Marinha do Brasil apresenta navios para Simpósio de Segurança do Navegador Amador

Por: Redação -
15/10/2021

O XVII Simpósio de Segurança do Navegador Amador começou nesta quinta-feira (14) com o credenciamento dos participantes. O evento, realizado em parceria com o Yacht Club de Ilhabela (YCI), Marinha do Brasil e Soamar SP, terá atividades em água com início na sexta-feira (15) com o “Dia de Mar”. Serão quatro embarcações da Marinha do Brasil que farão as ações de segurança voltadas para velejadores, navegadores, marinheiros e pessoas relacionadas com o meio náutico.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

As embarcações: Navio-Patrulha Guajará, Aviso de Instrução Aspirante Nascimento, Aviso de Instrução Guarda-Marinha Jansen e Aviso de Instrução Guarda-Marinha Brito. Os navios serão usados para manobras de atracação e desatracação, resgate de homem ao mar, abandono de embarcação, coletes e balsa salva vidas, sinalização com pirotécnicos, transmissão de “Securitée” e “May Day”.

“Iremos realizar procedimentos de resgate ao mar com boias salva-vidas, colete e aeronaves, vai ser um momento muito importante para que os alunos possam colocar em prática tudo aquilo que vamos ensinar e que eles tenham um bom ensinamento ao final do dia de mar”, comentou delegado da capitania dos portos de São Sebastião, Adriano Goulart.

Você quer ver sua marca dentro das plataformas NÁUTICA? Saiba como anunciar!

No Dia do Mar, terá também a demonstração de resgate de náufrago por aeronave, orientando todos os participantes sobre as principais causas de acidentes e de treinamentos com os equipamentos de segurança.

No sábado (16), serão realizadas palestras com nomes conhecidos do mundo náutico e autoridades da Marinha do Brasil, com abertura oficial de Alex Costa – Comodoro do Yacht Club de Ilhabela, Mario Simonsen – Presidente da Soamar-SP, Wladmilson Borges de Aguiar – Almirante de Esquadra e Diretor Geral de Navegação – e Alexandre Cursino de Oliveira – Vice-Almirante e Diretor de Portos e Costas.

“O simpósio tem a importância de além de tirar a carteira para Arrais Amador, Mestre Amador e Capitão Amador, os participantes conseguem se inteirar sobre as questões de segurança e navegabilidade no mar e também colocar em prática todos os ensinamentos realizados no treinamento”, completou o comandante.

No domingo (17/10), acontecerão as provas para Arrais Amador, Mestre e Capitão. É pré-requisito para o exame de Mestre Amador que o candidato seja Arrais Amador. E os inscritos para a avaliação de Capitão devem possuir a licença Mestre Amador.

O Simpósio de Segurança do Navegador Amador teve sua primeira edição realizada no ano de 2000, na Escola Naval. Idealizado pelo Vice Almirante Euclides Duncan Janot de Matos, à época Diretor de Portos e Costas da Marinha do Brasil, o evento teve a coordenação do navegador Carlos Brancante, pela sua experiência de mais de 150.000 milhas navegadas, e o então CMG Bernardo Pierantoni Gamboa, hoje Vice-Almirante.

A missão era aproximar a Marinha dos navegadores amadores, tendo como foco central a segurança. Nesses 20 anos, o simpósio vem conscientizando toda a comunidade náutica sobre como ter uma navegação mais segura e evitar a poluição hídrica, de forma a garantir a salvaguarda da vida humana no mar.

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Fartura, no interior de SP, recebe estrutura náutica de uso público

    Píeres e passarelas construídos pela Metalu integram o Programa de Turismo Náutico do estado

    10 barcos: NX Boats prepara seu “maior estande da história” para o Rio Boat Show 2026

    Entre os destaques estão as lanchas NX310 Impact e NX44 Design by Pininfarina Fly, estreantes no salão náutico carioca, que ocorre de 11 a 19 de abril, na Marina da Glória

    Peixe-boi-marinho "participa" de passeio de jangada em São Miguel dos Milagres; assista!

    Animal resolveu se agarrar à embarcação durante passeio pelas piscinas naturais da região. Espécie está ameaçada de extinção no Brasil

    Maior colônia de corais já documentada fica na Austrália e foi encontrada por mãe e filha

    Formação de quase 4 mil m² ocupa parte da Grande Barreira de Corais da Austrália e, segundo cientistas locais, trata-se da maior colônia já mapeada

    Teste Ross SR 220 Icon: uma 22 pés que agrada

    A nova Ross SR 220 Icon navega bem e oferece boa relação custo-benefício, bom espaço a bordo e até banheiro fechado