Navios de petróleo podem estar acelerando extinção da rara baleia-de-Rice
Avaliação ambiental do governo dos EUA alerta para riscos à espécie, com cerca de apenas 50 indivíduos no mundo


A baleia-de-Rice (Balaenoptera ricei), espécie já considerada em extinção, pode estar sendo ainda mais ameaçada por navios de petróleo e gás no Golfo do México. É o que aponta uma avaliação ambiental publicada pelo governo dos Estados Unidos, no último dia 20.
Pescadores flagram primeira aparição de baleias-jubarte em Ilhabela em 2025
De São Paulo a Pernambuco: tartaruga-verde registrada pelo Tamar reaparece após 24 anos
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
O estudo conclui que as colisões com embarcações que operam na extração de petróleo e gás na região têm potencial para agravar ainda mais o risco de extinção da espécie. A baleia-de-Rice está listada como ameaçada pelo Serviço Nacional de Pesca Marinha, a NOAA Fisheries, desde 2019.


Estima-se que existam apenas 51 indivíduos da espécie em todo o mundo, o que tornam essas baleias umas das mais ameaçadas no planeta. Segundo a NOAA, a maior concentração de baleias-de-Rice se encontra justamente no nordeste do Golfo do México, entre 100 e 400 metros de profundidade.
O principal risco aos animais está relacionado a possíveis derramamentos de óleo durante a atividade petrolífera. No entanto, quatro organizações de conservação dos EUA entraram com uma ação judicial contra o NOAA, alegando que o parecer biológico emitido pelo governo não oferece proteção adequada à espécie.
As entidades destacam que o documento é falho por ainda permitir atividades que representam riscos aos animais, subestimar os impactos de novos derramamentos e colocar em risco não apenas as baleias-de-Rice, mas outros animais como tartarugas-marinhas, corais e diversas espécies de peixes.
Sobre a baleia-de-Rice
A baleia-de-Rice foi considerada como baleia-de-Bryde até 2021, quando houve a divisão da segunda espécie em duas distintas. As Rice têm porte médio e podem atingir 12 metros, pesando até 27 toneladas.
Ainda não se sabe a expectativa de vida das baleias-de-Rice, no entanto as baleias-de-Bryde — o parente mais próximo — vivem cerca de 60 anos, atingindo a idade reprodutiva aos 9.
Quanto à coloração, a parte superior é cinza-escuro e a barriga pálida em tons rosados. Elas se alimentam de pequenos peixes e lulas e são encontradas principalmente entre 100 e 400 metros de profundidade no Golfo do México.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Estudo revela mudança de comportamento por redução de peixes limpadores em estações de limpeza do oceano
Representante da fabricante canadense BRP é presença confirmada no evento que acontece de 3 a 6 de julho
Durante a Idade do Bronze, povo enigmático povoou a Bacia do Tarim, na China, e se destacava pelas práticas funerárias. Conheça
Empresa é especializada em produtos náuticos tecnológicos e traz ao Brasil marcas consagradas no exterior. Salão acontece de 3 a 6 de julho
Nas águas geladas da Antártica, saga em parceria com a Yanmar passa por contaminação no diesel, cratera vulcânica e mudança de rota