Memória Náutica: relembre como foi o São Paulo Boat Show 2002

11/08/2022

O São Paulo Boat Show chegou à 5ª edição há 20 anos. Hoje é dia de recordar o São Paulo Boat Show 2002 com a Memória Náutica – série que resgata as histórias dos 25 anos do maior salão náutico indoor da América Latina.

A série aquece os motores para o histórico 25º São Paulo Boat Show (de 23 a 28 de setembro de 2022) e relembra, em clima de nostalgia, cada edição do evento. Abaixo, acompanhe como foi o 5º São Paulo Boat Show. 

VEJA TAMBÉM
>> Garanta 10% de desconto nos ingressos do São Paulo Boat Show
>> Perdeu a estreia do Memória Náutica? Relembre como foi o São Paulo Boat Show de 1998

Memória Náutica: São Paulo Boat Show 2002

Ano do Penta! Na Copa do Mundo sediada por Japão e Coreia do Sul, a seleção brasileira de futebol finalmente conquistou o pentacampeonato.

Também foi em 2002 que surgiu o Fotolog: uma rede social de fotos que fez muito sucesso no Brasil e onde as pessoas publicavam selfies feitas com câmeras digitais – lembra das Cybershots? Foi só no final daquele ano que a forma como usamos o celular mudou de vez: os primeiros telefones com câmera chegavam ao Ocidente.

Trazendo um evento cheio de novidades e ainda maior, o 5º São Paulo Boat Show foi sucesso de público e de vendas, como registra a edição 171 da Revista Náutica, de novembro de 2002.

“Este ano o salão foi uma grata surpresa. Em uma semana absolutamente turbulenta da economia brasileira, vendemos acima das expectativas”

Robert Zwirn, da Aquadive

O evento, realizado de 8 a 13 de outubro daquele ano, reuniu 162 expositores no Expo Center Norte. Foram apresentados 168 motores e 231 barcos — dos quais 51% eram lanchas, 17% infláveis, 17% jets, 3% veleiros, 9% caiaques e 3% de outros tipos.

Cerca de 20% dos barcos do salão eram importados, em uma época que o dólar não estava muito favorável: a moeda americana era cotada a quase R$ 4 – o maior valor até então, desde a criação do real.

“Para competir com as importadas, não falamos em dólar. A atual cotação do dólar é política, e não temos um produto político, temos um produto real”

Edmur Matiussi, Fighter

Pela primeira vez no São Paulo Boat Show, jets ganharam um espaço só deles e aumentaram consideravelmente em relação aos anos anteriores (passaram de 7% para 17% das novidades mostradas).

Apostando em novidades tecnológicas, um dos espaços oferecia aos visitantes um “mergulho virtual”. Com óculos especiais de 3D, os visitantes assistiam a um vídeo de mergulho com tubarões nas Bahamas ou com golfinhos em Grand Cayman, Caribe.

“O público do salão entende de motor de popa e entende de quatro tempos. É um público qualificado”

Massanori Ohara, Honda

Durante o 5º São Paulo Boat Show foram sorteados um jetboat XR16 fabricado pela Colunna, além de dois pacotes de viagem – um para o Rio Boat Show e outro para Búzios, no litoral fluminense.

Entre os lançamentos da feira, os principais destaques eram as lanchas Pershing, da Ferretti, de 43 e 52 pés, e a Princesss P56, que tinha o mesmo casco da Fairline 55.

“Precisamos ter eventos como o São Paulo Boat Show porque divulga muito o setor, mostrando que um barco custa menos do que se imagina”

Marion Gonçalves, Skipper

A lista de expositores daquele ano tinha marcas como Aquaterra, Bombardier (com jets Sea-Doo e motores Evinrude e Johnson), Barracuda, Cobra, Colunna, Fishing, Estaleiro Flipper, Ecomariner, Fairline, Fibra Sul, Fighter, Flexboat, Hobie, Honda, Intermarine, Cranchi, Kapazi, Marine Express, Milmar (com Bayliner), Princess, Real Powerboats, Regal, Rodriquez Cantieri, Schaefer Yachts, Spirit/Ferretti, Volvo e Yamaha, entre outras.

São Paulo Boat Show 2022

São esperados para 2022 mais de 100 expositores, distribuídos por uma área climatizada de 90 mil m², com dezenas de novidades em lanchas, veleiros, jets, infláveis, motores, equipamentos, acessórios e serviços, além de atrações como destinos náuticos, palestras e objetos de luxo. Prepare o coração!

No ano passado, o São Paulo Boat Show movimentou mais de R$ 300 milhões em negócios com a comercialização de 320 embarcações, equipamentos e serviços durante os seis dias de exposição.

Anote aí!

SÃO PAULO BOAT SHOW 2022
Quando?
 De 23 a 28 de setembro
Onde? São Paulo Expo
Mais informações: saopauloboatshow.com.br

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Nautispecial faz 30 anos e revela cuidados para conservar seu barco

    Empresa brasileira especializada em limpeza náutica alerta para os riscos da maresia e reforça a importância de produtos próprios para barcos

    O amor está no mar: veja os destinos preferidos dos casais neste Dia dos Namorados

    Segundo ranking do Tripadvisor, oito dos 10 lugares mais bem avaliados para viagens a dois são conhecidos por suas praias paradisíacas

    Conheça o país que pode desaparecer no mar antes de disputar uma Copa do Mundo

    Para o Kiribati, participar do torneio em 2030 simboliza, também, voltar os olhos do mundo à crise climática e ao aumento do nível do mar

    “Lancha pra bafão”: prefeito de Sorocaba anuncia “barco da Copa” no Paço Municipal

    Embarcação voltada ao público infantil para troca de figurinhas passa a receber visitantes neste sábado (13), das 10h às 12h, no lago do Parque do Paço

    Dia da Marinha: 1ª turma de mulheres do serviço militar feminino conclui formação

    Nesta quinta-feira (11) é comemorado o Dia da Marinha do Brasil e, na terça (9), o Serviço Militar Inicial Feminino teve as primeiras mulheres incorporadas