P-8 Voyager: a lancha ecológica e silenciosa que “sobrevoa” a água

Por: Redação -
25/06/2022

O estaleiro sueco Candela revelou seu novo modelo, o hidrofólio P-8 Voyager, projetado para viajar silenciosa e confortavelmente e sem deixar impactos ambientais. O barco estreou no final de maio no salão de barcos de Veneza.

As lâminas do P-8 Voyager são acionadas uma vez que a lancha atinge a velocidade de 16 nós (30 km/h). Ambas formam uma pequena esteira de 5 cm de altura que dificilmente é perceptível por criaturas marinhas e não causa erosão em praias ou recifes de coral. Os tradicionais barcos de passageiros possuem cascos que deslocam a água, potencialmente corroendo as costas e danificando ecossistemas delicados.

Essas lâminas são guiadas por computador e prometem um gasto energético 80% menor que o de lanchas tradicionais. Deslizando acima da fricção da água, o P-8 Voyager consome apenas cerca de 25 kW ao cruzar a 20 nós (37 km/h).

Outro fator que prejudica a vida aquática são as emissões sonoras e de óleo. Por isso o Voyager emprega um motor C-POD elétrico que visa eliminar esses problemas. Em rotação máxima, ele atinge 30 nós (55 km/h) e tem um alcance de 50 milhas náuticas em velocidade de cruzeiro. A empresa afirma se tratar de uma motorização mais rápida e com alcance maior do que qualquer outro barco elétrico.

O P-8 Voyager foi desenvolvido especificamente para substituir as frotas mundiais de embarcações de passageiros com motores de combustão pequenos e rápidos – iates, táxis e barcos infláveis ​​rígidos.

O barco está em pré-venda e sai pelo valor de 450 mil euros (R$ 2,4 milhões, na atual cotação).

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Mestre em Mecânica, Ricardo Paragon ensina a evitar panes no mar no NÁUTICA Talks

    Empresário e técnico premiado compartilhará dicas importantes durante o Rio Boat Show 2024

    Marinha anuncia regras para barcos durante show da Madonna, no Rio

    Área delimitada para o evento só aceitará embarcações identificadas, vistoriadas previamente e que respeitem os limites de lotação

    Hélio Magalhães divide décadas de experiência como velejador no NÁUTICA Talks

    Com 45 anos de mar e mais de 200 milhas náuticas navegadas, palestrante compartilhará ensinamentos no Rio Boat Show 2024

    Na Holanda, live permite acionar "campainha de peixes" para liberar passagem de animais por eclusa

    Transmissão ao vivo mostra quando um peixe aguarda passagem; espectadores avisam operadores ao "tocar campainha"

    Renault apresenta veleiro desmontável, jet elétrico e prancha motorizada

    Marca francesa propõe novas soluções de mobilidade e mostrou inovações durante lançamento de carro elétrico