Governador Ratinho Jr. anuncia investimentos na dragagem do icônico Canal de Varadouro
Um dos lugares mais bonitos do Brasil para navegar suportará barcos com até 3 m de calado
Durante o 9º Congresso Internacional Náutica, o governador do Paraná, Ratinho Júnior, anunciou abertura de uma nova “BR do Mar”, que conectará Paranaguá, no Paraná, com Cananéia, em São Paulo, passando pela Ilha das Peças e Ilha de Superagui: o Canal do Varadouro — um dos lugares mais bonitos do Brasil para navegar.
São Paulo Boat Show 2024: confira a transmissão ao vivo do 3º dia
Confira quem passou pelo Lounge NÁUTICA no 2º dia de São Paulo Boat Show 2024
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
O local terá seus 6 km de extensão dragados, propiciando totais condições de navegação para embarcações de até 3 metros de calado.
“Por meio de implantação de infraestrutura sustentável, queremos estabelecer um circuito náutico, que conectará Paranaguá, no Paraná, com Cananéia, em São Paulo, o que vai impactar em desenvolvimento do turismo, de vários setores relacionados e das comunidades ribeirinhas”, disse o governador.
“Com estudos e iniciativas em andamento, o estado já se tornou o terceiro polo náutico do Brasil, com 100 mil embarcações, políticas de incentivo às indústrias náuticas e projetos de fortalecimento do turismo. Crescemos em 20% no turismo o ano passado e levamos essa experiência na náutica para outros setores. Os Boat Shows nos trazem novas experiências e informações para explorar o potencial náutico para a geração de riquezas e para o desenvolvimento sustentável”, destacou Ratinho Jr.
O canal do Varadouro foi aberto há cerca de 60 anos, pela tradicional família Matarazzo, e serviu de “estrada” para o transporte da produção de seus fábricas entre os estados do Paraná e de São Paulo. Tudo isso tudo emoldurado por paisagem natural belíssima, dentro da Mata Atlântica.
Devido a falta de manutenção, as embarcações passaram a ter dificuldade na navegação, o que limita o potencial turístico nessa região.
O Anteprojeto de Dragagem, de Sinalização Náutica e de Instalações de Apoio ao Turismo no Canal do Varadouro foi elaborado pela Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) a partir de um contrato celebrado com o Paraná Projetos, órgão vinculado à Secretaria de Estado do Planejamento.
O objetivo do governador paranaense é melhorar as condições de navegabilidade do canal para facilitar a vida das comunidades ribeirinhas e fomentar o turismo de base comunitária na região.
“Quando assumimos o governo, iniciamos um planejamento para potencializar o turismo no Paraná. Foi assim que identificamos a importância do turismo náutico, sendo que a pesca esportiva é o segundo esporte mais praticado no Brasil, movimentando as regiões costeiras. Se você olha no mapa, dá para perceber que o Paraná é praticamente uma ilha, com o Oceano Atlântico no Leste, o Rio Paranapanema em cima, na divisa com São Paulo, o Rio Paraná no Noroeste e Rio Iguaçu desde a Serra do Mar, passando pelo Sul até o Oeste, além de um volume enorme de represas de hidrelétricas. Tudo isso representa um grande potencial a ser explorado”, explicou Ratinho Jr.
Para o governador, o Brasil ainda não explora todo o potencial que existe no segmento, que movimenta não apenas os serviços nas regiões costeiras, como também toda a cadeia do setor, com a construção de marinas e a indústria de embarcações.
“É por isso que esperamos concretizar esse grande projeto do Canal do Varadouro. Já protocolamos no Ibama o pedido de aval para fazer uma simples dragagem no local, que vai criar um grande corredor de desenvolvimento do turismo de natureza, fortalecendo o mundo náutico”, prometeu.
Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica, saudou com entusiasmo a iniciativa do governador. “As pessoas vão vir de fora para navegar no local, por causa dos atrativos turísticos que existem na região. Tenho certeza que vamos ter uma segunda Foz do Iguaçu no estado. A Mata Atlântica, entre Cananeia, Guaraqueçaba e Antonina, é um grande potencial para o turismo mundial”, afirmou.
Ainda durante o Congresso de Náutica, o governador Ratinho Jr. revelou que está fazendo investimentos em infraestrutura que vão permitir o acesso aos paraísos náuticos que se distribuem ao longo da Baía de Paranaguá.
“Quando a gente fala infraestrutura não são grandes marinas milionárias. Às vezes, uma pequena rampa resolve um problema regional. Quando você faz uma pequena rampa para um barco de pesca, ou de uma voadeira, essa pequena infraestrutura faz com surja uma pousada, que comece a ser aberto um restaurante, um hotelzinho, uma loja de conveniência. Ou seja, você transforma o lugar e começa criar vida com comercial, gerando desenvolvimento econômico naquele entorno. Estamos convencidos de com aquela simples rampa é possível você melhorar a estimular a atividade de turismo”.
Para dar forma a essas estruturas, respeitando as normas ambientais, o governador disse que enviou uma equipe de 15 profissionais do Instituto de Água e Terra para Miami. “Queríamos entender como é que eles fazem, tanta na construção de marina como na legislação ambiental, avaliando o que nós podemos adaptar para nossa realidade. Qual é a análise técnica deles, para a gente não ter que ficar inventando a roda”.
De 28 de novembro a 1º de dezembro, o Paraná receberá a segunda edição do Foz Internacional Boat Show.
São Paulo Boat Show 2024
Consagrado como o maior evento náutico da América Latina, o salão que acontece desde 1998 reúne, neste ano, mais de 120 marcas e 150 barcos, disponíveis para o público conhecer e comprar. Nesta 27ª edição, os visitantes ainda podem participar do sorteio de uma lancha Focker 188 Joy, equipada com motor Yamaha.
Tradicionalmente, o evento revela os principais lançamentos do ano, com estaleiros nacionais e internacionais apresentando barcos e jets de todos os modelos, preços e tamanhos. O público ainda confere motores, equipamentos, acessórios, brinquedos aquáticos, decoração e produtos de luxo — como resorts e helicópteros — expostos no Espaço dos Desejos.
Anote aí!
Quando: De 19 a 24 de setembro de 2024
Onde: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP, 04329-900)
Horário: Quinta-feira das 15h às 22h e nos demais dias das 13h às 22h
Mais informações: site do evento
Ingressos: site oficial de vendas
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Tags
Relacionadas
Walk around cabinada de luxo chega recheada de tecnologia e empolga pela performance esportiva
Salão acontecerá entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, nas águas doces do Lago de Itaipu, no Paraná
Patrimônio histórico e cultural da cidade tem sofrido com o avanço das marés acima do normal
São quase 90 m² de área útil, com pernoite para seis pessoas e ingredientes de sobra para curtir rios, lagos, represas e baías abrigadas
Construído em 1974, este Swan 48 foi um dos destaques da 1ª etapa da competição, na classe RGS Clássicos