Tecnologia e sustentabilidade: estaleiro alemão divulga projeto de megaiate residencial

Por: Redação -
04/08/2021

O estaleiro alemão Meyer Werft anunciou a construção de um megaiate residencial particular, de 289 metros, batizado de Njord. A entrega está prevista para 2025 e promete usar das tecnologias mais avançadas no mercado atualmente.

 

O projeto foi revelado pela Ocean Reasidences Development (ORD), e o anúncio deixou claro que a construção acontecerá de acordo com as “mais rígidas” regulamentações ambientais possíveis. Para isso, a embarcação contará com motores de última geração, baterias para operação híbrida, sistemas de recuperação de calor e sistemas avançados de gerenciamento de energia.

njord njordnjord

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

Além disso, uma especificação muito reiterada no lançamento foi a adição de motores e tanques de combustível totalmente adequados para futuros combustíveis — mais um requisito ecológico a ser atendido pelo megaiate.

 

O presidente-executivo da ORD, Kristian Stensby, descreveu o estaleiro como “o líder mundial na construção de embarcações de passageiros inovadoras e complexas com uma reputação estelar de excepcional qualidade, precisão e entregas no prazo” e comentou que “é uma oportunidade e tanto fazer parceria com a Meyer Werft, uma empresa que manteve sua construção naval em curso por 226 anos”.

 

“Nossa empresa tem o orgulho de embarcar na construção do melhor megaiate ecológico já construído”, acrescentou o presidente.

njord

Anunciado como o “maior megaiate residencial privado do mundo”, o Njord recebeu o nome do deus dos mares e dos ventos da mitologia nórdica. A embarcação de 289 metros (ou impressionantes 948 pés) contém 117 residências particulares e uma marina inflável de 500 metros quadrados na popa da embarcação, que apresenta uma série de plataformas dobráveis.

 

Distribuído por um total de 12 conveses, o megaiate disponibilizará as residências para compra, bem como as 16 suítes para hóspedes e mordomo. Com 20 configurações diferentes, essas residências variam entre apartamentos de 2 a 6 quartos, que poderão ter de 116 a 800 metros quadrados.

njord

A embarcação foi projetada por uma equipe de engenheiros, arquitetos navais e designers de interiores e exteriores, incluindo o lendário designer de superiates Espen Øino, que escreveu o exterior do projeto. A arquitetura naval ficou por conta da Foreship OY.

 

Leia também

» Estaleiro italiano lança megaiate que une tecnologia e requinte em 213 pés

» Estúdio australiano revela conceito elegante, sustentável e esportivo de iate com 88 pés

» Estaleiro italiano apresenta iate de 100 pés que será lançado em Cannes

 

O design de interiores, por sua vez, ficará sob a responsabilidade de dois profissionais: Jean-Michel Gathy, do estúdio de design malaio Denniston, em parceria com o estúdio de design italiano, FM Architettura. Eles trabalharão sob a supervisão de Jean Stutzman — o designer-chefe da ORD.

njord

Em comunicado, o grupo de experts explicou que serão ofertadas duas opções de decoração. Gathy descreveu seu projeto de design das residências de luxo como “caseiro, confortável, elegante e contemporâneo” e, dentre as opções de personalização dos proprietários, eles poderão escolher entre adegas, salas de queijos, umidificadores, salas seguras, academias privadas, saunas, e uma variedade de recursos premium.

 

“Tudo está nos detalhes e, em última análise, quero criar um abrigo, um porto seguro, onde aqueles que escolherem viver a bordo do Njord possam fechar os olhos e deixar que o dia trabalhe, em vez de trabalhar o dia. Os designs serão divertidos, enquanto uma sensação de facilidade e leveza combinará camadas de criatividade para criar aconchego, energia e conforto”, disse Gathy.

njord

A FM Architettura, por sua vez, propôs um design inspirado em “terra, ar, vento e fogo”, de acordo com a co-fundadora do estúdio, Francesca Muzio.

 

O aspecto terra estará presente em toda a madeira utilizada a bordo, “seja nos móveis à medida, nos pavimentos ou nas divisórias estruturais”, explicou Muzio. O ar estará na leveza dos interiores, nomeadamente nos “tapetes feitos à mão e tecidos à medida, que vão conduzir os olhos pelo espaço”.

 

Já o fogo estará presente nos “móveis de bronze feitos à medida, no vidro ou na iluminação, que pontuará os quartos”. A água, por sua vez, é o elemento mais importante de acordo com Muzio, com o intuito de “garantir que o fluxo e o equilíbrio do projeto se reúnam em sua totalidade, pois são casas que devem ter um sentido de lugar”.

njord

Apelidado de “a próxima geração de megaiates privados”, o Njord também estará equipado para realizar pesquisas científicas e oceanográficas durante sua navegação anual ao redor do globo. A cada ano, ele viajará para alguns dos lugares mais remotos e “culturalmente únicos” do planeta, de acordo com o estaleiro.

 

Para completar, a embarcação irá coletar dados ambientais e marinhos de todo o mundo, que serão disponibilizados para laboratórios de pesquisa internacionais — tudo com o intuito de apoiar uma série de missões filantrópicas, instituições de caridade e causas.

njordnjord

Além do laboratório de pesquisa totalmente equipado, o megaiate contará com um telescópio giroscópico (para varreduras noturnas do céu) e uma série de drones, tanto de monitoramento atmosférico quanto subaquáticos. Os apetrechos científicos também incluem dois submersíveis, ecobatímetros de múltiplos feixes e dois helicópteros de 8 lugares.

njord

As amenidades de luxo incluem vários terraços ao ar livre, duas piscinas (também ao ar livre), uma piscina de hidromassagem coberta, extensas instalações de bem-estar e uma casa noturna e lounge de jazz. O salão de observação do telescópio ficará no convés superior.

 

Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

 

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Vokan apresenta serviço de seguros náuticos no Marina Itajaí Boat Show 2024

    A corretora estará presente no evento, que acontece entre 4 e 7 de julho, em Santa Catarina

    Estofados náuticos da Agroquímica estarão no Marina Itajaí Boat Show 2024

    Estande terá opções da marca Kelson's para todos os gostos no salão que acontece de 4 a 7 de julho

    Yachtmax leva Ferretti 720 ao Marina Itajaí Boat Show 2024

    Representante da Ferretti e Okean no Brasil estará com dois barcos no evento náutico, de 4 a 7 de julho

    Gravidez misteriosa de arraia que convivia só com tubarões foi solucionada

    Charlotte apareceu grávida em fevereiro em aquário nos EUA, mas não dividia o recinto com arraia macho

    Yamaha terá jets e motores no Marina Itajaí Boat Show 2024; confira modelos

    Quatro WaveRunners e motores de popa vão compor o estande da marca no salão, que acontece de 4 a 7 de julho