Desvendando a Baía de Todos-os-Santos: passeio de jet levará participantes para conhecer ilhas da região

Por: Redação -
26/01/2022

A cidade de Salvador já começa a viver a expectativa da realização do Tour das Ilhas 2022, que acontecerá nos dias 11 e 12 de fevereiro e promete agitar o verão da Bahia. O passeio de motos aquáticas vai desvendar as belezas e curiosidades da Baia de Todos-os-Santos, a segunda maior do mundo. A largada e chegada estão marcadas para o dia 12, saindo da Marina Salvador Jetclub, no bairro da Calçada, na capital baiana. Os organizadores esperam a presença de participantes de várias cidades baianas e também de outros estados.

Os motonautas poderão conhecer a baía de um outro ângulo, que só os nativos da região conhecem, vislumbrar sua beleza e saber informações históricas sobre os lugares que passarão ao longo do percurso. Ainda segundo a organização serão mostradas aos turistas e residentes as particularidades da Baia de Todos-os-Santos, por meio de visitas as suas principais ilhas: Itaparica, Frades, Bom Jesus dos Passos, Maré, entre outras. Serão desbravadas cada uma e apresentadas sua importância para Bahia, bem como ao Brasil, com demonstrações culturais.

Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp

“Traremos informações sobre conflitos armados, manifestações culturais locais, culinária de resistência, artesanato característico, bem como introduziremos as riquezas naturais, as quais encantam navegadores e turistas do mundo inteiro. O Tour das Ilhas 2022 ultrapassará a ação de um simples passeio e buscará difundir o turismo náutico da Baia de Todos os Santos”, destacou Alexandre Jatobá, um dos organizadores do evento.

Leonardo Bittencourt, que também faz parte da organização do passeio, explicou um pouco de cada uma das ilhas que faz parte do roteiro. Após o início do passeio, a primeira a ser visitada é a de Itaparica, a maior ilha marítima do Brasil. Tem 239 quilômetros quadrados de superfície, divididos entre os municípios de Salvador e Vera Cruz. Ela tem mais de 36 km de comprimento.

“A segunda ilha é a dos Frades, que está localizada praticamente no centro da baia de Todos-os-Santos e pertence ao município de Salvador. Tornou-se oficialmente bairro da cidade em 2017. Segunda uma lenda local, a ilha é assim denominada, uma vez que à época do início da colonização, nela foram assassinados dois frades pelos Tupinambás, os quais pretendiam catequizar”, informou Bittencourt.

A Ilha de Bom Jesus dos Passos também faz parte do roteiro. Ela está localizada entre as ilhas de Madre de Deus e dos Frades. Parte no município de Salvador. Ela é destacada por sua forte religiosidade e por seus costumes variados. A última do roteiro do Tour das Ilhas 2022 é a da Maré Paradisíaca, região está entre as ilhas que pertencem ao território soteropolitano. Conta com atividades seculares como pesca, mariscagem e renda de bilro. Depois os participantes retornarão para a Marina Salvador Jetclub, encerrando o passeio.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Resultado histórico! Barco Brasil conquista título inédito na Globe 40

    Única equipe brasileira na regata de volta ao mundo, o veleiro comandado por José Guilherme e Luiz Bolina venceu a categoria Sharp e terminou em 3º lugar na classificação geral

    9º dia de Rio Boat Show: veja as fotos de quem atracou no Lounge NÁUTICA!

    Espaço sobre as águas da Baía de Guanabara reúne personalidades do setor durante o salão náutico, que segue até 19 de abril na Marina da Glória

    Em parceria com a YB Nautic Group, Fabianne Domingos assina a decoração de barcos Sanlorenzo, Princess e De Antonio no Rio Boat Show

    Para a yacht designer, esse é um reconhecimento do nível de exigência e da qualidade do trabalho que desenvolve

    8º dia de Rio Boat Show: veja as fotos de quem atracou no Lounge NÁUTICA!

    Espaço sobre as águas da Baía de Guanabara reúne personalidades do setor durante o salão náutico, que segue até 19 de abril na Marina da Glória

    NÁUTICA Talks: confira as palestras do último dia de Rio Boat Show 2026

    Patrocinado pela Vibra, agenda contará com cinco bate-papos neste domingo (19). Veja a programação!