De proa a popa, a Nikita é uma autêntica Chris Craft, mas foi construída no Brasil, por Mestre Flório, há 71 anos

18/09/2019

Produzidas desde 1874, as lanchas Chris Craft eram quase uma exclusividade dos americanos. A exportação da marca começou a partir da 2ª Guerra Mundial. É dessa época a lancha Nikita, de 16 pés, que o italiano Flório Zotarelli construiu no Brasil como cópia fiel da runabout Chris Craft 16, e toda recheada de itens importados dos Estados Unidos, como motor, ferragens, para-brisa e muitas peças.

O detalhe é que essa preciosidade náutica saiu do estaleiro no ano de 1948 — isso mesmo, há 71 anos! É um barco raro. O ronco suave do motor, a madeira brilhando, o desenho imponente, parte traseira insólita, chamada popa de barril, ou barrel back… Tudo é motivo de admiração na Nikita, que, sobrevivendo ao tempo, é um dos raros exemplares dos anos 1940 que navegam perfeitamente até hoje.

O proprietário não poupou recursos na restauração, para mantê-la o mais original possível. Daria até para levá-la para dentro de casa e colocá-la na sala de visita, se ela ainda não navegasse como navega, na represa de Guarapiranga, movida por um motor Mercury de 135 hp, com reversor Velvet Drive, que substituiu o original Chrysler Marine.

A 4ª edição da mostra “Tesouros Náuticos” é uma das atrações do São Paulo Boat Show 2019, que acontecerá de 19 a 24 de setembro, no São Paulo Expo. O evento reunirá cerca de 20 barcos que resgatarão todo o charme e elegância de lendários modelos das décadas de 1950, 1960 e 1970 de estilo esportivo. Em uma viagem nostálgica, os visitantes do salão náutico paulista terão a oportunidade de contemplar lanchas e veleiros que marcaram a história náutica do país. Um encontro perfeito para quem adora o jeito de navegar de antigamente.

O São Paulo Boat Show 2019 reúne os mais recentes lançamentos e destaques do setor em um só lugar. Como já é tradição, o Espaço dos Desejos traz os lançamentos dos produtos mais cobiçados do mercado de luxo, de relógio a helicóptero.

No pavilhão Destinos Náuticos, os visitantes poderão conhecer lugares paradisíacos e participar de um bate papo com velejadores sobre suas viagens incríveis. Por mais um ano, o PADI Dive Festival acontecerá simultaneamente ao São Paulo Boat Show, apresentando produtos, serviços, palestras e atrações voltadas para o mergulho. O São Paulo Boat Show traz, ainda, a mostra Tesouros Náuticos, com cerca de 20 barcos clássicos, entre lanchas e veleiros, para o público conhecer e se encantar.

São Paulo Boat Show 2019
Data: De 19 a 24 de setembro
Local: São Paulo Expo
Horários: 19/9, das 15h às 22h
Dias de semana, das 13h às 22h
Fim de semana, das 12h às 22h
24/9, das 13h às 21h

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Yamaha anuncia linha WaveRunner 2026 com 12 produtos e jet de edição ilimitada

    Fabricante japonesa completa 40 anos de história nos jets em nova coleção focada em performance e tecnologia

    Audi lança prancha aquática “voadora” no Brasil; saiba quanto custa

    Modelo foi apresentado em quatro versões durante o Audi e-tron Experience, encontro dedicado à linha elétrica da marca no Ceará

    Gosma azul encontrada no fundo do Pacífico pode ajudar a entender os primórdios do planeta

    Descoberta próxima à Fossa das Marianas, a 3 mil metros de profundidade, substância sobrevive em ambiente extremamente hostil e sem luz

    Empresário maranhense monta "garagem museu" com três lanchas da mesma fabricante

    Apesar da breve trajetória na náutica, Samarlon já navegou por ao menos seis embarcações e consolidou preferência por um estaleiro

    YouTuber lança câmera a 200 metros de profundidade e registra criatura não identificada

    Barny Dillarstone é famoso pelas explorações subaquáticas e surpreendeu até mesmo especialistas com seu achado. Assista!