Navio movido pela força dos ventos faz sua primeira viagem pelo mundo
Imagine um navio que, além dos cavalos do motor, também seja impulsionado pela força dos ventos. Convidativo, não? Esse navio existe. Construído na Holanda, o cargueiro MV Ankie fez sua primeira viagem movido por um sistema de energia eólica chamado Ventifoil.
Desenvolvido pela empresa eConowind, esse sistema consiste de uma estrutura em forma de asa com abertura e ventiladores internos. Ao sugar o ar, seus ventiladores criam uma força propulsora, permitindo à embarcação reduzir a potência do motor e, assim, economizar energia. Nesse navio, foram instaladas duas torres de 10 metros de altura cada.
O MV Ankie partiu da cidade holandesa de Delfzijl rumo a Hamburgo, na Alemanha, e de lá para a Noruega, de onde retorna para Roterdã. Em uma segunda etapa, suas torres de energia eólica serão estendidas por mais seis metros. O objetivo é a reduzir cada vez mais a emissão de gases de efeito estufa e, com o aperfeiçoamento da tecnologia, até zerar a emissão de monóxido de carbono, um dos responsáveis pelo aquecimento global.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
De 28 de novembro a 1º de dezembro, acessório que atende de crianças a adultos atracará no salão ao lado de outros produtos recém-lançados da marca
Pachtogue River Christmas Boat Parade levará embarcações natalinas e clássicos do rock a Long Island, em Nova York
Agroquímica São Gabriel aposta na variedade para conquistar o público do salão, que acontece de 28 de novembro a 1º de dezembro
Encontrado na China, animal vive na escuridão, não possui padrão de cor e mede até 2,5 centímetros
Equipamentos da tradicional marca japonesa prometem manutenção simples, com taxa abaixo de 3%