Yacht Club de Ilhabela sediará XVII Simpósio de Segurança do Navegador Amador

Por: Redação -
13/09/2021

O Yacht Club de Ilhabela receberá o XVII Simpósio de Segurança do Navegador Amador, entre os dias 15 e 17 de outubro. Promovido pela Marinha do Brasil, em parceria com a Soamar SP, o encontro tem como objetivo transmitir conhecimentos e divulgar noções de segurança, através de palestras, demonstrações e treinamentos práticos aos que navegam no mar e nas águas interiores.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

É destinado aos navegadores amadores, que desejam se habilitar como Arrais, Mestre e Capitão, velejadores, marinheiros e pessoas relacionadas com o meio náutico. A abertura do evento terá o tradicional Dia de Mar, com treinamento prático em embarcações da Marinha, focado na segurança da navegação.

As atividades incluem atracação e desatracação, noções práticas de manobras e navegação, resgate, abandono de embarcação, coletes e balsas salva vidas, sinalização com pirotécnicos, transmissão de “Securitée” e “May Day”, demonstração de resgate de naufrágio por aeronave e desembarque dos meios.

”O Yacht Club de Ilhabela mantém sua vocação de fazer eventos ligados ao mar e impulsionando a navegação. O Simpósio é mais um exemplo. Vamos trazer os principais especialistas no segmento, principalmente a Marinha do Brasil, nossa parceira histórica. Estaremos abertos seguindo, assim como na Semana de Vela de Ilhabela, um rigoroso protocolo de segurança contra COVID-19”, disse Alex Costa Pereira, comodoro do Yacht Club de Ilhabela.

O segundo dia contará com uma série de palestras com autoridades náuticas sobre segurança da navegação, sobrevivência no oceano e meio ambiente. Para encerrar o evento, serão realizados exames para as categorias de Arrais, Mestre e Capitão Amador, com entrega das carteiras aos navegadores aprovados.

”O Yacht Club de Ilhabela mantém sua vocação de fazer eventos ligados ao mar e impulsionando a navegação. O Simpósio é mais um exemplo. Vamos trazer os principais especialistas no segmento, principalmente a Marinha do Brasil, nossa parceira histórica. Estaremos abertos seguindo, assim como na Semana de Vela de Ilhabela, um rigoroso protocolo de segurança contra COVID-19”.

“O Simpósio tornou-se uma tradição muito importante, tanto para os navegadores como para a Marinha do Brasil. O tema da segurança só tem a evoluir, e junto com ele o relacionamento entre amadores e as autoridades marítimas”, destacou Mauro Dottori, diretor do YCI. “E para o Yacht Club de Ilhabela, é uma honra sediar e ajudar a perpetuar um evento que se mostrou um grande sucesso”.

Mauro Dottori lembrou ainda a importância do Dia de Mar, reservado para as práticas em alto mar. “É um dia fantástico, porque mostra como é realmente uma salvatagem. Os amadores veem o uso de pirotécnico, a balsa, os resgates, algumas manobras e um pouco da prática da Marinha e da navegação. E no último dia, como a cerejinha do bolo, ainda são feitas as provas de patentes amadoras, com a carteira entregue na hora”.

Ações sociais e ambientais

Durante o XVII Simpósio de Segurança do Navegador Amador, também serão realizadas ações sociais e ambientais já em prática no Yacht Club de Ilhabela. Uma delas é a campanha de doação de roupas de tempo para velejadores, iniciada durante a última edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, em julho. Todas as peças arrecadadas serão entregues às escolas de vela da região.

Outra ação iniciada durante a Semana de Vela é a divulgação do Guia de Boas Práticas a Bordo aos navegadores. O guia, elaborado por Andrea Soffiatti Grael em conjunto com o projeto Grael, busca uma mudança de comportamento que gere benefícios para o ambiente marinho.

Já a campanha “Elastic Cut” visa recolher e retirar os elásticos das máscaras descartáveis, para descartá-las de maneira apropriada, evitando a poluição do meio ambiente.

Visita técnica

Nesta semana, os organizadores do Simpósio fizeram uma visita técnica ao Yacht Club de Ilhabela, para um inspeção prévia. Estiveram presentes o CMG. Costa Moura, Chefe da Segurança do Tráfego Aquaviário, o CMG. Adriano – Del.S.Sebastião, a CT Helenilde, Chefe do Departamento de Inspeção Naval, Pessoal Amador e Marinas. além dos técnicos de TI da Marinha. A Full Time, como organizadora do Simpósio, acompanhou a visita.

Programação

14/10 (quinta-feira)
Credenciamento

15/10 (sexta-feira)
Dia de Mar

16/10 (sábado)
Credenciamento
Abertura solene
Palestras
Encerramento

17/10 (domingo)
Provas
Entrega solene das carteiras

Sobre o Simpósio

O Simpósio de Segurança do Navegador Amador teve sua primeira edição realizada no ano de 2000, na Escola Naval. Idealizado pelo Vice Almirante Euclides Duncan Janot de Matos, à época Diretor de Portos e Costas da Marinha do Brasil, o evento teve a coordenação do navegador Carlos Brancante, pela sua experiência de mais de 150.000 milhas navegadas, e o então CMG Bernardo Pierantoni Gamboa, hoje Vice-Almirante.

A missão era aproximar a Marinha dos navegadores amadores, tendo como foco central a segurança. Nesses 20 anos, o simpósio vem conscientizando toda a comunidade náutica sobre como ter uma navegação mais segura e evitar a poluição hídrica, de forma a garantir a salvaguarda da vida humana no mar.

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Maior colônia de corais já documentada fica na Austrália e foi encontrada por mãe e filha

    Formação de quase 4 mil m² ocupa parte da Grande Barreira de Corais da Austrália e, segundo cientistas locais, trata-se da maior colônia já mapeada

    Teste Ross SR 220 Icon: uma 22 pés que agrada

    A nova Ross SR 220 Icon navega bem e oferece boa relação custo-benefício, bom espaço a bordo e até banheiro fechado

    Iniciativa aposta no DNA ambiental para encontrar soldados perdidos no mar

    Projeto testa uso de eDNA para localizar restos de mais de 40 mil militares americanos desaparecidos no mar desde a Segunda Guerra Mundial

    Casco expansor que se acopla ao jet será uma das atrações do Rio Boat Show 2026

    O Raptor Boat é fabricado pela Edy Jet's Náutica, que detém parque fabril próprio em Magé (RJ). Evento acontece de 11 a 19 de abril

    Filhote de tubarão gravemente ameaçado de extinção nasce em aquário no Paraná

    Tubarão-galha-branca-oceânico nasceu ao final de janeiro de 2026 no recém-inaugurado AquaFoz, em Foz do Iguaçu