Preparativos

Por: Redação -
08/05/2015

A segunda grande competição náutica do ano já tem data marcada para atracar em Itajaí. A Transat Jacques Vabre, maior competição à vela de travessia do Atlântico, estará de volta à cidade entre os dias 3 e 15 de novembro. A regata francesa, que já havia escolhido Itajaí como o porto de chegada em 2013, pela primeira vez permitirá a participação de veleiros ainda maiores na competição. Na semana passada, a direção francesa esteve na cidade para tratar dos preparativos do evento que acontece daqui sete meses.

Com relação à edição de 2013, as mudanças começam no tamanho dos barcos. Quem se admirou com os velozes veleiros da classe MOD70 (com 70 pés), terá ainda mais motivos para visitar a Vila da Regata neste ano. Por uma mudança no regulamento, a categoria foi substituída pela “Ultime”, que permite a participação de veleiros com mais de 100 pés. Além da classe Ultime (a maior delas), a edição de 2015 está com inscrições abertas para veleiros mono e multicascos das classes 40, Multi50 e IMOCA, com dimensões que variam entre 12,18 e 32 metros.

A segunda novidade desta edição é que o público poderá acompanhar a movimentação dos barcos da costa no percurso entre Itajaí e Itapema. Após a chegada dos veleiros, eles participarão de uma regata in-port – que tem curto percurso e é realizada bem próxima à costa. A exemplo do que aconteceu durante a Volvo Ocean Race, a regata in-port é uma performance à parte na competição e uma oportunidade para o público acompanhar de perto a movimentação dos barcos com as velas içadas.

A largada está programada para acontecer na cidade de Le Havre, na França, no dia 25 de outubro e a previsão é de que os primeiros barcos apontem no litoral catarinense apenas 10 dias depois da partida. Ao longo do percurso, os cerca de 50 barcos competidores — cada um com apenas dois tripulantes, como manda o regulamento — navegarão mais de 5 400 milhas náuticas (ou quase 10 mil quilômetros), sem fazer escalas até cruzarem a linha de chegada nas águas de Itajaí.

Na semana passada, os diretores da Transat Jacques Vabre se reuniram com os prefeitos de Itajaí, Jandir Bellini, e de Itapema, Rodrigo Costa, para dar início oficialmente aos preparativos das cidades na recepção da competição pela segunda vez consecutiva. Parte da estrutura preparada para a Itajaí Stopover, que passou por Itajaí em abril, será usada para a Transat Jacques Vabre.

As inscrições para competir a Transat Jacques Vabre são válidas para velejadores de qualquer nacionalidade e permanecerão abertas até o dia 12 de julho. Conforme manda o regulamento, em cada embarcação são aceitos apenas dois velejadores que se revezam no timão durante a travessia do oceano Atlântico entre a França e o Brasil. O site oficial da Transat Jacques Vabre está disponível também em português. Confira: transat-jacques-vabre.com/br.

Foto: Jean-Marie Liot/ Transat Jacques Vabre 2013

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Senna, além de ídolo das pistas, também acelerava sobre as águas

    Piloto brasileiro de F1 participou ativamente da construção de seus 3 barcos; um deles, Ayrton jamais conheceu

    Embarcação dos anos 60 vai virar restaurante flutuante de luxo no Rio de Janeiro

    Novidade teve investimento de R$ 10 milhões e promete centro de eventos, bar rooftop e área vip na Marina da Glória

    Seychelles: ilha paradisíaca será sede da Copa do Mundo de Futebol de Areia

    Essa será a primeira vez que um país africano receberá a competição, que acontece de 1º a 11 de maio de 2025; hexacampeão, Brasil briga por vaga

    Pela primeira vez, baleia mais rara do mundo começa a ser estudada por cientistas

    Animal só foi encontrado sete vezes ao longo da história, o que o torna um verdadeiro enigma para a ciência

    16 anos depois: mensagem em garrafa lançada na costa brasileira chega à Austrália

    Americano realizou o feito em novembro de 2008, prometendo prêmio para quem a encontrasse; saiba o que ele escreveu