Nadando com águas vivas
As águas vivas são criaturas incríveis, mas extremamente perigosas para os humanos. Seus ferrões venenosos causam graves queimaduras na pele e este é um animal normalmente evitado por qualquer mergulhador consciente. A menos que este mergulhador esteja na ilha Eil Malk, no Palau, que fica no Oceano Pacífico. É lá que fica o Jellyfish Lake (Lago das águas vivas) onde vivem milhões de animais da espécie Mastigia, também conhecida como dourado, por sua cor.
As pequenas águas vivas migram para este lago de água salgada que se conecta ao mar através de túneis e fissuras. Não há nada de diferente nesta espécie, elas só não atacam pois não se sentem ameaçadas no lago, que não tem predadores para elas, e, assim, acabam não usando mais os ferrões. É isso que possibilita o mergulho com elas.
Apesar de ser o lar de águas vivas inofensivas, o lago oferece outro perigo, uma camada de sulfeto de hidrogênio abaixo dos 15 metros de profundidade. O sulfeto de hidrogênio é altamente tóxico e pode ser absorvido pela pele, por isso só é possível mergulhar bem perto da superfície da água.
Estima-se que atualmente dois milhões de indivíduos vivam no lago e duas vezes ao dia elas nadam pela extensão de água em busca de luz solar.
Veja o vídeo gravado por um turista desta incrível aventura:
Fotos e vídeo: Sarosh Jacob
Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Em ano histórico para a marca, estaleiro exibirá cinco lanchas em evento nos Estados Unidos. Veja quais!
Os dois modelos fazem parte linha 2024, têm a mesma potência e pertencem a mesma família, mas são bem diferentes
Isopor, bitucas e tampinhas encabeçam lixo encontrado; NÁUTICA tem atuado na propagação de campanha educativa sobre o tema
Inédito, o salão acontecerá de 6 a 10 de novembro, na Bahia Marina, com mais de 30 barcos em exposição
No Bioparque Pantanal, em Mato Grosso do Sul, apresentação conta com peças históricas e itens utilizados em missões