De Hamilton a Senna: conheça barcos dos pilotos de Fórmula 1

Além de comandar carros super potentes, como a Ferrari, grandes nomes do automobilismo também gostam de navegar ao redor do mundo

01/02/2024
Fotos: @lewishamilton/ Instagram/ Reprodução

Todo mundo está sabendo que 2025 terá Lewis Hamilton na Ferrari, movimentando a Fórmula 1. Mas o que muitos não sabem é que vários pilotos da modalidade, que envolve muita adrenalina, também são fãs do universo náutico e aproveitam seu tempo de lazer sobre as águas — alguns, inclusive, ostentam luxuosas embarcações.

De Hamilton a Senna, conheça, abaixo, alguns dos barcos dos principais nomes do automobilismo.

Lewis Hamilton

Heptacampeão da Fórmula 1, cidadão honorário brasileiro e futuro piloto da Ferrari, Lewis Hamilton possui, entre seus bens, um luxuoso iate. O modelo escolhido pela lenda do automobilismo é um Sunseeker 90.

A embarcação abriga quartos com acabamento refinado, piscina, móveis de alto padrão, cozinha completa, bares interno e no flybridge, beach club com churrasqueira e espreguiçadeiras elétricas.

E a estrela da Fórmula 1 não se resume “apenas” a iate de luxo. Como todo bom fã de velocidade e adrenalina, Lewis Hamilton também curte acelerar motos aquáticas. Inclusive, ele já foi flagrado com mais de um modelo de jet da Sea-Doo.

Foto: @lewishamilton/ Instagram/ Reprodução

Fernando Alonso

O espanhol Fernando Alonso, hoje correndo pela Aston Martin, tem um catamarã movido a energia solar: o Sunreef Power 60 Eco. A sofisticada embarcação tem motores ecológicos, baterias mais leves e até painéis solares de 13kWp, instalados no casco e no convés. Com toda essa tecnologia, o barco possui autonomia declarada de seis horas de navegação.

Divulgação

Espaçoso, o barco oferece conforto em quartos que recebem até 12 pessoas, além de quatro tripulantes. O acabamento é todo feito de material sustentável e, como diferencial, há um sistema de ar-condicionado pensado para economia de energia.

 

Grandes janelas panorâmicas espalhadas pela embarcação melhoram o aproveitamento de luz natural. Possui também uma plataforma de popa submergível, onde pode ser transportada até uma moto aquática.

Divulgação

Kevin Magnussen

Já na equipe da Haas, Kevin Magnussen é adepto da prática de vela e ele já disputou regatas. Em agosto de 2022, ele participou de uma etapa da corrida a vela na Dinamarca.

Reprodução: Sail GP

“Eu já naveguei muito, mas nunca dessa forma. Nossa equipe atingiu até 75 km/h. Foi louco sentir a rapidez com que o barco reage com essa velocidade”, disse Magnussen em entrevista logo após a disputa.

Reprodução: Sail GP

Mick Schumacher

Mick Schumacher, também da Hass, é outro admirador da vida sobre as águas. Porém, o iate é pertence à sua família. Durante suas férias, ele já foi fotografado em um passeio com seus amigos e sua namorada nos arredores de Port d’Andratx, na região de Mallorca, na Espanha.

Reprodução: Mallorca Zeitung
Foto: Mick Schumacher/ Reprodução: Mallorca Zeitung

Daniel Ricciardo

Correndo em 2024 pela equipe da Visa Cash App RB, Daniel Ricciardo, que é apaixonado por velocidade, já foi escalado para testar uma novidade da Sea-Doo. O modelo guiado pelo competidor foi a RXP-X300 2023, a nova versão top de linha da gama RXP.

Com foco em velocidade, o jet tem motor de 1.630 cilindradas, proporcionando mais de 300 hp de potência. No quesito segurança, ele usa um sistema chamado Ergolock-R, que serve de apoio para a lombar do piloto, sendo ajustável (tanto para frente quanto para trás).

 

Carlos Sainz

Piloto da Scuderia Ferrari, Carlos Sainz — que possivelmente será trocado por Hamilton — já foi fotografado aproveitando um dos seus momentos de lazer praticando atividade em cima de uma prancha elétrica da Awakeboards. Em uma das suas publicações no Instagram, Sainz aparece pilotando um e-Foil da linha Vinga.

 

Como diferencial, o modelo tem até três modos de condução, pode ser utilizado tanto por iniciantes quanto por profissionais habilitados. Segundo a marca, a bateria tem autonomia de duas horas — mesmo tempo que levam para serem recarregadas.

Reprodução: Autoevolution

Charles Leclerc

O monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, é dono de um iate Riva 66′ Ribelle. O modelo, batizado de “Sedici” (dezesseis em italiano), possui 20 metros de comprimento e é dividido em três andares.

Divulgação

Com todo conforto, 12 navegantes podem aproveitar suas três cabines. Leclerc curtiu alguns momentos de férias a bordo da embarcação.

 

Para dar conta dos seu peso, mais de 40 toneladas, a embarcação é movida com dois motores MAN V12, que, em conjunto, entregam mais de 3.000 hp. No seu tanque de combustível há espaço para quase quatro mil litros. Com isso, sua autonomia é de 460 quilômetros.

Divulgação

Ayrton Senna

Um dos icônicos nomes desta modalidade esportiva, Ayrton Senna merece menção honrosa nessa lista. O maior piloto brasileiro de F1 ficou conhecido por suas duas embarcações. Uma delas é a a lancha Joanna II, produzida pela Intermarine, em 1986. Ela tem 10 metros de comprimento e é movida por dois motores a diesel da Volvo Penta AQAD-41. Cada motor gera 200 hp e por ser acoplado nas rabetas Duoprop, tem propulsão dupla.

Já a A.S. Atalanta é uma lancha nunca navegada por Senna. Ela foi projetada por um designer, que seguia os conselhos do tricampeão na hora da produção. Quando foi entregue, um dia antes da morte de Ayrton, ela tinha dois motores Caterpillar 3208, com 435hp cada. Anos depois, um dos donos os trocou por dois motores da Yanmar com mais potência, melhorando sua performance.

 

Por Felipe Yamauchi e Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Público do Rio Boat Show 2024 tem desconto exclusivo em hotel oficial

    Bem localizado, Novotel Leme oferece condições especiais para visitantes do maior salão náutico da América Latina

    Visita de mergulhador a restos de baleia vence concurso de fotos subaquáticas do mundo; veja imagens

    Competição de fotos de dentro do mar acontece anualmente e conta com diversas categorias

    Filmagem de primeiras ondas de tsunami na Tailândia viraliza 20 anos após desastre

    De férias no local, homem filmou, sem saber, o início do fenômeno de 2004; assista ao vídeo

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show do ano 2000

    Terceira edição do evento teve de lancha sendo construída ao vivo a tanque de mergulho de 5 m de profundidade

    Com propulsão eólica, Airbus terá frotas marítimas contra emissões de dióxido de carbono

    Gigante da indústria aeroespacial terá velas rotativas e motores biocombustíveis; entenda