Otto Aquino recebe a Medalha Amigo da Marinha do Vice-Almirante Trovão, Comandante do 8º Distrito Naval

Honraria reconhece os 20 anos de dedicação do diretor de conteúdo de Náutica à difusão da cultura marítima no Brasil

Por: Redação -
02/10/2025
Vice-Almirante Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira conduziu a cerimônia de entrega da medalha. Foto: Marcello Souza

O diretor de conteúdo da Revista Náutica, Otto Aquino, foi homenageado pela Marinha do Brasil com a Medalha Amigo da Marinha, em cerimônia conduzida pelo Vice-Almirante Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira, Comandante do 8º Distrito Naval — que abrange os estados de São Paulo e Paraná, incluindo suas áreas marítimas e águas interiores, como a bacia hidrográfica do Tietê-Paraná.

A honraria Amigo da Marinha, criada em 1966, reconhece personalidades, militares de outras forças, bem como instituições que se tenham distinguido no trabalho de divulgar a mentalidade marítima, no relacionamento com a Marinha, na defesa dos interesses atinentes à Marinha e na divulgação da importância das águas para o país.

Vice-Almirante Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira e o jornalista Otto Aquino. Foto: Marcello Souza

“São mais de 20 anos dedicados ao mundo náutico, navegando entre histórias, barcos, eventos, pessoas e projetos que ajudaram a fortalecer esse universo no Brasil. Recebo essa distinção com alegria e gratidão, como um reconhecimento que compartilho com todos que caminham ao meu lado nessa trajetória”, destacou o jornalista Otto Aquino, que também é membro da Soamar-SP (Sociedade Amigos da Marinha São Paulo).

A medalha Amigo da Marinha, honraria criada em 1966

Para Otto, a medalha representa mais que uma homenagem. O diretor de Náutica ressaltou a importância de carregar consigo a mentalidade marítima, que traduz valores como disciplina, coragem, companheirismo e o espírito de sempre olhar para o horizonte em busca de novos desafios.

Vice-Almirante Trovão, Otto Aquino, Adilson Gaspar, da BRP; e Mario Simonsen, presidente da Somar SP. Foto: Marcello Souza

Otto fez questão de enaltecer o trabalho do Vice-Almirante Trovão e de toda a Marinha do Brasil, lembrando o papel fundamental da instituição na defesa da soberania, na proteção das nossas águas e na promoção da cultura náutica.


“O 8º Distrito Naval da Marinha do Brasil, sob a liderança do Vice-Almirante Trovão, exerce um trabalho incansável de integração com a sociedade civil, levando a mentalidade marítima para além dos portos e mares, alcançando também rios, lagos e comunidades. É uma honra poder contribuir, ainda que modestamente, para essa missão”.

Marcello Souza, presidente da ABENAU, à esquerda.

Durante o discurso, Otto agradeceu especialmente ao Vice-Almirante Trovão pela homenagem; ao presidente da Soamar São Paulo, Mario Wallace Simonsen, e sua diretoria pela indicação à honraria, ao diretor de segurança da navegação da Soamar São Paulo, Marcello Souza, pelo apoio constante; além de Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica, e da própria Revista Náutica, que há décadas vêm trabalhando para difundir a cultura náutica no Brasil.

Esse reconhecimento é um estímulo para seguir ainda mais comprometido em promover e valorizar a cultura náutica no Brasil– Otto Aquino, diretor de conteúdo da Revista Náutica

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Barco Brasil vence 4ª etapa da Globe 40 na categoria Sharp

    Embarcação comandada por brasileiros completou a etapa da Austrália ao Chile em 27 dias, 8 horas e 2 minutos

    Veleiro Esperança crava pódio na Cape2Rio após enfrentar tormenta e dois ciclones

    Equipe gaúcha ficou com o 3º lugar na regata África-Brasil. Theodora Prado recebeu premiação especial por ser a 1ª mulher a realizar a disputa sozinha

    Confira o top 10 atualizado dos iates mais caros do mundo

    A lista começa já na casa dos R$ 600 milhões. Você arriscaria um palpite de quanto custa o mais caro? Veja aqui!

    Aeronave anfíbia pode abrir voo por terra ou água: conheça a Beriev Be-200

    Imagens poderiam ser confundidas com criações de inteligência artificial, mas são reais. Saiba como!

    Quanto de plástico pode matar um animal marinho? Estudo analisou quantidades e tipos mais letais

    De acordo com o estudo, a ingestão de quantidades pequenas de plástico podem aumentar em 90% a chance de morte de alguns animais