Lançado em Mônaco, novo conceito de “SUV do mar” une potência, luxo e versatilidade
Iate SUY110 é resultado do estaleiro italiano Antonini Navi com design de Fulvio de Simoni; saiba os detalhes


Em terra, os veículos utilitários esportivos — do termo Sport Utility Vehicle, ou simplesmente SUV — são conhecidos por combinar características de carros de passeio e utilitários. Essa tendência vem sendo levada também para as águas, com modelos que unem elementos de diferentes embarcações para criar iates potentes e luxuosos: os chamados “SUVs do mar”.
Estaleiro italiano revela conceitos de dois iates desenhados por Fulvio de Simoni
Iates que unem IA e painéis solares: novidade da Sunreef foca em energia inteligente
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Nesse contexto, o estaleiro Antonini Navi se uniu ao renomado estúdio de design Fulvio de Simoni para lançar uma embarcação no melhor estilo crossover que essa nova categoria — se é que pode ser considerada uma — sugere.
O resultado foi o iate SUY110, revelado durante evento em Mônaco neste ano. O próprio nome faz referência à sigla SUV, onde o “V” de Vehicle (veículo) foi substituído por “Y”, de Yacht (iate).


A embarcação combina a potência e a autonomia de um barco explorador com o acabamento e o design elegantes cada vez mais valorizados no setor náutico — bem distante do visual robusto que os exploradores costumam apresentar. E ainda é personalizável aos gostos do proprietário.
“SUV do mar”: saiba as novidades
Com 109 pés (33,5 metros), o SUY110 foi projetado para acomodar até dez hóspedes em cinco cabines, incluindo uma suíte master com a largura total da boca (7,5 metros). Há também espaço reservado para seis tripulantes.


O desempenho prevê velocidade de cruzeiro de 12 nós, máxima de 13 nós e autonomia de 4 mil milhas náuticas a 10 nós — resultado da dupla de motores Caterpillar C18, que variam entre 1.800 e 2.100 rpm.


A venda do modelo é realizada pela Moravia Yachting, empresa com mais de 60 anos de atuação no mercado de iates de luxo. Embora o preço não tenha sido divulgado, a corretora afirma que, por já contar com arquitetura totalmente definida, o processo de construção e entrega é mais ágil do que o habitual — com prazo estimado em até dois anos.


Mesmo sem unidades prontas, a novidade do estaleiro italiano já rendeu duas vendas. Ambas têm entrega prevista para 2026.
Por dentro do SUY110
O iate é distribuído em quatro níveis que prezam pela versatilidade — por isso, o design de interiores é inteiramente personalizável. No primeiro andar, um hangar de 45 m², localizado na popa, permite guardar um bote auxiliar de 5 metros, um bote secundário menor, jets e ainda sobra espaço para outros brinquedos náuticos.


Um nível acima, o deque elevado de 60 m² se conecta ao convés principal, formando um espaço flexível entre interior e exterior. Há também uma varanda de 60 m² que pode receber jacuzzi e até um veleiro de pequeno porte, a depender da configuração escolhida.
Por essas e outras, o SUY110 é ideal para quem busca flexibilidade e estilo — seja para passeios de aventura, escapadas em família com requinte ou uma experiência de navegação mais generosa e multifuncional.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Embarcação 100% movida a hidrogênio verde recebeu moradores e participantes da conferência para uma visita guiada nos dias 15 e 16 de novembro
Angelo Guedes avança em pontos importantes, embora ainda deva enfrentar desafios. Confira!
Em cinco episódios, produção recria tragédia e desdobramentos em busca de justiça
Brasil apresenta duas embarcações movidas a hidrogênio que ficam como herança tangível da conferência: o BotoH2 e o JAQ H1
Conhecida como “Airbnb” dos barcos, empresa de aluguel de embarcações é parceira oficial do evento, onde consolidará sua entrada no mercado de vendas




