Cada embarcação que chega na região movimenta, além da mão de obra especializada, outros setores como turismo, gastronomia, comércio, entre outros. O novo píer poderá receber desde lanchas até grandes veleiros, iates, escunas, entre outros tipos de embarcações e possibilitar o embarque e desembarque de passageiros. Serão dezenas de vagas disponíveis. Esperamos que o resultado alcançado na última alta temporada se repita, ou seja, a expectativa é registrar 100% de ocupação das vagas molhadas no período de verão”, conclui.

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Banco de Arguim: conheça encontro entre deserto e vida marinha na costa da Mauritânia

    Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, área abriga um dos ecossistemas costeiros mais ricos do mundo

    Submarino fora d'água vira estadia completa em camping do Reino Unido

    Estrutura feita originalmente para equipar um navio HMS Destroyer ainda fica próxima a ponto marcante da franquia de Harry Potter

    Azov Yachts anuncia nova loja no Novotel Marina, no Recife

    Prevista para fevereiro, unidade estará às margens do Rio Capibaribe, em complexo que possui marina de classe internacional

    Concessão de marinas públicas pode impulsionar setor náutico brasileiro

    Brasil tem defasagem de vagas para barcos em marinas, impactando turismo e empregos

    De chamego: tubarões-baleia são flagrados "flertando" em registro raro da natureza; assista

    Gesto é de grande valor para cientistas, que ainda pouco sabem sobre comportamentos da espécie ameaçada