Para o MTUR, crescimento do setor náutico anda junto à preservação ambiental
Ministério do Turismo é patrocinador do Turismo Náutico no Salvador Boat Show 2025, que segue até domingo (2), na Bahia Marina


Para o Ministério do Turismo (MTUR), o futuro do turismo náutico brasileiro depende da integração entre desenvolvimento e preservação ambiental. Não à toa, o órgão é patrocinador do Turismo Náutico no Salvador Boat Show 2025, onde enxerga uma forma de difundir práticas sustentáveis, incentivar o uso responsável dos recursos naturais e consolidar a imagem do Brasil como destino comprometido com o turismo consciente.
Governo de Salvador anuncia R$20 milhões em investimentos para fomentar a náutica; confira
Entusiastas do universo náutico aproveitam o Salvador Boat Show; veja fotos!
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
O salão náutico, que neste ano chega à sua segunda edição em águas nordestinas, ocorre na Bahia Marina, sobre as águas da belíssima Baía de Todos-os-Santos — a segunda maior do mundo e a maior navegável do Brasil — até domingo (2).


Em um palco tão importante para o meio náutico, junto ao maior salão do setor na Bahia, o MTUR aproveita para colocar a sustentabilidade no centro das discussões. Para Carlos Henrique Sobral, secretário nacional de Infraestrutura, trata-se de um “tema indispensável para o futuro do turismo náutico no Brasil, em que o desenvolvimento e a preservação devem caminhar juntos”.
Ao colocar o meio ambiente no centro das conversas, o setor reforça seu compromisso com o uso responsável dos recursos naturais, a valorização das comunidades locais e a construção de um turismo mais consciente– destacou em entrevista à NÁUTICA
De quebra, o MTUR ainda entende que a iniciativa fortalece a imagem do Brasil como um destino que aposta no turismo responsável, uma vez que lança para a imagem do país o reforço de que, por aqui, crescimento econômico e uso consciente dos recursos naturais andam lado a lado.


Nesse sentido, destacam-se programas de apoio à estruturação de destinos turísticos, capacitação de gestores e fomento a projetos que integram inovação, sustentabilidade e desenvolvimento local, conforme exemplificou Sobral.
A presença do Ministério no evento reforça esse compromisso e estimula o diálogo com o setor para ampliar boas práticas em todo o país– reforçou
Levando em conta os recursos do litoral baiano — reconhecido por sua beleza natural e biodiversidade —, os cuidados ambientais se fazem ainda mais necessários, especialmente quanto ao turismo náutico.


Por isso, Sobral destaca que o turismo de base comunitária é uma das vertentes que deve ganhar força. Nela, a própria comunidade é a principal responsável pela organização, gestão e execução das atividades turísticas — como os roteiros turísticos, por exemplo —, garantindo que o turismo beneficie a todos.


Por meio da parceria com o Salvador Boat Show, o MTUR espera “deixar um legado ambiental positivo, ao promover a conscientização sobre práticas sustentáveis e estimular o engajamento de empresas, visitantes e comunidades locais”.
Com informações de Nicole Leslie, enviada especial a Salvador
Mais sobre o Salvador Boat Show
Após uma estreia de sucesso em 2024, o Salvador Boat Show retorna consolidado como o maior salão náutico da Bahia. O evento ocorre na icônica Baía de Todos-os-Santos, cercada pela cultura inconfundível de Salvador e com toda a comodidade da Bahia Marina.


O salão náutico oferece experiências únicas que vão desde test-drives de embarcações até atrações culturais. O evento promete movimentar o coração náutico do Nordeste reunindo público qualificado, novidades e oportunidades de negócios para o setor.
O Salvador Boat Show 2025 tem o Ministério do Turismo/Governo Federal como patrocinador do Turismo Náutico e patrocínio da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Especial do Mar (SEMAR) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (SEMDEC).
Anote aí!
Quando: De 30 de outubro a 2 de novembro de 2025
Onde: Bahia Marina (Av. Lafayete Coutinho, 1010, bairro do Comércio, Salvador-BA)
Horário: 30 e 31 de outubro e 1º de novembro, das 14h às 21h; e no dia 2, das 14h às 20h.
Mais informações: site do evento
Ingressos: site oficial de vendas
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Diretor de Tecnologia do Itaipu Parquetec, mentora de Mobilidade a Hidrogênio da SAE Brasil e diretor de Meio Ambiente do Porto de Paranaguá discutiram o tema
"Estamos juntos na mesma missão de salvar o planeta", declarou Thomaz Toledo, que destacou a iniciativa do barco
Em visita à embarcação pioneira do Projeto JAQ na COP30, Renato Casagrande comentou sobre a importância da iniciativa
Rafael Fonteles conheceu a embarcação 100% movida a hidrogênio verde nesta quarta-feira (12), durante a COP30
Eduardo Leite visitou o primeiro barco-escola do mundo movido a hidrogênio durante a COP30 e destacou o potencial econômico e ambiental da tecnologia




