Obras adiantadas
O Grupo BR Marinas acabada de anunciar a antecipação da entrega das obras da Marina da Glória para dezembro deste ano. “A previsão inicial era fevereiro de 2016, mas as obras estão indo bem e vamos ter uma nova marina em funcionamento ainda em 2015”, afirmou Gabriela Lobato, presidente da BR Marinas. A executiva ainda divulgou que, a partir de 15 de setembro, a Marina da Glória já estará com sua nova estrutura de vagas secas em funcionamento, com o uso do fork lift (empilhadeira) para fazer a guarda e colocação das embarcações na água. O anúncio foi feito em reunião com representantes da Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e Seus Implementos (Acobar).
A associação acredita que a disponibilização das 240 vagas secas e 415 molhadas na Marina da Glória será responsável diretamente por um grande aumento no volume de negócio náuticos no Rio de Janeiro, o que inclui a venda de embarcações.
O diretor executivo da Acobar, Lenilson Marcelo Bezerra, espera que o mercado náutico do Rio de Janeiro volte a crescer depois de dois anos de estagnação. “Em 2010 tivemos um “boom”, com o Brasil indo bem e atraindo empresas estrangeiras para o nosso mercado interno. Isto se refletiu em 2011, mas no ano seguinte iniciou-se a queda, tanto pela questão econômica quanto de infraestrutura, pois havia, e ainda há, uma grande carência de vagas na cidade do Rio de Janeiro”, explica ele.
Segundo Bezerra, o mercado, que chegou a crescer 10% ao ano, está estagnado desde o fim de 2013. “A abertura das vagas na Marina da Glória representa o fim do principal gargalo de crescimento no Rio de Janeiro. A falta de vagas é um fator pior do que os impostos para o nosso mercado. Mesmo estando em um momento difícil da economia, já podemos pensar em crescer. E graças a nova Marina da Glória”, acredita o executivo, lembrando que o setor naval é importante para a economia fluminense
Dentre as mudanças que marcam a revitalização da Marina da Glória podemos destacar a principal preocupação com sua função primária, que é atender o setor náutico da melhor forma possível. Para isso, o espaço que conta hoje com 167 vagas para barcos dentro da água e 73 vagas secas, passará para 415 e 240 vagas, respectivamente. O número de lojas também sofrerá mudanças, sendo reduzido de 40 para 24.
Para incentivar a circulação de turistas e cariocas na marina, as 510 vagas de automóveis ficarão concentradas em um estacionamento único, em parte no subsolo (236 vagas), e haverá espaço para restaurantes. O projeto atual pretende ocupar uma área total de 12.261 metros quadrados, um terço do que o projeto da antiga concessionária previa.
Além disso, o Grupo BR Marinas construirá um novo parque dentro da área da Marina da Glória, com ciclovia, mirante, deque e muitas árvores. A nova área pública foi projetada pelo escritório Burle Marx, responsável pelo projeto original do Parque do Flamengo, o que garante a total integração do espaço com o seu entorno.
Orçado em R$ 60 milhões e totalmente custeado pela BR Marinas, responsável por outras oito marinas no país, o projeto é assinado pelo arquiteto Eduardo Mondolfo, que já trabalhou com Oscar Niemeyer (1907-2012) e é autor de prédios conhecidos, como o do Shopping Leblon e o Hotel Fasano.
A BR Marinas esteve presente no Rio Boat Show com um estande para apresentar este novo projeto e suas outras marinas.
Imagem: Divulgação
Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Novas embarcações de estaleiros consagrados do setor atracam no salão que acontece de 19 a 24 de setembro
Espaço dedicado a resgatar a história de um dos passatempos preferidos dos amantes da náutica deixará em exposição cinco modelos de diferentes décadas
Realizada pela NSC, a 29ª edição consagrou o estaleiro como a marca mais conhecida pelos catarinenses no setor náutico
Transmissões diárias começam às 19h e mostram novidades, destaques e bastidores do maior evento náutico da América Latina
Estabilidade, cascos cortadores de ondas, ótimo espaço no cockpit e versatilidade são os pontos fortes do catamarã; conheça