Paratletas de Ilhabela são destaque em campeonato de canoa havaiana
![](https://nautica.com.br/wp-content/uploads/2019/07/Canoa-Havaiana.jpg)
![](https://nautica.com.br/wp-content/uploads/2019/07/Canoa-Havaiana.jpg)
Paratletas de Ilhabela foram destaque na 1ª etapa do Campeonato Brasileiro de Va’a (Canoa Polinésia, também conhecida como Havaiana), no Balneário dos Trabalhadores em São Sebastião.
O evento foi realizado pela Confederação Brasileira de Va’a (CBVAA) e pelo Instituto São Seba Va’a, com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (SEESP). As competições aconteceram por equipes, em diferentes categorias.
Mais de 600 atletas competiram, configurando o evento com recorde de inscrições, participaram nas categorias Open Masculino e Feminino, Estreante Masculino e Feminino, Mista, Master 40 Masculino e Feminino, Master 50 Masculino e Feminino, Master 60 Masculino e Feminino e Master 70 Masculino, Junior 16 Masculino e Feminino e também a Para Va’a Masculino.
LEIA TAMBÉM
>>Iates clubes de Pernambuco e da Paraíba confirmam 4ª Travessia Noronha-Cabedelo
>>Schaefer Yachts leva segunda unidade de lancha de 58 pés para os Estados Unidos
>>Mega promoção de aniversário da Ventura Marine começa nesta quinta
Nesta última, a equipe São Sebá Va’a PahanaPci, consagrou-se campeã, com destaque para a participação de 3 paratletas de Ilhabela: Telmo Rodrigues, Lucas Andrade e Rafael Souza; todos com deficiência física (amputação e encurtamento de membro inferior), juntamente com Luciano Fachini (paraplegia – Porto Belo/SC) e João Aramini (amputado membro inferior – Ubatuba/SP) e Juan Urrejola (monoparesia membro inferior – Ubatuba/SP). A prefeita Maria das Graças Ferreira, a Gracinha recebeu dois dos atletas campeões. “É uma alegria muito grande ver essas conquistas. O esporte é para todos, ele integra, faz bem à saúde e trabalha com a autoestima das pessoas”, declarou.
A equipe composta por 50% de atletas ilhéus, deve ainda participar da segunda etapa do Brasileiro, em setembro, na cidade de Vitória/ES e tem grande chance de representar a cidade no Campeonato Sul-Americano, que será disputado em novembro na Ilha de Páscoa, no Chile.
“Participar de um evento deste porte é sempre uma grande honra. Mas o diferencial mais importante para mim é estar junto com outros atletas com deficiências diversas na primeira canoa exclusivamente composta por PcDs a participar oficialmente de um campeonato. Não só como atleta e pela classificação, mas também pelo fato disto lançar um novo olhar sobre os atletas com deficiência, motivar pessoas sempre destacando seus potenciais e incentivando o paradesporto nas mais diferentes modalidades”, expressa Telmo Rodrigues.
Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!
Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones
Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, área abriga um dos ecossistemas costeiros mais ricos do mundo
Estrutura feita originalmente para equipar um navio HMS Destroyer ainda fica próxima a ponto marcante da franquia de Harry Potter
Prevista para fevereiro, unidade estará às margens do Rio Capibaribe, em complexo que possui marina de classe internacional
Brasil tem defasagem de vagas para barcos em marinas, impactando turismo e empregos
Gesto é de grande valor para cientistas, que ainda pouco sabem sobre comportamentos da espécie ameaçada