Megaiate se espreme para cruzar canais holandeses: assista

02/04/2025

Navegar pela Holanda é uma experiência única, repleta de paisagens e culturas encantadoras — como é possível conferir na série de NÁUTICA. Recentemente, porém, a paisagem local foi ofuscada: um megaiate nos canais holandeses praticamente “se espremeu” para não levar junto consigo tudo o que vinha pelo caminho.

O barco em questão, do estaleiro holandês Feadship, tem quase 80 metros (262 pés) e é o mais novo brinquedo de Lawrence Stroll, um dos proprietários da fabricante de carros esportivos de luxo Aston Martin e da equipe de Fórmula 1 Aston Martin F1 Team.

 

Na ocasião, o megaiate fazia sua singela viagem de testes pelos canais holandeses, de Aalsmeer para Rotterdam. Confira:

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Evan Hand (@ev_handd)

 

Na filmagem, o barco de 13,57 metros de boca (largura) causa verdadeiros momentos de tensão ao passar por espaços minúsculos em relação ao seu tamanho. Quando próximo as casas que rodeiam o canal, a embarcação nem parece de verdade, dada sua imponência em comparação a elas.


Batizado de Project 714, esse megaiate, por incrível que pareça, representa um “downgrade” — ao menos em tamanho — para Stroll. Isso porque seu barco anterior, o Faith (agora rebatizado de Sophia) tinha impressionantes 317 pés, cerca de 96 metros de comprimento. A título de curiosidade, segundo a Forbes, o executivo tem um patrimônio estimado em US$ 3,8 bilhões — cerca de R$ 21,6 bilhões (conversão realizada em abril de 2025).

Foto: Feadship / Divulgação

O megaiate que passeou pelos canais holandeses tem casco de aço e superestrutura de alumínio e deve ser entregue ao bilionário no final do ano, já como Faith. Nesta quarta-feira (2), inclusive, a Feadship revelou que os testes da embarcação foram concluídos com sucesso no mar — depois do sufoco para passar pelos canais. Veja:

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Feadship (@feadship)

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Aumento de idosos no Brasil: Triton registra alta de 40% nas vendas para público sênior

    Movimento acompanha cenário em que a proporção de idosos no país passou de 11,3% para 16,6% entre 2012 e 2025, segundo dados do IBGE

    Setor náutico cresce no Brasil, mas falta mão de obra qualificada; veja áreas em alta

    Com frota perto de 1 milhão de embarcações, mercado amplia oportunidades em áreas técnicas, operacionais e de serviços

    Azimut levará os seis modelos produzidos em Itajaí ao maior salão náutico do Sul do país

    De lanchas a iates de luxo, estaleiro italiano promete seis embarcações nas águas do Marina Itajaí Boat Show. Saiba quais modelos são esperados!

    "Sonho de verão": Grupo Ferretti faz evento exclusivo para proprietários na Itália

    A maior embarcação já produzida pela Riva foi a estrela do encontro, que contou ainda com show de drones e fogos de artifício

    2ª etapa do Circuito de Regatas Marina Itajaí reuniu mais de 100 velejadores; veja resultados

    Disputa marcou as comemorações pelos 166 anos da cidade com 21 veleiros na água