Inusitado megaiate semissubmersível conta até com quadra de tênis


Um iate de expedição semissubmersível de 146 metros de comprimento chegou às águas da Turquia depois de três anos de trabalho de conversão na Karmarine Shipyard.
A embarcação inusitada veio ao mundo em 1982, originalmente com a função de transportar outros iates. Obra da japonesa Oshima Shipbuilding, seu nome original era Super Servant 3. Agora rebatizado de OK, o barco recebeu um novo design exterior, cortesia do designer e vencedor da edição de 2015 do Young Designer of the Year, Timur Bozca.


“A ideia foi criar um conceito de ilha flutuante que pudesse carregar outros ‘brinquedos’ – até mesmo um hidroavião ou outro superiate – sem comprometer os poderosos contornos da versão anterior”, afirmou Bozca.
O barco conta com 3 mil m² de convés aberto e amplo espaço para comportar botes, buggies, veículos anfíbios e até um veleiro de 46 metros. Uma rampa permite o acesso de veículos terrestres, enquanto outras embarcações podem atracar em seu interior mesmo durante a navegação, graças à habilidade do OK de submergir a plataforma da popa. Botes e outras pequenas embarcações podem ser deixados no mar e trazidos de volta graças a um guindaste de 40 toneladas.




Outros destaques do OK incluem uma piscina interna cercada de janelas de vidro, uma estrutura externa de cinema, um jardim botânico e quatro aquários. Quando a área da popa está liberada, o espaço pode servir como quadra de tênis a céu aberto.




A proa do iate comporta até vinte pessoas, o que traz à tona um lema de Bozca para o design da embarcação: “conforto máximo”.
Por Gabriel Caldini sob supervisão da jornalista Maristella Pereira
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
O Tallahassee Automobile Museum abriga um acervo náutico “old school” com barcos históricos, itens de pesca e motores raros que remontam ao início do século 20
Desenvolvida pela canadense Future Marine Inc., embarcação busca integrar o transporte público de forma sustentável e tecnológica
Alternativa para o combate à poluição plástica integra itens como potes de iogurte e redes de pesca ao material utilizado para pavimentar estradas
Item traz autógrafos feitos por Laura Mabel Francatelli e outros sete sobreviventes do mesmo bote
Entre as novidades estão tubarões, raias, caranguejos, anêmonas, esponjas e outros animais até então desconhecidos pela ciência




