Barco-obra de arte recebe público em imersão cultural gratuita no Pará

Embarcação da Bienal das Amazônias reúne arte, educação e experiências sensoriais. Visitação segue até sábado (10)

Por: Nicole Leslie -
08/05/2025
Barco-arte da Bienal das Amazônias está atracado em Marabá (PA). Foto: Evangelista Rocha / Reprodução

A cidade de Marabá, no Pará, recebe, até sábado (10), uma atração inédita: o barco-obra de arte da Bienal das Amazônias Sobre as Águas. A embarcação está atracada na orla da cidade, próxima à Casa Bandeira, com visitação gratuita.

Projetado pelo artista boliviano Freddy Mamani, o barco é uma verdadeira obra de arte, com traços inspirados na ancestralidade amazônica. Animais, flores, céu estrelado e cores vibrantes compõem um cenário imersivo que remete à cultura paraense.

 

De acordo com a organização da Bienal, a reforma que transformou o barco em obra de arte durou cinco meses e envolveu mais de 120 pessoas — arquitetos, engenheiros navais, cenógrafos, produtores, técnicos e pintores, entre outros profissionais. Veja o antes e depois deste trabalho no vídeo abaixo.

 

 

A embarcação foi desenvolvida para ser tão acolhedora quanto acessível. Com capacidade para 200 pessoas, o espaço conta com rampas, salas e banheiros adaptados para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. As visitações acontecem diariamente, das 10h às 12h e das 14h às 19h.

Programações variadas a bordo do barco-arte

A programação inclui visitas guiadas de 30 minutos, conduzidas por educadores que narram a história do barco e seu conceito artístico. Não é necessário agendamento prévio.

 

 

Na quinta (8) e sexta-feira (9), acontece a oficina de colagem Recortar e colar com as águas. A ideia é criar peças baseadas nas sensações despertadas pelo barco-arte. A atividade será realizada das 16h às 18h, sem necessidade de inscrição.

 

No sábado (10), às 10h, o chef Juan Ben-Hur comanda a oficina Cozinha Criativa, que valoriza os sabores da Amazônia. A participação é gratuita, mediante inscrição pelo site da Bienal.


Aviso a grupos grandes

Professores e responsáveis por grupos escolares, universitários ou de ONGs devem agendar previamente a visita ao barco. Os links estão disponíveis nos canais oficiais da Bienal das Amazônias.

Barco-arte da Bienal das Amazônias tem área com redes de descanso. Foto: Evangelista Rocha / Reprodução

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Tags

    Relacionadas

    Tubarão é registrado a 500 metros de profundidade na Antártica e surpreende cientistas

    Registro de janeiro de 2025 mostra tubarão-dorminhoco desajeitado que pode chegar a medir 3 metros de comprimento

    158 anos depois, navio naufragado em lago dos EUA é encontrado

    Cargueiro Clough tinha 38 metros de comprimento e afundou em 1868 no Lago Erie após uma forte tempestade

    Relíquias: museu nos EUA reúne mais de 270 motores clássicos

    O Tallahassee Automobile Museum abriga um acervo náutico “old school” com barcos históricos, itens de pesca e motores raros que remontam ao início do século 20

    Novo no Canadá, táxi aquático autônomo deve iniciar testes na água em 2026

    Desenvolvida pela canadense Future Marine Inc., embarcação busca integrar o transporte público de forma sustentável e tecnológica

    No Havaí, plástico retirado do oceano está sendo transformado em asfalto

    Alternativa para o combate à poluição plástica integra itens como potes de iogurte e redes de pesca ao material utilizado para pavimentar estradas