Preparativos

Por: Redação -
08/05/2015

A segunda grande competição náutica do ano já tem data marcada para atracar em Itajaí. A Transat Jacques Vabre, maior competição à vela de travessia do Atlântico, estará de volta à cidade entre os dias 3 e 15 de novembro. A regata francesa, que já havia escolhido Itajaí como o porto de chegada em 2013, pela primeira vez permitirá a participação de veleiros ainda maiores na competição. Na semana passada, a direção francesa esteve na cidade para tratar dos preparativos do evento que acontece daqui sete meses.

Com relação à edição de 2013, as mudanças começam no tamanho dos barcos. Quem se admirou com os velozes veleiros da classe MOD70 (com 70 pés), terá ainda mais motivos para visitar a Vila da Regata neste ano. Por uma mudança no regulamento, a categoria foi substituída pela “Ultime”, que permite a participação de veleiros com mais de 100 pés. Além da classe Ultime (a maior delas), a edição de 2015 está com inscrições abertas para veleiros mono e multicascos das classes 40, Multi50 e IMOCA, com dimensões que variam entre 12,18 e 32 metros.

A segunda novidade desta edição é que o público poderá acompanhar a movimentação dos barcos da costa no percurso entre Itajaí e Itapema. Após a chegada dos veleiros, eles participarão de uma regata in-port – que tem curto percurso e é realizada bem próxima à costa. A exemplo do que aconteceu durante a Volvo Ocean Race, a regata in-port é uma performance à parte na competição e uma oportunidade para o público acompanhar de perto a movimentação dos barcos com as velas içadas.

A largada está programada para acontecer na cidade de Le Havre, na França, no dia 25 de outubro e a previsão é de que os primeiros barcos apontem no litoral catarinense apenas 10 dias depois da partida. Ao longo do percurso, os cerca de 50 barcos competidores — cada um com apenas dois tripulantes, como manda o regulamento — navegarão mais de 5 400 milhas náuticas (ou quase 10 mil quilômetros), sem fazer escalas até cruzarem a linha de chegada nas águas de Itajaí.

Na semana passada, os diretores da Transat Jacques Vabre se reuniram com os prefeitos de Itajaí, Jandir Bellini, e de Itapema, Rodrigo Costa, para dar início oficialmente aos preparativos das cidades na recepção da competição pela segunda vez consecutiva. Parte da estrutura preparada para a Itajaí Stopover, que passou por Itajaí em abril, será usada para a Transat Jacques Vabre.

As inscrições para competir a Transat Jacques Vabre são válidas para velejadores de qualquer nacionalidade e permanecerão abertas até o dia 12 de julho. Conforme manda o regulamento, em cada embarcação são aceitos apenas dois velejadores que se revezam no timão durante a travessia do oceano Atlântico entre a França e o Brasil. O site oficial da Transat Jacques Vabre está disponível também em português. Confira: transat-jacques-vabre.com/br.

Foto: Jean-Marie Liot/ Transat Jacques Vabre 2013

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Simulador de atracação Volvo é sucesso no Rio Boat Show 2024

    Através da realidade virtual, equipamento simula o uso do Assisted Docking dentro do estande da marca no salão

    Dois carros esportivos da Porsche brilham no Espaço dos Desejos do Rio Boat Show

    Com os luxuosos 911 Carrera GTS e Panamera 4S, fabricante alemã atrai olhares na Marina da Glória

    Marca de luxo Lexus apresenta os SUVs UX 250h Luxury e NX 350h Luxury

    Montadora pertencente à Toyota fez sucesso com os modelos expostos no Rio Boat Show 2024

    No Boat Show, visitantes conferem vantagens do Diesel Verana, Gasolina Podium e Lubrax Náutica Diesel

    Combustíveis da Vibra são categoria premium para embarcações; visitantes podem conferir vantagens dos produtos no salão

    Ilhabela marca presença no Rio Boat Show com convite irrecusável: “venha nos conhecer”

    Localizada no litoral norte de São Paulo, região é considerada a capital brasileira da vela e oferece inúmeros roteiros náuticos