Novos rostos

Por: Redação -
14/05/2015

As equipes que disputam a Volvo Ocean Race fazem as últimas mudanças antes da largada da sétima etapa, marcada para o próximo domingo (17). Para a perna entre Newport, nos Estados Unidos, e Lisboa, em Portugal, o Team Brunel foi obrigado a tirar Gerd-Jan Poortman de combate. O velejador holandês de 39 anos tem uma infecção no braço e será substituído por Timo Hagoort, também nascido na Holanda.

A infecção no cotovelo, chamada de bursite, é um problema comum, principalmente nos proeiros, que fazem muita força a bordo. “Tudo começou dias atrás e, de acordo com os médicos, não dá pra curar em poucos dias”, disse o holandês Poortman. “Não posso usar o meu braço e competir em um nível profissional. A próxima etapa é muito exigente do início ao fim”.

O Team Brunel da Holanda é o terceiro colocado na classificação geral. Em segundo na tabela e ainda pensando no título, o Dongfeng Race Team chamou o experiente Sidney Gavignet para a perna sete. O francês de 46 anos acaba de obter resultados expressivos com Oman Sail a bordo de um multicasco de 70 pés – o mesmo que estava na Transat Jacques Vabre 2013.

O francês entra no lugar do compatriota Eric Peron a bordo do Dongfeng. “Sydney é um excelente timoneiro”, disse o comandante Charles Caudrelier. “Ele é um especialista Volvo Ocean Race. Eu tenho vontade de velejar com ele novamente. Competimos juntos no passado e sei de sua capacidade”.

Sydney Gavignet ao lado de Steve Fossett quebrou o recorde da Round Ireland, que durava 20 anos. O percurso foi feito em 40 horas, 51 minutos e 57 segundos.

Na Volta ao Mundo, Gavignet já correu o evento quatro vezes. A primeira foi em 1993-94 com Eric Tabarly’s La Poste, depois em 2001-02 com o Assa Abloy, foi campeão em 2005-06 o Abn Amro One e em 2008-09 esteve no Puma Ocean Racing.
A equipe chinesa do Dongfeng também anunciou que Yang ‘Wolf’ Jiru vai assumir o lugar do companheiro chinês Liu ‘Black’ Xue na perna de 2 800 milhas náuticas através do Atlântico.

A largada da sétima etapa será no domingo pela manhã – horário de Brasília. O Abu Dhabi Ocean Racing lidera o campeonato com seis pontos de vantagem para os chineses.

Foto: Divulgação

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Ministro do Trabalho defende capacitação na rota da descarbonização durante visita ao JAQ H1 na COP30

    Luiz Marinho destacou a urgência na formação de trabalhadores e ouviu de Ernani Paciornik que o JAQ H1 simboliza uma virada real na navegação limpa

    Consórcio Acqua Vias SP vence leilão por 14 travessias hídricas de SP

    Parceria prevê R$ 2,5 bilhões em investimentos e volta olhares à sustentabilidade, com embarcações 100% elétricas. Confira linhas contempladas

    Do jeitinho americano: Triton levou quatro lanchas ao Fort Lauderdale International Boat Show 2025

    Estaleiro paranaense marcou presença no consagrado salão estadunidense pela quinta vez

    2ª edição do Salvador Boat Show supera expectativas de público, negócios e investimentos

    Em quatro dias, evento foi responsável pela venda de mais de 40 embarcações e superou 5 mil visitantes

    Rio Boat Show já tem data para abrir o calendário de salões náuticos em 2026

    Principais players do mercado se reuniram na Cidade Maravilhosa nesta terça-feira (11) para o coquetel de lançamento do evento, que ocorrerá de 25 de abril a 3 de maio