Obras adiantadas

Por: Redação -
01/04/2015

O Grupo BR Marinas acabada de anunciar a antecipação da entrega das obras da Marina da Glória para dezembro deste ano. “A previsão inicial era fevereiro de 2016, mas as obras estão indo bem e vamos ter uma nova marina em funcionamento ainda em 2015”, afirmou Gabriela Lobato, presidente da BR Marinas. A executiva ainda divulgou que, a partir de 15 de setembro, a Marina da Glória já estará com sua nova estrutura de vagas secas em funcionamento, com o uso do fork lift (empilhadeira) para fazer a guarda e colocação das embarcações na água. O anúncio foi feito em reunião com representantes da Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e Seus Implementos (Acobar).

A associação acredita que a disponibilização das 240 vagas secas e 415 molhadas na Marina da Glória será responsável diretamente por um grande aumento no volume de negócio náuticos no Rio de Janeiro, o que inclui a venda de embarcações.

O diretor executivo da Acobar, Lenilson Marcelo Bezerra, espera que o mercado náutico do Rio de Janeiro volte a crescer depois de dois anos de estagnação. “Em 2010 tivemos um “boom”, com o Brasil indo bem e atraindo empresas estrangeiras para o nosso mercado interno. Isto se refletiu em 2011, mas no ano seguinte iniciou-se a queda, tanto pela questão econômica quanto de infraestrutura, pois havia, e ainda há, uma grande carência de vagas na cidade do Rio de Janeiro”, explica ele.

Segundo Bezerra, o mercado, que chegou a crescer 10% ao ano, está estagnado desde o fim de 2013. “A abertura das vagas na Marina da Glória representa o fim do principal gargalo de crescimento no Rio de Janeiro. A falta de vagas é um fator pior do que os impostos para o nosso mercado. Mesmo estando em um momento difícil da economia, já podemos pensar em crescer. E graças a nova Marina da Glória”, acredita o executivo, lembrando que o setor naval é importante para a economia fluminense

Dentre as mudanças que marcam a revitalização da Marina da Glória podemos destacar a principal preocupação com sua função primária, que é atender o setor náutico da melhor forma possível. Para isso, o espaço que conta hoje com 167 vagas para barcos dentro da água e 73 vagas secas, passará para 415 e 240 vagas, respectivamente. O número de lojas também sofrerá mudanças, sendo reduzido de 40 para 24.

Para incentivar a circulação de turistas e cariocas na marina, as 510 vagas de automóveis ficarão concentradas em um estacionamento único, em parte no subsolo (236 vagas), e haverá espaço para restaurantes. O projeto atual pretende ocupar uma área total de 12.261 metros quadrados, um terço do que o projeto da antiga concessionária previa.

Além disso, o Grupo BR Marinas construirá um novo parque dentro da área da Marina da Glória, com ciclovia, mirante, deque e muitas árvores. A nova área pública foi projetada pelo escritório Burle Marx, responsável pelo projeto original do Parque do Flamengo, o que garante a total integração do espaço com o seu entorno.

Orçado em R$ 60 milhões e totalmente custeado pela BR Marinas, responsável por outras oito marinas no país, o projeto é assinado pelo arquiteto Eduardo Mondolfo, que já trabalhou com Oscar Niemeyer (1907-2012) e é autor de prédios conhecidos, como o do Shopping Leblon e o Hotel Fasano.

A BR Marinas esteve presente no Rio Boat Show com um estande para apresentar este novo projeto e suas outras marinas.

Imagem: Divulgação

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Superiate de estúdio polonês aposta em "popa rotativa" para conquistar o mercado

    Estrutura patenteada pela Opalinski Design House promete atender a desejo de proprietários e elevar a diversão no mar a outro patamar

    Esponja feita de algodão e osso de lula pode absorver 99,9% de microplásticos nas águas

    Desenvolvido pela Universidade de Wuhan, na China, produto empolga também por ser acessível

    Ilha deserta há 30 anos ganha condomínio flutuante com contêineres

    Com soluções sustentáveis, local abriga cerca de 100 moradores na Dinamarca

    Evento com especialistas debateu regularização de marinas em São Sebastião

    Realizado em dezembro, encontro teve ainda autoridades e empresários do setor e foi promovido por Fórum Náutico Paulista e prefeitura

    Plastisfera: poluição plástica nos oceanos gerou novo ecossistema potencialmente perigoso

    Os impactos do biofilme gerado por bactérias em resíduos plásticos foi estudado na Antártica, um dos ambientes mais remotos do mundo