Novos rostos

Por: Redação -
14/05/2015

As equipes que disputam a Volvo Ocean Race fazem as últimas mudanças antes da largada da sétima etapa, marcada para o próximo domingo (17). Para a perna entre Newport, nos Estados Unidos, e Lisboa, em Portugal, o Team Brunel foi obrigado a tirar Gerd-Jan Poortman de combate. O velejador holandês de 39 anos tem uma infecção no braço e será substituído por Timo Hagoort, também nascido na Holanda.

A infecção no cotovelo, chamada de bursite, é um problema comum, principalmente nos proeiros, que fazem muita força a bordo. “Tudo começou dias atrás e, de acordo com os médicos, não dá pra curar em poucos dias”, disse o holandês Poortman. “Não posso usar o meu braço e competir em um nível profissional. A próxima etapa é muito exigente do início ao fim”.

O Team Brunel da Holanda é o terceiro colocado na classificação geral. Em segundo na tabela e ainda pensando no título, o Dongfeng Race Team chamou o experiente Sidney Gavignet para a perna sete. O francês de 46 anos acaba de obter resultados expressivos com Oman Sail a bordo de um multicasco de 70 pés – o mesmo que estava na Transat Jacques Vabre 2013.

O francês entra no lugar do compatriota Eric Peron a bordo do Dongfeng. “Sydney é um excelente timoneiro”, disse o comandante Charles Caudrelier. “Ele é um especialista Volvo Ocean Race. Eu tenho vontade de velejar com ele novamente. Competimos juntos no passado e sei de sua capacidade”.

Sydney Gavignet ao lado de Steve Fossett quebrou o recorde da Round Ireland, que durava 20 anos. O percurso foi feito em 40 horas, 51 minutos e 57 segundos.

Na Volta ao Mundo, Gavignet já correu o evento quatro vezes. A primeira foi em 1993-94 com Eric Tabarly’s La Poste, depois em 2001-02 com o Assa Abloy, foi campeão em 2005-06 o Abn Amro One e em 2008-09 esteve no Puma Ocean Racing.
A equipe chinesa do Dongfeng também anunciou que Yang ‘Wolf’ Jiru vai assumir o lugar do companheiro chinês Liu ‘Black’ Xue na perna de 2 800 milhas náuticas através do Atlântico.

A largada da sétima etapa será no domingo pela manhã – horário de Brasília. O Abu Dhabi Ocean Racing lidera o campeonato com seis pontos de vantagem para os chineses.

Foto: Divulgação

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Casal troca apartamento para viver em veleiro com seis gatos

    Embora a rotina de manutenção do catamarã seja dura e exigente, Aline e José garante que vale a pena

    Novo submarino Tonelero será lançado ao mar no fim de março, no Rio de Janeiro

    Gigante equipamento militar equivale o peso de 234 carros populares e tem 71,6 metros de comprimento

    Carga bilionária: Colômbia vai extrair tesouros do "Santo Graal dos Naufrágios"

    Embarcação espanhola que naufragou em 1708 levou US$ 20 bilhões para o fundo do mar

    Recém-lançado, Neuboat Dock Raymarine é novidade da Marine Express

    Semelhante a uma câmera de ré, o Neuboat Dock é capaz de mapear o ambiente e trazer imagens 360º ao piloto

    Venda de ingressos para o Rio Boat Show 2024 é aberta; garanta o seu

    Evento conhecido por reunir o melhor do lifestyle náutico acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória