Meio ambiente

Por: Redação -
10/08/2015

No próximo dia 19 de setembro, às vésperas do Dia Internacional de Limpeza de Praia, os arredores da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo – entre Bombinhas e Florianópolis – serão palcos para a primeira etapa do evento Limpeza dos Mares ACATMAR promovido pela Acatmar (Associação Náutica Catarinense para o Brasil) com apoio da Capitania dos Portos de Santa Catarina, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal e o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

Com o objetivo de coletar resíduos sólidos de origem humana depositados em mares e costões, e sensibilizar a sociedade civil, o poder público e os empresários para a importância da preservação da fauna e da flora marinha, o projeto conta com o suporte de voluntários de todo o país, entre mergulhadores profissionais e amadores, que são designados a áreas dependendo da experiência.

Depois da ação na Reserva do Arvoredo, a segunda etapa será no dia 17 de outubro nas imediações da Praia do Tinguá, em Governador Celso Ramos. A terceira etapa acontecerá no dia 21 de novembro no Canal da Barra da Lagoa na Ilha de Florianópolis às vésperas da temporada de verão.

De acordo com o presidente da Acatmar Leandro “Mané” Ferrari, os pontos escolhidos são estratégicos. “São áreas de grande importância para o turismo e mergulho de Santa Catarina, reconhecidas internacionalmente, abrigam diversas espécies marinhas e terrestres, algumas inclusive ameaçadas, e também com grande concentração de embarcações”, explica.

No ano passado, mais de 4 toneladas de lixo foram recolhidas do fundo do mar e costões, com a participação de mais de 100 voluntários. Para fazer parte do projeto, basta se inscrever pelo telefone (48) 3266-1137 ou por e-mail. As inscrições também estão abertas para as empresas que quiserem patrocinar o evento.

Mais informações: www.acatmar.com.br

Foto: José Henrique Hoeschl Mendonça

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Sem deixar feridos, incêndio na Croácia atinge mais de 20 barcos

    Incidente ocorreu em marina na cidade de Medulin, no noroeste do país, no último dia 15

    Nova lancha da Azimut promete reduzir em até 40% as emissões de CO₂

    Batizada de Seadeck 6, embarcação foi apresentada em piscina no maior evento de design do mundo, na Itália

    EUA enviam ao Rio de Janeiro porta-aviões gigante de 333 metros; entenda

    USS George Washington atracou no Brasil como parte da operação Southern Seas, que visa incentivar a cooperação entre os países

    Em fase final de testes, Aquabus de Ilhabela transportaram 1,5 mil pessoas no fim de semana

    Novo sistema de transporte aquaviário contará com três catamarãs e capacidade para 60 pessoas em cada viagem; data de inauguração ainda não foi divulgada

    Italiana Rossinavi lança catamarã híbrido-elétrico de 43 metros

    Modelo nasce como “projeto mais inovador” do estaleiro, com tecnologias sustentáveis e até uso de Inteligência Artificial