Novo motor “invisível” da BRP promete reinventar espaço na popa das lanchas

Por: Redação -
12/06/2020

Ghost, ou fantasma, em inglês, é o sugestivo nome de um projeto da BRP (fabricante dos jets Sea-Doo) para conquistar espaço no mercado de barcos em que vem investindo nos últimos dois anos com a aquisição de três marcas de barcos de alumínio: as americanas Aluma Craft e Manitou e a australiana Quintrex.

O objetivo desse projeto é tornar o motor de popa invisível e, ao mesmo tempo, oferecer mais espaço na plataforma de popa das embarcações de recreio. Afinal, é nela que as pessoas preferem ficar quando o barco está parado, em contato com a água, pescando, tomando sol ou entrando e saindo da embarcação para um mergulho.

Com o barco em movimento, todos querem ir para a proa. Quando para, acontece o contrário: todos vão para a popa, porque é ali que o barco, na maioria das vezes, é mais espaçoso e mais gostoso.

É para evitar perda de espaço nessa área que a BRP criou o Projeto Ghost. “A ideia é desobstruir essa área do convés, deslocando o motor para baixo da plataforma de popa, onde ficará fora de vista”, conta Henrique Rosa, gerente de marketing da BRP para a América Latina. “Assim, o visual fica muito mais bonito, aproveita-se melhor o espaço para o lazer e a experiência a bordo se torna ainda melhor”, acredita.

Outro propósito da empresa, como ele diz, “é aumentar o foco e os investimentos em novas tecnologias, oferecendo ao mercado algo diferente e inovador”. Henrique esclarece, porém que esse projeto não tem data ou garantia de que será introduzido no Brasil.

O motor de popa é o mais usado nas lanchas de pequeno porte e vem cada vez mais ganhando a popa de barcos de médio porte fabricados no Brasil. Dias atrás, por exemplo, o estaleiro catarinense Schaefer Yachts apresentou a versão 2020 da lancha Phantom 400 com opção de três motores de popa.

Na proposta do Projeto Ghost, por não ocupar espaço na popa (comparado com uma mesma lancha equipada com motor de popa convencional), faz com que sobre mais espaço a bordo. Para quem usa o barco para mergulhar, o Projeto Ghost também deve fazer uma senhora diferença.

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    "Endurance 64: o veleiro polar" chega ao 3º episódio com susto grave e surpresas no mar

    Tripulação conclui 1ª pernada da viagem com imprevistos, aprendizados e parada no RS. Assista no Canal NÁUTICA

    Pescadores flagram primeira aparição de baleias-jubarte em Ilhabela em 2025

    Espécie costuma aparecer no Litoral Norte de São Paulo em abril e se intensifica em maio

    Barco-obra de arte recebe público em imersão cultural gratuita no Pará

    Embarcação da Bienal das Amazônias reúne arte, educação e experiências sensoriais. Visitação segue até sábado (10)

    NX Boats revela à NÁUTICA nova lancha de 62 pés: a NX 62 by Pininfarina

    Estaleiro trabalha em novo parque industrial para fabricar o modelo, previsto para o São Paulo Boat Show 2026. Veja entrevista

    Iate de luxo promete experiência gastronômica de alto nível em alto-mar

    Novo projeto do Viken Group une alta gastronomia, exclusividade e compromisso ambiental em cruzeiro premium