Medalhistas Olímpicos de Vela Grael e Bank se enfrentarão no Campeonato Mundial de 12 metros

Por: Redação -
24/01/2019

Torben Grael e o dinamarquês Jesper Bank, que têm oito medalhas olímpicas de vela entre eles, vão se enfrentar no Campeonato Mundial de 12 metros de 2019, juntando-se a grandes nomes da vela de todo o mundo. O evento está programado de 8 a 13 de julho em Newport, RI, EUA, e acontece nas mesmas águas onde a America’s Cup foi realizada de 1958 a 1983, adicionando significado histórico a esta competição planejada para 24 equipes representando sete países em quatro divisões.

Grael, vencedor de cinco medalhas olímpicas (dois ouros e dois bronzes na classe Star e uma de prata na classe Soling) comandará o KA-12 Kookaburra II, do italiano Patrizio Bertelli, na divisão Grand Prix de sete barcos, enquanto o segundo barco de Bertelli, US-12 Nyala, defenderá seu título mundial de Barcelona 2014 na divisão de quatro barcos Vintage.

“Estou ansioso para a ação nestes belos e históricos barcos e para navegar em um lugar especial como Newport”, disse Grael, cuja experiência passada em 12 metros inclui vitória em 1999, em Saint Tropez, com KZ-7 Kiwi Magic (também competindo na Divisão de Grandes Prêmios) e navegando em Nyala, no Jubileu da America’s Cup, em Cowes, em 2001.

Enquanto Grael acrescenta uma experiência relevante para a sua realização como um dos marinheiros mais bem sucedidos da história olímpica, ele tem um enorme respeito pelas realizações de navegação de Bank. “Conheço bem Jesper; nós navegamos Solings uns contra os outros em muitas ocasiões. Ele é um ótimo marinheiro”, relatou.

LEIA TAMBÉM
>>Iate Princess X95, em parceria com a Pininfarina, traz novo conceito de flybridge
>>Azimut Yachts participa do Boot Düsseldorf, na Alemanha
>>Plataforma da Opacmare visa facilitar acesso para embarcações com motorização de popa

Bank ganhou três medalhas olímpicas (duas de ouro e uma de bronze na classe Soling). No Mundial, ele atuará como tático a bordo do KZ-5 Legacy (ex-Laura), enquanto seu amigo Thomas Andersen (Kerpeminde, Dinamarca) assume o comando.

“Foi ideia de Thomas vir”, disse Bank, acrescentando que Andersen tripulou para ele durante os Jogos Olímpicos de 1984 e passou a dirigir muitas campanhas. “Nós crescemos navegando um contra o outro em Fredericia, então é uma amizade longa e testada. Seu pai era dono de 12 metros, então isso fazia parte de sua infância, e Newport para nós é um lugar tão lendário para 12 Metros…”. Bank fez campanha pela Copa América duas vezes, em 2003, com o Victory Challenge e, em 2007, com a United Internet Team Germany.

Os 12 Metros são divididos com base em quando foram construídos: Grand Prix (1987), Modern (1967-1983), Tradicional (1958-1966) e Vintage (1907-1958). As divisões Grand Prix, Modern e Traditional representam principalmente 12 Metros construídos para a competição da Copa América, enquanto a divisão Vintage representa as construídas antes da era da Copa de 12 Metros e quando a 12 Metros ocupou um lugar na história olímpica.

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Grande aposta da Coral, lancha 40 C é apresentada pela primeira vez ao público durante o Rio Boat Show

    Modelo conta com boca ampla, placas solares e cabines altamente personalizáveis

    Acobar elege diretoria que atuará frente à associação até 2026

    Associação elegeu nova diretoria em assembleia realizada na sede da entidade, no Rio de Janeiro, em 29 de abril

    Grupo Sailing apresenta linha 2024 do Lagoon 46 no Rio Boat Show; confira os destaques

    Catamarã a vela tem acomodações para até oito pessoas e está na Marina da Glória até o dia 5 de maio

    Veja quem passou no lounge de NÁUTICA no 3º dia de Rio Boat Show 2024

    Espaço exclusivo da Revista Náutica recebe grandes nomes do setor durante a 25ª edição do salão náutico

    Rio Boat Show 2024: confira a transmissão ao vivo do quarto dia

    Canal da NÁUTICA no YouTube terá cobertura todos os dias, diretamente da Marina da Glória; assista