Memória Náutica: relembre o São Paulo Boat Show 2006

01/09/2022

Um carro-anfíbio parou a cidade de São Paulo para anunciar a 9ª edição do São Paulo Boat Show. Hoje é dia de recordar o ano de 2006 com a Memória Náutica – série que resgata as histórias dos 25 anos do maior salão náutico indoor da América Latina.

A série aquece os motores para o histórico 25º São Paulo Boat Show (de 23 a 28 de setembro de 2022) e relembra, em clima de nostalgia, cada edição do evento. Abaixo, acompanhe como foi o 9º São Paulo Boat Show.

VEJA TAMBÉM
>> Visitantes do São Paulo Boat Show têm descontos exclusivos em hotéis
>>
Compre seus ingressos para o 25º São Paulo Boat Show

Memória Náutica: São Paulo Boat Show 2006

O ano de 2006 foi marcado pela derrota do Brasil na Copa do Mundo da Alemanha (em que a Itália foi campeã) e por um inusitado passeio de carro-anfíbio dentro da Represa de Guarapiranga.

Organizado pelo São Paulo Boat Show, o passeio apresentava o mais moderno carro-anfíbio do mundo à época – foi o primeiro veículo desse tipo exposto no Brasil. Além de divulgar o São Paulo Boat Show, a iniciativa destaca o potencial da cidade de São Paulo para navegação.

A ação parou as ruas e avenidas da capital paulista e chamou a atenção nas águas da represa. Chamado RinSpeed Splash, o veículo havia acabado de quebrar o célebre recorde de travessia do Canal da Mancha, entre a França e a Inglaterra.

O São Paulo Boat Show 2006 levou mais de 40 mil visitantes para o Transamérica Expo Center em outubro daquele ano, contemplando embarcações, equipamentos eletrônicos, novos motores, jets de vários tipos e mais de uma dúzia de veleiros.

O salão teve mais de 200 barcos expostos, vários sorteios, palestras com especialistas e uma seleção de cobiçados objetos de desejos, como até uma Ferrari.

“O Greenpeace também estava no salão, mostrando sua campanha internacional de defesa dos oceanos através de um recurso interessante: um vídeo game virtual, em que o visitante podia conferir como ficará o fundo do mar, caso ele não seja protegido”, destacou a edição 219 da revista Náutica, que cobriu o evento.

Assim como em outros anos, a edição de 2006 teve o tradicional tanque de mergulho em que os visitantes podiam respirar com cilindros de ar comprimido debaixo d’água. A área dedicada ao mergulho teve ainda palestras com especialistas e o Torneio de Apneia. Quem venceu o concurso foi o recordista pan-americano Ricardo da Gama Bahia, com o tempo de 5 minutos e 54 segundos.

“O carro-anfíbio mais moderno do mundo também fez sucesso no salão. O Splash, com um pequeno motorde 140hp e quatro cilindros, bateu o recorde de travessia do Canal da Mancha, demorando pouco mais de 3h20 na travessia. Segundo o fabricante, pode passar dos 40 nós na água e dos 200 km/h em terra, usa rabetas como sistema de propulsão, em vez de hidrojatos (como a maioria dos outros anfíbios), e plana com a ajuda de hidrofólios”.

A lista de expositores daquele ano tinha marcas como Schaefer Yachts, Barracuda Technologies, Yamaha, Intermarine, Fibrafort, Marine Express, Classic Boat, Real Power Boats, Acobar, Bombardier, Mercury, Magna, Colunna, Marine Office, FS Boats, Ventura, Regal, Dalifibras, Axtor Marine, Internarional Boats (Cranchi), Coral, Brava, Bombardier, MJ Yachts, Cimitarra, Phoenix, Tecnoboats e Esquimar, entre outras.

São Paulo Boat Show 2022

Com 25 anos de sucesso, a histórica São Paulo Boat Show de 2022 deverá reunir mais de 100 expositores, distribuídos por uma área climatizada de 30 mil m². O público vai conferir dezenas de novidades em lanchas, veleiros, jets, infláveis, motores, equipamentos, acessórios e serviços, além de atrações como destinos náuticospalestras e objetos de luxo. Prepare o coração!

No ano passado, o São Paulo Boat Show movimentou mais de R$ 300 milhões em negócios com a comercialização de 320 embarcações, equipamentos e serviços durante os seis dias de exposição.

Anote aí!
SÃO PAULO BOAT SHOW 2022
Quando?
 De 23 a 28 de setembro
Onde? São Paulo Expo
Mais informações: saopauloboatshow.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Armatti Yachts vai exibir três lanchas no Marina Itajaí Boat Show 2024

    Modelos de 30, 37 e 42 pés marcarão presença no evento, que acontece de 4 a 7 de julho

    Por que a tocha olímpica não apaga debaixo d’água? Entenda

    Tradicional revezamento que antecede os Jogos contou com trecho submerso na França, a 20m de profundidade no Mediterrâneo

    Enorme submarino de guerra surge em Santos, no litoral de São Paulo

    Embarcação da Marinha, o Tikuna - S34 chamou a atenção ao atracar com tripulantes sobre o casco

    Quase 1.500 anos: cientistas identificam a planta marinha mais antiga do mundo

    Espécie de alga marinha surgiu no Mar Báltico no período das Invasões Bárbaras, de 375 d.C. a 700 d.C

    Copa Mitsubishi de Vela: 2ª etapa termina com premiação e domingo sem ventos

    Participantes disputaram regatas no sábado, mas premiação aconteceu no dia seguinte sem novas competições