Marinha do Brasil mostra importância da sinalização náutica no Rio Boat Show 2023
Entidade levou até o evento boias e lanternas de sinalização para demonstração


A Marinha do Brasil, mais antigo dos três ramos das Forças Armadas do país, esteve presente no Rio Boat Show 2023 reforçando a importância de estar por dentro das regras de sinalização náutica. Para isso, a entidade levou ao evento pequenos exemplos de boias e lanternas de sinalização para demonstração.
Barcos dos principais estaleiros roubam a cena em desfile na “piscina” da Marina da Glória
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Maior Marinha da América Latina e a segunda maior do continente americano, a Marinha do Brasil, através do Centro de Auxílios à Navegação Almirante Moraes Rego (CAMR), vem buscando um conjunto de inovações tecnológicas que estão sendo implementadas para análises de projetos de Auxílios à Navegação.


Alguns exemplos que já acontecem na prática, são: o serviço de tráfego de embarcações Vessel Trafic Service (VTS), as Estações de Referência para Transmissão de Correção Diferencial do Sistema Global de Navegação por Satélite (ERDGNSS), os Auxílios à Navegação (AIS-AtoN) e a utilização de ferramentas de Sistemas de Informações Geográficas (GIS).
A equipe presente no estande da entidade reforçou que se lançar ao mar não é simplesmente tirar uma carta náutica, existem outras informações importantes que precisam de atenção, como batimetria, vento e temperatura, por exemplo. E, da mesma forma que existem as leis de trânsito, existe a sinalização náutica — que deve ser respeitada.


Os sinais que levados pela entidade ao evento náutico são pequenos exemplos de boias e lanternas de sinalização, para demonstrar as entradas e saídas de portos ou canais e facilitar a compreensão do público.
Também visando auxiliar nesse processo, um novo aplicativo da Marinha foi apresentado. Gratuito, ele está disponível tanto para sistemas iOS quanto para Android. O app mostra a importância da segurança para navegação, todas as informações sobre vento e tira qualquer outra dúvida que o usuário possa ter antes de ir para o mar.


Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Após percalços na temporada 2025, regata de alta velocidade finalmente terá disputa na América do Sul e em águas brasileiras
À NÁUTICA, construtor do "rabejet" revelou bastidores da embarcação cujos vídeos somam quase um milhão de visualizações nas redes sociais
Nos termos da Lei, a resposta depende do porte da embarcação e do tipo de navegação. Na prática, todavia, o equipamento é recomendado por especialistas
Erwin Wurm usa embarcações, veículos e objetos cotidianos para discutir absurdo, forma e comportamento humano
Projeto federal propõe dedução de até US$ 10 mil por ano em juros de financiamento de barcos, seguindo o modelo do setor automotivo




