De chuva a escorpião: saiba como foi a 1ª etapa da expedição de jets do Boat Show de Foz
Após mais de 400 km, grupo de 150 jeteiros que saiu de Rosana (SP) comemorou chegada à Foz
A primeira etapa da Expedição Foz Boat Show foi concluída na tarde de quinta-feira (28). O grupo de 150 jeteiros, que saiu de Rosana, no interior de São Paulo, no dia anterior, comemorou a chegada atracando em grande estilo no 2º Foz Internacional Boat Show. O salão náutico acontece até domingo, 1º de dezembro, no Iate Clube Lago de Itaipi (ICLI).
Cerimônia de abertura marca o início do Foz Internacional Boat Show 2024
Iniciativa do Grupo Náutica, JAQ firma acordo com Itaipu para barcos com hidrogênio verde
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Foram cerca de 421 km percorridos e cinco deslumbrantes destinos explorados pelas águas do rio Paraná: Rosana (SP), Porto Natal (PR), Guaíra (PR), Porto Santa Helena (PR) e Foz do Iguaçu (PR), palco do Boat Show de Foz. A travessia, fruto de uma parceria da Boat Show com MSJet, marca a primeira vez de uma expedição deste porte no trajeto.
Apesar do sucesso desta primeira etapa — o retorno está marcado para o dia 30 de novembro, às 6h –, a travessia não dispensou turbulências. A primeira delas se deu logo na saída, e aconteceu com Renan Macedo, integrante do time da Revista Náutica. Após ser picado por um escorpião, Renan precisou ir até um hospital. Felizmente, deu tudo certo e nosso “jeteiro” conseguiu seguir o percurso.
Estava dentro do meu tênis quando eu calcei– explica Renan
O clima também causou transtornos ao grupo de aventureiros. De acordo com Renan, dois trechos marcaram as principais dificuldades enfrentadas pela expedição: um com ondas muito grandes e outro com as rajadas de vento e chuva, ainda na quarta-feira (27).
“Tivemos que recuar um pouco para a praia, porque ficou muito difícil de enxergar, com tanta chuva”, relembra Renan.
Durante o tempo desafiador, a estratégia foi se agrupar e tomar decisões. Uma delas foi voltar ao ponto em que haviam acabado de sair, na praia.
Foi a decisão mais correta. Não adiantava tentar seguir, porque era impossível enxergar um ao outro– conta Renan
Apesar das adversidades, todo o percurso foi “surpreendente”. “É impressionante a cor da água do rio Paraná: cristalina! Você consegue enxergar o fundo em vários trechos do percurso”, exalta o jeteiro, que não esconde: “chegar ao Boat Show foi emocionante. Não tinha como não se emocionar e ficar muito feliz por termos chegado”.
Foi um projeto que pensamos há muito tempo. Ver que conseguimos chegar no objetivo final foi muito gratificante– conclui
Confira, a seguir, um pouco de como foi a chegada da Expedição Foz Boat Show ao ICLI, palco do Boat Show de Foz.
Ver essa foto no Instagram
Foz Internacional Boat Show 2024
A segunda edição do Foz Internacional Boat Show chegou! Com lanchas, pontoons, jets, motores, equipamentos e acessórios, o salão náutico paranaense atraca de 28 de novembro a 1º de dezembro no Iate Clube Lago de Itaipu, o “mar doce” da região.
Realizado no oeste do Paraná, o evento acontece sobre as águas doces de Foz do Iguaçu e conta com a 2ª edição do Congresso Internacional Náutica, test-drive de embarcações, atrações de vela, expedições de jet, campeonato de pesca e milhares de apaixonados pelo universo náutico nas águas navegáveis do Lago de Itaipu.
Além disso, o salão ocorre na região da tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, e pertinho das Cataratas do Iguaçu, uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo! O Foz Internacional Boat Show tem apoio do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Turismo e Viaje Paraná, da Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec.
Anote aí!
2º FOZ INTERNACIONAL BOAT SHOW
Quando: De 28 de novembro a 1º de dezembro de 2024
Onde: Iate Clube Lago de Itaipu (R. Inacio Reuter Sottomaior, 1020 – Jd Porto Dourado)
Horário: Das 15h às 22h
Mais informações: site oficial do Foz Internacional Boat Show
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Tags
Relacionadas
Animal só foi encontrado sete vezes ao longo da história, o que o torna um verdadeiro enigma para a ciência
Americano realizou o feito em novembro de 2008, prometendo prêmio para quem a encontrasse; saiba o que ele escreveu
Região onde animais foram avistados é rodeada de mistérios, como cânions submarinos e hotspots de biodiversidade
Viagens no navio de 230 pés com capacidade para 38 hóspedes acontecerão a partir de 2026
Atração ficará disponível até domingo (8), promove sustentabilidade e traz atividades para todas as idades