Meio ambiente

No próximo dia 19 de setembro, às vésperas do Dia Internacional de Limpeza de Praia, os arredores da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo – entre Bombinhas e Florianópolis – serão palcos para a primeira etapa do evento Limpeza dos Mares ACATMAR promovido pela Acatmar (Associação Náutica Catarinense para o Brasil) com apoio da Capitania dos Portos de Santa Catarina, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal e o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).
Com o objetivo de coletar resíduos sólidos de origem humana depositados em mares e costões, e sensibilizar a sociedade civil, o poder público e os empresários para a importância da preservação da fauna e da flora marinha, o projeto conta com o suporte de voluntários de todo o país, entre mergulhadores profissionais e amadores, que são designados a áreas dependendo da experiência.
Depois da ação na Reserva do Arvoredo, a segunda etapa será no dia 17 de outubro nas imediações da Praia do Tinguá, em Governador Celso Ramos. A terceira etapa acontecerá no dia 21 de novembro no Canal da Barra da Lagoa na Ilha de Florianópolis às vésperas da temporada de verão.
De acordo com o presidente da Acatmar Leandro “Mané” Ferrari, os pontos escolhidos são estratégicos. “São áreas de grande importância para o turismo e mergulho de Santa Catarina, reconhecidas internacionalmente, abrigam diversas espécies marinhas e terrestres, algumas inclusive ameaçadas, e também com grande concentração de embarcações”, explica.
No ano passado, mais de 4 toneladas de lixo foram recolhidas do fundo do mar e costões, com a participação de mais de 100 voluntários. Para fazer parte do projeto, basta se inscrever pelo telefone (48) 3266-1137 ou por e-mail. As inscrições também estão abertas para as empresas que quiserem patrocinar o evento.
Mais informações: www.acatmar.com.br
Foto: José Henrique Hoeschl Mendonça
Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Chamada de Ilha Elizabeth, o local é composto por duas casas e está no valor de R$ 31 milhões
Viagem estava marcada para 1º de novembro; muitos passageiros venderam tudo e não têm para onde voltar
Joanna e Victor Gould eram editores de programas de TV quando largaram tudo para seguir com ideia inusitada
Embarcação de estaleiro turco VisionF Yachts teria sido encomendada por empresário do ramo de tecnologia
Bom velhinho atracou no rio Itajaí-Açu, onde recebeu a chave da cidade para as prévias das celebrações de fim de ano