Marinha do Brasil alerta para segurança na navegação no Boat Show de Foz
Atuação dos militares no lago de Itaipu envolve orientar o público, proteger navegantes e cuidar das fronteiras brasileiras
A Marinha do Brasil participou da 2ª edição do Foz Internacional Boat Show, ajudando a conscientizar o público sobre a importância da segurança da navegação. Além das já tradicionais ações de inspeção naval, a Marinha aproveitou para divulgar o aplicativo NavSeg, que reúne normas e ações de salvaguarda.
De chuva a escorpião: saiba como foi a 1ª etapa da expedição de jets do Boat Show de Foz
Iniciativa do Grupo Náutica, JAQ afirma acordo com Itaipu Parquetec para barcos com hidrogênio verde
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
“Pelo aplicativo é possível acessar todas as nossas diretrizes e consegue ali se adequar, ver o que que precisa para qualificar sua embarcação”, explicou o Capitão de Fragata Uanderson Simonin Lauriano da Silva, Capitão dos Portos do Rio Paraná.
Já o primeiro-sargento Vinícius França Petrocelli destacou a importância da fiscalização da Marinha para coibir práticas irregulares, como a direção de embarcações sob efeito de álcool e a falta de equipamentos de segurança. “O colete salva-vidas é um item obrigatório e muitas vezes é negligenciado pelos navegadores. Nossa missão é conscientizar e garantir que todos naveguem com segurança”, afirmou.
Dada a localização de Foz do Iguaçu, de tríplice fronteira, o trabalho da Marinha na região engloba também o patrulhamento nas águas.
“Temos um lado de polícia, já voltado para coibir crimes, atos Ilegais. Nessas ocasiões nós atuamos com reforço do grupamento de fuzileiros navais de Santos (SP), e também atuamos em conjunto com demais órgãos de Segurança Pública”, afirma o Capitão Uanderson, que cita entre os principais parceiros o Núcleo de Polícia Marítima (NEPOM), da Polícia Federal, o Batalhão De Polícia de Fronteira da Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal.
Para desenvolver suas ações na água, a Marinha utilizava embarcações e motos aquáticas. Vale ressaltar que o jet é uma ferramenta fundamental para as operações de fiscalização, especialmente em áreas de difícil acesso. Com sua alta performance e capacidade de manobra, o equipamento permite alcançar áreas remotas do lago e realizar abordagens rápidas.
Por fim, o capitão Uanderson destacou a importância do Boat Show de Foz. “Além do desenvolvimento socioeconômico da região, o evento nos permite incutir na cabeça das pessoas a importância da segurança, de se preparar e ter responsabilidade para utilizar uma embarcação. No momento em que a gente tem um evento como esse e consegue passar esse recado, já valeu muito a pena”.
Foz Internacional Boat Show 2024
A segunda edição do Foz Internacional Boat Show chegou! Com lanchas, pontoons, jets, motores, equipamentos e acessórios, o salão náutico paranaense atraca de 28 de novembro a 1º de dezembro no Iate Clube Lago de Itaipu, o “mar doce” da região.
Realizado no oeste do Paraná, o evento acontece sobre as águas doces de Foz do Iguaçu e conta com a 2ª edição do Congresso Internacional Náutica, test-drive de embarcações, atrações de vela, expedições de jet, campeonato de pesca e milhares de apaixonados pelo universo náutico nas águas navegáveis do Lago de Itaipu.
Além disso, o salão ocorre na região da tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, e pertinho das Cataratas do Iguaçu, uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo! O Foz Internacional Boat Show tem apoio do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Turismo e Viaje Paraná, da Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec.
Anote aí!
2º FOZ INTERNACIONAL BOAT SHOW
Quando: De 28 de novembro a 1º de dezembro de 2024
Onde: Iate Clube Lago de Itaipu (R. Inacio Reuter Sottomaior, 1020 – Jd Porto Dourado)
Horário: Das 15h às 22h
Mais informações: site oficial do Foz Internacional Boat Show
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Tags
Relacionadas
Reciclagem de resíduos e compensação de carbono foram destaque dentro do evento náutico do oeste do Paraná
Linha completa do estaleiro catarinense está à disposição; clientes garantem benefícios exclusivos da loja na compra das embarcações
Animal da espécie Oxynotus Centrina possui leucismo, condição responsável pela “aparência fantasmagórica”
Em parceria com Instituto Água e Terra e Adetur, secretaria de turismo divulgou destinos e engajou empreendedores
Regata Volta à Ilhabela teve Phoenix como campeão na classe ORC. Veja os demais premiados