O maior do Brasil
O estaleiro carioca Riostar está a pleno vapor, com quatro barcos em construção na sua divisão de projetos especiais, criada para cascos acima de 62 pés. O maior deles é o MY 160, seu primeiro casco de alumínio, com 45,3 m de comprimento e atributos que o colocam como o maior barco de lazer jamais construído no país. Um desafio que mobiliza há dois anos profissionais como o projetista Fernando de Almeida, que responde pelo estilo — ou, como ele prefere, a parte conceitual — e a arquitetura interna do barco, e o escritório americano Donald Blount, referência mundial em cascos planantes. “Ele será construído em blocos e alguns foram fabricados nos EUA, no estaleiro Kwichak, especialista em alumínio, que irá assessorar a Riostar”, comenta Roberto Martins, dono do estaleiro.
Segundo Fernando de Almeida, o principal pedido do cliente era que o barco fosse o maior possível sem passar de 500 toneladas de arqueação bruta, que é um valor de referência do volume interno do casco. “É uma vantagem desse iate, que será o maior da América Latina. As leis internacionais obrigam, entre outras coisas, que embarcações com mais de 500 toneladas de arqueação bruta sejam pilotadas por capitão especializado, tenham engenheiro na tripulação e entrem com prático nos portos. Isso encarece a operação”, explica Roberto Martins. O barco ficará pronto em dois anos e deve impressionar pelo que terá a bordo, como as janelas basculantes na suíte do proprietário, novidade por aqui. “A função delas é dar máxima vista e ventilação, são simples tecnicamente e já usadas lá fora. Não inventamos nada, mas, no geral, acho que conseguimos um resultado muito bom e compatível com barcos maiores”, diz Fernando de Almeida, que buscou um projeto que permanecesse atual por muitos anos. Por isso, a proa vertical e a propulsão híbrida diesel-elétrica. “É uma tendência”, aposta Roberto Martins. Com essa propulsão, ele espera reduzir o consumo em até 30%. Por tudo isso, o Riostar 160 promete se tornar a sensação da temporada quando for para a água.
Imagens Divulgação
Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Novidade da sul-coreana K Watercraft foi apresentada na CES 2025, uma das maiores feiras de inovação do mundo
Ferramenta da WWF ajuda a rastrear produtos de luxo feitos a partir da carapaça do animal até seu ponto de origem, auxiliando ações de proteção à espécie
Embarcação Belmonte está a 40 metros de profundidade em frente à ilha de Itaparica, na saída da Baía de Todos os Santos
Principal competição de barco a vela do mundo acontece nos dias 18 e 19 de janeiro, em Auckland, na Nova Zelândia
Valor das multas pode chegar a R$ 10 mil e foi aplicada pelo ICMBio após denúncia de guia local, que gravou o momento